
Em 1908, o empresário Sergei Diáguilev propõe-lhe que componha para os Ballets Russos. O Pássaro de Fogo e Petrushka tiveram grande êxito, pela rica orquestração e pelas melodias que evocavam a música tradicional russa. Todavia, a estreia da Consagração da Primavera (1913) não foi bem aceite. A coreografia vanguardista de Nijinski, as dissonâncias e os ritmos assimétricos provocaram tal reacção do público que os bailarinos mal conseguiam ouvir a orquestra.
No início da I Guerra Mundial instalou-se na Suiça onde continuou a compor. Em 1920, foi para Paris e, para manter a família, trabalhou como pianista.
Em meados da década de 1920 atravessou uma crise espiritual, tendo-se convertido à religião ortodoxa russa em 1926.
Durante a 2ª Guerra Mundial vai para Hollywood e torna-se cidadão norte-americano. Mantém-se graças às suas composições, entre elas a Circus Polka feita para ser dançada por elefantes de um circo e Cenas de Ballet para uma revista da Broadway
Em 1967, com 85 anos e com a saúde muito débil, dirigiu a sua última gravação. Faleceu em 6 de Abril de 1971 em Nova Iorque, tendo sido enterrado em Veneza.
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