sábado, 20 de agosto de 2016

20 DE AGOSTO - ARMI KUUSELA

EFEMÉRIDEArmi Helena Kuusela, rainha de beleza finlandesa, nasceu em Muhos no dia 20 de Agosto de 1934. Foi coroada Miss Universo, no primeiro concurso realizado nos Estados Unidos (1952).
Kuusela cursou o ensino básico na sua cidade natal e, seguidamente, passou a estudar num colégio feminino em Porvoo. Atleta nata, praticava várias modalidades desportivas como a natação, o esqui e a ginástica. Após completar o ensino secundário, inscreveu-se no Instituto de Ginástica da Universidade de Helsínquia.
Vencedora em 1952 do Suomen Neito, nome dado então ao concurso Miss Finlândia, recebeu como prémio uma pulseira em ouro, uma caixa de chocolates e uma passagem aérea de ida-e-volta para os Estados Unidos. Representou o seu país no recém-lançado concurso Miss Universo, que acabou por vencer igualmente.
Armi foi assim eleita como 1ª Miss Universo em Long Beach, Califórnia, em Junho de 1952, derrotando 29 candidatas internacionais. Tinha dezassete anos, media 1,65 m e pesava 49 kg quando foi coroada. Com a vitória, foi ainda premiada com um contrato cinematográfico da Universal Studios, um dos patrocinadores e organizadores do evento.
Um facto ocorrido durante o “reinado” de Kuusela acabaria por fazer alterar as regras do concurso. Com efeito, em Fevereiro de 1953, Armi começou uma viagem à volta do mundo representando o evento. Na sua visita às Filipinas, conheceu um empresário filipino por quem se apaixonou à primeira vista. A relação foi tão fulminante que ela abandonou as obrigações com a organização antes do fim do mandato e, em Maio de 1953, voou com o empresário para Tóquio, onde se casaram. O acontecimento fez com que, a partir dali, as regras passassem a estipular que caso uma Miss Universo não pudesse – por qualquer motivo – completar o seu reinado, seria imediatamente substituída pela 2ª classificada, que assumiria o título e as obrigações daí decorrentes.
Logo que conquistou a coroa, Armi participou num filme finlandês, feito em sua homenagem, “Maailman kaunein tyttö” (“A Mulher Mais Bela do Mundo”), onde interpretou o seu próprio papel. A sua aparição nos cinemas ficaria registada apenas em mais alguns documentários finlandeses e num pequeno filme rodado nas Filipinas.
Armi e o empresário Virgilio Hilario viriam a ter cinco filhos. Depois de uma lua-de-mel de dois meses, o casal estabeleceu-se nas Filipinas. A história deles foi imortalizada num filme, “Now and Forever”, estreado em Dezembro de 1953.
Hilario faleceu em Setembro de 1975, vítima de ataque cardíaco. Armi voltou a casar-se em Junho de 1978, com Albert Williams, um diplomata americano, passando a morar em Barcelona, antes de se fixar em La Jolla, uma comunidade localizada em San Diego, na Califórnia. Armi Kuusela ainda está activa, participando em projectos de caridade e na angariação de fundos para pesquisas sobre o cancro no Sanford-Burnham Medical Research Institute. Completa hoje 82 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...