segunda-feira, 26 de setembro de 2016

26 DE SETEMBRO - ROBERT PALMER

EFEMÉRIDERobert Allen Palmer, cantor, instrumentista, compositor e produtor musical britânico, morreu em Paris no dia 26 de Setembro de 2003. Nascera em Batley, Yorkshire, em 19 de Janeiro de 1949.
Era conhecido pela mistura eclética de estilos musicais nos seus álbuns, combinando soul, jazz, rock, pop, reggae e blues. Fez sucesso tanto na carreira a solo como com o grupo The Power Station (com integrantes dos Duran Duran e dos Chic). Teve canções no Top 10 do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Os seus icónicos vídeos musicais, dirigidos pelo fotógrafo de moda britânico Terence Donovan, mostravam mulheres a dançar – todas com vestidos idênticos e com rostos pálidos, maquilhagem pesada e batom vermelho brilhante, que se assemelhavam às mulheres retratadas nos quadros de Patrick Nagel, um artista muito popular na década de 1980.
O envolvimento de Palmer na indústria da música começou ainda na década de 1960, abrangeu quatro décadas e incluiu também um período com a banda Vinegar Joe.
Palmer recebeu vários prémios ao longo da sua carreira, salientando-se dois Grammy de Melhor Performance Vocal Rock Masculino, um Prémio de Música da MTV e duas nomeações para os Brit Awards, na categoria de Melhor Artista Masculino Britânico.
Robert Palmer morreu num quarto de hotel em Paris, em virtude de uma crise cardíaca inesperada., Tinha 54 anos. Estava na capital francesa, depois de ter gravado um programa na televisão em Londres, para a Yorkshire TV. Foi ainda socorrido pelos pais, filhos e namorada.
Entre muitos que o homenagearam, contam-se os Duran Duran, que afirmaram: «Ele era um amigo muito querido e um grande artista. Esta é uma perda trágica para a indústria musical britânica.».
Dos seus discos mais conhecidos, são de realçar “Best Of Both Worlds” e “Every kinda people” em 1978, “Johnny and Mary” em 1980 e “Looking for Clues” no ano seguinte.
Palmer habitava na Suíça desde 1997. Afirmava que nunca se tinha sentido atraído nem pelos excessos do rock nem pela celebridade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...