terça-feira, 27 de setembro de 2016

27 DE SETEMBRO - OONA O'NEILL

EFEMÉRIDEOona O'Neill, também conhecida como Oona Chaplin ou Lady Chaplin, actriz britânica, morreu em Corsier-sur-Vevey (Suíça) no dia 27 de Setembro de 1991. Nascera em Warwick (Bermudas), em 14 de Maio de 1925.
Era filha do dramaturgo Eugene O'Neill (Prémio Nobel e Prémio Pulitzer) e da escritora Agnes Boulton. Foi a quarta esposa do actor, realizador e produtor Charles Chaplin, com quem se casou aos 18 anos e com quem teve oito filhos, entre os quais a actriz Geraldine Chaplin.
Nasceu durante a estadia dos seus pais nas Bermudas. Contava apenas dois anos de idade quando os pais se separaram.
Oona conheceu Chaplin durante as filmagens de uma das suas películas. Apesar da diferença de 36 anos de idade, casaram-se em Junho de 1943, casamento que não agradou ao pai dela. Apesar disso, foi a esposa definitiva de Chaplin, mantendo uma relação que durou 35 anos.
Juntamente com o marido, partiu para a Suíça devido à acusação, nos Estados Unidos, de que Chaplin seria comunista. O facto ocorreu quando da estreia de “Luzes da Ribalta”, em Setembro de 1952.
Oona renunciou então à sua cidadania norte-americana. Ela e Chaplin resolveram estabelecer-se definitivamente com a família em Corsier-sur-Vevey, na Suíça, onde passaram a maior parte da sua vida de casados e onde recebiam a visita de muitos amigos de Hollywood.
Após o falecimento de Charles Chaplin, voltou aos Estados Unidos para fechar a casa do casal na Califórnia e, discretamente, recolher os bens de Chaplin depositados em diversos cofres. Mais tarde, admitiu mesmo ter escondido notas de 1 000 dólares no forro do seu casaco de vison.
Oona veio a falecer, aos 66 anos de idade, vítima de cancro no pâncreas. Em 2010, foi publicada uma sua biografia, “Oona Chaplin”, da autoria de Bertrand Meyer-Stabley.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...