EFEMÉRIDE – Doris Day, de seu verdadeiro nome Doris Mary Ann von Kappelhoff, dançarina, cantora, actriz e produtora norte-americana, nasceu em Cincinnati no dia 3 de Abril de 1922.
Brilhou sobremaneira em “Calamity Jane” (1953), filme em que interpretou a personagem Jane Calamidade e cantou “Secret Love”, que recebeu um Oscar de Melhor Canção. Outro êxito foi “Ama-me ou Esquece-me” que fez com James Cagney em 1955 e em que cantou um extenso rol de canções românticas, ao interpretar a vida de uma cantora. Nos anos 1960 fez sucesso em várias comédias românticas, ao lado sobretudo de Rock Hudson e Cari Grant.
O seu papel mais frequente era o de uma sexy ingénua, que vivia assediada por homens que usavam de várias artimanhas para a conquistar. Entrou em mais de quarenta filmes, tendo gravado também vários discos entre 1947 e 1967. Em 1968 parou de fazer cinema e continuou a sua carreira na televisão, como muitos actores da sua geração.
Em 1975 publicou a autobiografia “Doris Day, a sua própria história”. Em 1989 recebeu o Prémio Cecil B. deMille.
Foi casada quatro vezes e teve um filho que faleceu em 2004. Desde então tem levado uma vida reclusa e solitária, dedicando-se exclusivamente à protecção de animais na The Doris Day Animal Foundation, trabalho que realiza há várias décadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário