sexta-feira, 5 de agosto de 2016

5 DE AGOSTO - MANUEL PINTO DA COSTA

EFEMÉRIDEManuel Pinto da Costa, economista e político santomense, nasceu em Água Grande no dia 5 de Agosto de 1937.
Teve um papel importante na luta pela independência, participando na fundação do Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), do qual foi seu secretário-geral de 1972 a 1991 e de 1996 a 2003. Obtida a independência face a Portugal, foi presidente de São Tomé e Príncipe entre 1975 e 1991, governando o país com mão de ferro. Durante a sua presidência, foi instituído um sistema socialista unipartidário.
Em Janeiro de 1986, foi agraciado com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.
Uma conferência nacional organizada em 1989 abriu o país ao multipartidarismo e à economia de mercado. Quando, em 1991, deixou o poder para Miguel Trovoada, já estava em vigor uma nova Constituição, que passou a garantir os direitos do homem e a democracia multipartidária. A duração dos mandatos presidenciais passou a ficar limitada a cinco anos, com o máximo de duas vezes consecutivas. 
Em 1996, candidatou-se novamente ao cargo de presidente, perdendo pela segunda vez para Miguel Trovoada, por uma pequena margem de votos. Em 2001, foi derrotado uma vez mais, desta vez por Fradique de Menezes, na primeira volta das eleições.
Vinte anos depois de ter deixado o poder, Manuel Pinto da Costa foi eleito presidente da República na segunda volta das presidenciais, em Agosto de 2011. Candidato a um novo mandato em Julho de 2016, terminou em segundo, face a Evaristo Carvalho que obteve 50,1% dos votos logo na 1ª volta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...