sexta-feira, 12 de agosto de 2016

8 DE AGOSTO - DUSTIN HOFFMAN

EFEMÉRIDEDustin Lee Hoffman, actor e realizador norte-americano, de origem judaica romeno/ucraniana, nasceu em Los Angeles no dia 8 de Agosto de 1937. Ao longo da sua carreira, conquistou dois Oscars (pelas suas actuações em “Kramer vs. Kramer” e “Rain Man”), cinco Globos de Ouro, quatro BAFTAs e um Emmy.
Diplomou-se em 1955, na Los Angeles High School, prevendo seguir Medicina no Santa Monica College. Um ano depois, no entanto, foi estudar Arte Dramática na Pasadena Community Playhouse. Esteve depois em Nova Iorque, para frequentar cursos do célebre Lee Strasberg, no Actor's Studio.
Após uma carreira no teatro, iniciada em 1964 e na qual chegou a ganhar um Theatre World Award e um Drama Desk Award, Dustin Hoffman veio a alcançar a fama no cinema ao protagonizar o filme “The Graduate”, em 1967, que lhe valeu a nomeação para o Oscar de Melhor Actor.
Depois deste sucesso, estrelou outros filmes famosos nos anos 1970, como “Midnight Cowboy”, “Little Big Man”, “Papillon” (ao lado de Steve McQueen) e “All the President's Men”. Mais tarde, brilhou em “Tootsie”, com nomeação para o Oscar de Melhor Actor, e “Kramer vs. Kramer”. Todos estes filmes vieram a tornar-se verdadeiros clássicos da 7ª arte.
A sua actuação no drama “Rain Man” (1988), como irmão autista de Charlie, interpretado por Tom Cruise, valeu-lhe o segundo Oscar de Melhor Actor. Nos anos 1990, entrou no elenco de filmes de vários realizadores famosos como Steven Spielberg, Costa-Gravas e Luc Besson, entre outros.
Trabalhou ainda noutros dramas e filmes de acção, como “Confidence” e “Runaway Jury”, ambos de 2003; e comédias, como “Meet the Fockers”, de 2004.
Estreou-se como realizador em 2012, com “Quartet”. Em 2013, foi tratado com sucesso a uma doença oncológica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...