quinta-feira, 18 de agosto de 2016

18 DE AGOSTO - RENATO SANCHES

EFEMÉRIDERenato Júnior Luz Sanches, futebolista português, nasceu em Lisboa no dia 18 de Agosto de 1997. Representa actualmente o FC Bayern de Munique.
Os pais são originários de São Tone e Príncipe e de Cabo Verde. Renato ingressou nas categorias de base do Recreativo Águias da Musgueira, quando tinha apenas oito anos de idade. Em 2006, com nove anos, começou a treinar nas escolas do SL Benfica.
Fez a sua estreia pelo Benfica B, que joga na segunda divisão, em Outubro de 2014, jogando 46 minutos num empate fora de casa com o CD Feirense. Após um ano a actuar pela equipa B, foi promovido à equipa principal, inicialmente apenas para treinar. Em Outubro de 2015, estreou-se a jogar, com dezoito anos, substituindo o avançado Jonas no segundo tempo, numa vitória por 4–0 contra o CD Tondela.
Após várias actuações destacadas, Renato Sanches assinou um contrato com o Benfica válido até 2021 e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Em Novembro, fez a seu primeiro jogo na Liga dos Campeões da UEFA, jogando 90 minutos num empate por 2–2 com o FC Astana na fase de grupos. Em Dezembro, num jogo para a Primeira Liga com a A. Académica de Coimbra, marcou o seu primeiro golo, tornando-se o mais jovem jogador do clube a marcar um golo no século XXI no Estádio da Luz. Este golo foi aliás escolhido como o mais bonito do mês.
Em Maio de 2016, assinou um contrato de cinco anos com o Bayern de Munique. O clube bávaro pagou ao Benfica 35 milhões de euros, com a combinação de pagar mais um bónus importante, dependendo das performances do jogador no clube. A transferência foi a mais cara de um jogador português directamente para um clube estrangeiro.
Foi chamado à Selecção Portuguesa em Março de 2016, num amigável contra a Bulgária, entrando aos 76 minutos de jogo. Instantes depois, um espectador adolescente invadiu o relvado para o abraçar.
Convocado para a disputa do Euro 2016, foi eleito o melhor em campo na partida entre Portugal e a Croácia para os oitavos de final. No jogo seguinte, contra a Polónia, marcou o golo do empate e outro nas grandes penalidades, sendo decisivo para a vitória portuguesa e voltando a ser o melhor jogador em campo.
Foi internacional Sub-15, Sub-16 e Sub-17. Do seu palmarés, fazem parte a Taça da Liga de Portugal e os títulos de Campeão Nacional e de Campeão Europeu, tudo em 2016. No Europeu, tornou-se o mais jovem jogador a ganhar a competição desde sempre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...