quinta-feira, 22 de setembro de 2016

22 DE SETEMBRO - ÁLVARO MUTIS

EFEMÉRIDEÁlvaro Mutis Jaramillo, romancista, poeta e ensaísta colombiano, morreu no México em 22 de Setembro de 2013. Nascera em Bogotá no dia 25 de Agosto de 1923.
Acompanhando o pai que era diplomata, passou parte da infância na Bélgica, com a família, até 1932 – ano em que o progenitor faleceu.
Abandonou os estudos aos 18 anos. Antes de se iniciar como escritor, trabalhou na Colômbia como jornalista, locutor de rádio e distribuidor de filmes da 20th Century Fox na América Latina. Também fez dobragens, dando voz ao narrador da série “Os Intocáveis”. Ainda nos anos 1940, iniciou uma carreira de publicitário e de responsável de relações públicas em diversas empresas de vários ramos de actividade.
Em 1948, publicou a sua primeira obra poética, “La Balanza”, em colaboração com Carlos Patiño Roselli. Tornou-se amigo de Gabriel García Márquez em 1950.
Passou a residir no México em 1956, saindo da Colômbia em virtude de um escândalo financeiro numa empresa petrolífera onde trabalhava. Voltou à publicidade e trabalhou para a televisão, frequentando igualmente os meios literários da capital mexicana. Detido pela Interpol, passou 15 meses na prisão. Aproveitou este período, para escrever o seu primeiro romance, “Diario de Lecumberri”, publicado em 1960.
Nos anos 1970 e 1980, dedicou-se sobretudo aos romances. Desenvolveu, a partir de 1985, uma série de sete romances à volta do personagem ‘Maqroll el Gaviero’. As suas obras tiveram grande sucesso tanto na América Latina como na Europa.
Foi membro da comissão de honra da Casa Internacional dos Escritores de Saint-Malo (França). E considerado um dos maiores escritores hispano-americanos contemporâneos.
Entre os prémios que recebeu, destaca-se o Prémio Cervantes, considerado o principal prémio da língua espanhola (2001); o Prémio Príncipe das Astúrias de 1997, também importante na língua espanhola; e o Prémio Médicis de França (1989). Recebeu ainda o Prémio Nacional de Letras da Colômbia (1974) e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Latino-americana (1997). Foi condecorado pela França com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...