terça-feira, 30 de agosto de 2016

30 DE AGOSTO - ISAURINHA GARCIA

EFEMÉRIDEIsaura Garcia, mais conhecida por Isaurinha Garcia, uma das maiores cantoras de música popular brasileira, morreu em São Paulo no dia 30 de Agosto de 1993. Nascera na mesma cidade em 26 de Fevereiro de 1923.
Com mais de cinquenta anos de carreira, foi considerada a Edith Piaf brasileira. Gravou mais de trezentas canções. Entre os seus maiores sucessos, está a música “Mensagem”.
Foi casada com Walter Wanderley, organista de muito sucesso, que renovou a bossa nova com o seu talento e é tocado em mais de cem países.
Enquanto a fama não chegou, costumava cantar no quintal, enquanto ajudava a mãe a lavar roupa, e num bar que era pertença do pai. O seu primeiro programa, ainda sem qualquer preparação técnica, foi na Rádio Cultura, quando interpretou uma canção de Aurora Miranda.
A carreira de Isaurinha começou de facto em 1938, após participar num concurso do programa “Qua-qua-qua-quarenta” na Rádio Record, dirigido por Otávio Gabus Mendes. Conquistou o 1º lugar, com “Camisa Listrada” de Assis Valente, e foi logo contratada por aquela emissora paulista.
No começo da sua vida artística, inspirava-se em Cármen Miranda e em Aracy de Almeida. Ainda sem muitos recursos, ia – todos os domingos – de transportes públicos ou a pé para a emissora. Isaurinha Garcia foi campeã de vendas da discográfica RCA/Columbia.
Isaura Garcia foi homenageada com a peça “Isaurinha – samba, jazz & bossa nova”, interpretada por Rosamaria Murtinho e que foi vista por mais de 300 mil espectadores desde 2003.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...