sexta-feira, 29 de março de 2024

29 DE MARÇO - HANNA REITSCH

EFEMÉRIDE - Hanna Reitsch, piloto de testes alemã, nasceu em Hirschberg, Silésia, no dia 29 de Março de 1912. Morreu em Frankfurt am Main, em 24 de Agosto de 1979.

Hanna Reitsch era filha de um oftalmologista e estava a estudar para se tornar médica, quando - em 1932 - resolveu tornar-se piloto de testes.

Na década de 1930, destacou-se por bater diversos recordes, entre eles o de ser a primeira mulher a cruzar os Alpes num planador. Muitos destes recordes duram até hoje.

Em 1934, esteve no Brasil com pilotos alemães (era a única mulher no grupo), participando em competições e exibições aéreas.

Em 17 de Fevereiro de 1934, Hanna Reitsch realizou um voo de planador de 2 200 metros sobre a cidade do Rio de Janeiro, estabelecendo o recorde mundial feminino de altitude.

Esteve nos Estados Unidos, Portugal, Finlândia e numa expedição à Líbia em 1939, com o professor Walter Georgii (que auxiliou no desenvolvimento do voo desportivo de planadores, com os seus conhecimentos de meteorologia).

Participou na Segunda Guerra Mundial como piloto, testando os aviões da Luftwaffe, entre eles os mais avançados.

Foi ferida três vezes, acidentando-se em voos. Ficou famosa no mundo inteiro quando conseguiu, no dia 25 de Abril de 1945, nos últimos dias da guerra, com tudo já perdido para os militares alemães, e já não existiam aeronaves regulares na Alemanha, pousar em Berlim, apesar do cerco efectuado pelos soviéticos. Ela conseguiu a façanha com um FieselerStorch” (“Cegonha”, considerada a primeira aeronave no conceito STOL), apesar dos milhares de canhões dos russos, que atiravam nela.

Já que todos os aeroportos estavam nas mãos dos russos, ela aterrou na avenida em frente do portão de Brandenburgo, no centro de Berlim, e a foto sensacional foi publicada no mundo inteiro.

Foi mandada para Berlim, para salvar o ditador Adolf Hitler, mas este, completamente preso nas suas fantasias, acreditou ainda na vitória e recusou-se a partir.

Foi uma das últimas visitantes do bunker de Hitler (Führerbunker), durante a invasão de Berlim pelo exército soviético. Em vez de Hitler, o ministro Albert Speer saiu com ela de Berlim.

Voltou ao Brasil em 1952, ocasião em que fez palestras e conheceu o CTA.

Entre as aeronaves pilotadas por Hanna Reitsch, destacam-se também: o planador DFS Habicht; o Junkers Ju 87 Stuka; o Dornier Do 17; o Focke-Wulf Fw 61, o primeiro helicóptero totalmente controlável; e o Messerschmitt Me 163 Komet, um caça com motor de foguete.

Hanna Reitsch faleceu de ataque cardíaco em 1979, aos 67 anos, na cidade de Frankfurt.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...