quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

EFEMÉRIDES: - Em 14 de Dezembro de 1895, nasceu Paul Éluard, o poeta da resistência ao nazismo. Paul Éluard era o pseudónimo de Eugène Grindel, poeta francês, nascido em Saint-Denis (Sena).
Durante a II Guerra Mundial foi o cantor da Resistência. A sua maravilhosa fecundidade não estorvou a força da sua poesia nem a pureza da linguagem, que soube dotar de um novo significado poético.
Entre 1912 e 1914, esteve internado para cura de tuberculose, onde conheceu Helene Diakonava (Gala), com quem se casou em 1917. Gala, em 1930, abandonou o poeta para se juntar a Dali, por quem se tinha apaixonado, mas isso não implicou que a amizade entre os dois artistas não perdurasse, tendo Dali pintado várias telas para ilustrar poemas de Paul Éluard. O poeta morreu de ataque cardíaco no dia 18 de Novembro de 1952, em Chanteron-Le-Pont. Tinha 56 anos.

- Em 14 de Dezembro de 1952, morreu o poeta Teixeira de Pascoaes. Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, de seu nome completo, nasceu em Gatão (1877), concelho de Amarante. Frequentou o curso de Direito na Universidade de Coimbra, dedicando-se depois à advocacia em Amarante e no Porto. Foi um dos fundadores da revista A Águia, órgão da Renascença Portuguesa, onde largamente defendeu o Saudosismo como estética literária.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...