segunda-feira, 10 de outubro de 2016

10 DE OUTUBRO - JOSÉ ALVALADE

EFEMÉRIDE José Alvalade, de seu verdadeiro nome José Alfredo Holtreman Roquette, fundador do Sporting CP juntamente com os irmãos Stromp, Henrique de Almeida Leite Júnior e os irmãos Gavazzo, nasceu em 10 de Outubro de 1885. Morreu em 19 de Outubro de 1918.
Tinha por origem uma família aristocrata cujo membro mais proeminente foi o seu avô materno Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1º visconde de Alvalade. Interessado pelo desporto desde jovem, José fazia parte de uma associação desportiva conhecida como Campo Grande Football Club. Apesar do nome, esta associação era particularmente activa na organização de festas e bailes.
Estudou Medicina no Harvard Institute of Medicine durante 3 anos, acabando por abdicar da profissão porque «era demasiado sensível para lidar com o sangue e com a morte».
Em Abril de 1906, declarou a intenção de criar um outro clube, só desportivo, com o apoio de vários membros de Campo Grande FC e com o dinheiro de seu avô.
Com o apoio financeiro e logístico do visconde de Alvalade, que foi o primeiro presidente, foi assim fundado o Sporting em 1 de Julho de 1906. José Alvalade era o sócio nº 1, sendo vice-presidente e responsável pelos desportos. Praticou também diversas modalidades desportivas. Em Junho de 1910, foi nomeado presidente, cargo que exerceu até Novembro de 1912. Dois anos depois, deixou a instituição por causa de desentendimentos com alguns membros da direcção.
Faleceu com apenas 33 anos, vítima da pneumónica, epidemia que grassou então no país. Em sua homenagem, foi dado o seu nome ao estádio do Sporting.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...