quinta-feira, 25 de agosto de 2016

25 DE AGOSTO - KEN TYRRELL

EFEMÉRIDEKen Tyrrell, de seu verdadeiro nome Robert Kenneth Tyrrell, automobilista britânico e fundador e director da famosa equipa Tyrrell Racing, morreu em Survey no dia 25 de Agosto de 2001. Nascera em East Horsley, em 3 de Maio de 1924.
Integrou a Royal Air Force (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, tornou-se negociante de madeiras, o que lhe valeu a alcunha de “lenhador”.
Em 1952, com 28 anos, começou a carreira de piloto automobilista correndo no Campeonato Britânico de Fórmula 3, ao volante de um Cooper 500. Em 1958, acedeu ao Campeonato Britânico de Fórmula 2, com um Cooper (motor Climax), obtendo uma boa classificação.
Em 1959, pôs fim à sua carreira de piloto e começou a dirigi uma escudaria de Fórmula Júnior, utilizando como local de trabalho o armazém de madeiras da empresa familiar, a Tyrrell Brothers.
A escudaria de Ken Tyrrell, a Tyrrell Racing Organisation, participou no Grande Prémio da Alemanha de 1966 de Fórmula 2, com dois Matra MS5 pilotados por Hubert Hahne e Jacky Ickx.
No ano seguinte, participou de novo no Grande Prémio da Alemanha, ainda em Fórmula 2, com um Matra MS7 confiado a Jacky Ickx.
Em 1968, acedeu à Fórmula 1 como director da Matra International, empresa formada pela sua própria escudaria e pela Matra Sports. A equipa revelou-se muito competitiva e notabilizou-se em três Campeonatos do Mundo dos anos 1970, contando então com o piloto escocês Jackie Stewart.
A empresa entraria em declínio a partir de 1984, depois de um escândalo relacionado com a descoberta de um engenhoso truque para diminuir o peso regulamentar dos bólides.
Ken Tyrrell foi ainda presidente do British Racing Drivers'Club em 2000. A escudaria fora vendida, dois anos antes, a outra empresa automobilística.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...