quinta-feira, 12 de janeiro de 2012




EFEMÉRIDE Axel Thomas Witsel, futebolista belga, originário da Martinica, a jogar actualmente no Benfica, nasceu em Liège no dia 12 de Janeiro de 1989. Foi formado no Standard de Liège, onde ingressou com 9 anos de idade.


Rapidamente considerado como uma grande esperança do futebol belga, Witsel demonstrou muito cedo um estilo leve e fluido, com um toque de bola muito agradável. Uma das suas principais qualidades é também a polivalência. Aos 15 anos de idade, já era cobiçado pelo Real Madrid, Arsenal e Feyenoord, mas permaneceu fiel ao Standard de Liège.


Participou no Campeonato Europeu de Esperanças 2007, que se realizou na Holanda. Em Abril de 2008, fez parte do núcleo de jogadores que conseguiu a façanha de conquistar o título belga para o Standard de Liège, facto que não acontecia há 25 anos.


Na temporada 2008/2009, fez grandes exibições em jogos contra o Liverpool, Everton e Sevilha, a contar para a Liga Europa, e com a equipa nacional belga contra a Estónia e a Espanha.


Em Novembro de 2008, o Olympique de Marselha manifestou interesse nele, seguindo-se uma longa lista de clubes também interessados, como o Manchester City, o Arsenal, o Manchester United e o Inter de Milão. O circunspecto jornal britânico “The Telegraph” anunciou mesmo que o Chelsea e o Manchester tinham oferecido 15 milhões de Libras ao Standard de Liège pela sua cedência. Foi eleito Bota de Ouro da Bélgica em 2008.


Em Julho de 2011, assinou pelo Benfica um contrato por cinco temporadas. Os encarnados pagaram pela sua transferência 6 milhões e 500 mil euros e Witsel ficou a receber um salário de 1 milhão e 200 mil euros por ano. O seu primeiro jogo oficial pelo Benfica aconteceu na Turquia frente ao Trabzonspor, encontro que acabou empatado a 1 golo. Neste jogo, Witsel fez uma grande exibição, ajudando nas missões tanto defensivas como ofensivas e tendo mandado mesmo uma bola à trave. Foi na segunda mão do jogo de playoff para acesso à Liga dos Campeões Europeus, contra o Twente, no Estádio da Luz, que Witsel marcou o seu primeiro golo pelo Benfica, abrindo o marcador. Alguns minutos depois, ele próprio faria o 3-0.


Em Março de 2008, foi seleccionado pela primeira vez para a Selecção Belga, frente à sua congénere marroquina. Foi neste jogo que marcou o primeiro golo pela selecção, poucos minutos depois de ter entrado em campo. Conta já com 26 internacionalizações.


Foi Campeão da Bélgica em 2007/2008 e 2008/2009, venceu as Super Taças da Bélgica em 2008 e 2009 e conquistou a Taça da Bélgica de 2010/2011.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...