sexta-feira, 22 de abril de 2011

EFEMÉRIDEJack Nicholson, de seu verdadeiro nome John Joseph Nicholson, actor de cinema norte-americano premiado com sete Globos de Ouro, nasceu em Nova Iorque no dia 22 de Abril de 1937. É conhecido pelo seu estilo irónico e algumas vezes obscuro, engraçado ou neurótico, de dar vida aos personagens que interpreta.
Começou a sua carreira como actor, guionista e produtor, colaborando com Roger Corman. A estreia como actor aconteceu em “The Cry Baby Killer” (1958), onde fez o papel de um delinquente juvenil que entrava em pânico após disparar sobre outros dois adolescentes.
O seu primeiro papel de grande sucesso ocorreu em 1969 com “Easy Rider”, pelo qual foi nomeado pela primeira vez para os Oscars. Fez numerosos filmes até ganhar o primeiro Oscar com “One Flew Over the Cuckoo's Nest” de Milos Forman (1975).
O “Batman” de 1989 foi um êxito internacional. Jack Nicholson recebeu cerca de 60 milhões de dólares, graças a uma cláusula especial do contrato que lhe dava uma percentagem sobre os lucros.
Em 1983 ganhou um Oscar de Melhor Actor Secundário. Foi mais tarde galardoado com o seu segundo Oscar de Actor Principal pela interpretação no filme “As Good as It Gets“ (1997). Ao todo foi nomeado doze vezes para os Oscars.
Entrou até agora em cerca de sessenta filmes, o último dos quais em 2010 (“How Do You Know”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...