terça-feira, 21 de junho de 2016

21 DE JUNHO - ROBERT MENASSE

EFEMÉRIDERobert Menasse, escritor e tradutor austríaco de origem judaica, nasceu em Viena no dia 21 de Junho de 1954. Politica e filosoficamente, identifica-se com o marxismo e com Hegel.
Um tema recorrente nas suas obras é a tradição judaica e a crítica ao prevalente anti-semitismo europeu. O seu livro “A expulsão do inferno”, que relata com humor sarcástico a história de Menasseh ben Israel e, ao mesmo tempo, paralelamente, a vida de um estudante austríaco nascido mais ou menos no mesmo ano que ele próprio, um judeu esquerdista na Áustria do pós-guerra.
Estudou Literatura Alemã em Viena, Salzburgo e Messina. Em 1980, completou o seu doutoramento com a tese “Der Typus des Außenseiters im Literaturbetrieb. Am Beispiel Hermann Schürrer” (“O fenótipo na literatura”).
Entre 1981 e 1988, trabalhou no Instituto de Teoria Literária da Universidade de São Paulo, no Brasil. Desde então, exerce também a actividade de tradutor de português para alemão.
Tem escrito vários romances, ensaios sobre a cultura austríaca e também livros para crianças. Escreve igualmente em órgãos de informação austríacos e alemães sobre política e literatura. Tem recebido diversos prémios literários. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...