sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

28 DE FEVEREIROI - ANDRÉ PREVIN

EFEMÉRIDE - André Previn, de seu verdadeiro nome Andreas Ludwig Priwin, compositor, pianista e maestro norte-americano, morreu em Nova Iorque no dia 28 de Fevereiro de 2019. Nascera em Berlim, Alemanha, em 6 de Abril de 1929.

Recebeu treze nomeações para os Oscars, vencendo por quatro vezes na categoria de Banda Sonora Original.

Andreas nasce numa família judaica. O seu irmão foi o realizador Steve Previn (1925/1993). Com a sua família, emigrou para os Estados Unidos em 1939, para escapar ao regime nazi.

Previn naturalizou-se cidadão dos Estados Unidos em 1943 e cresceu em Los Angeles.

No Verão de 1946, graduou-se na Escola de Beverly Hills e começou a tocar em dueto com Richard M. Sherman: Previn tocava piano, acompanhando Sherman, que tocava flauta. Por coincidência, 21 anos depois, os dois ganharam um Oscare com filmes diferentes.

Em 1967, Previn tornou-se director musical da Orquestra Sinfónica de Houston. Em 1968, tornou-se o principal maestro da Orquestra Sinfónica de Londres, servindo neste posto até 1979. Durante seu mandato na Sinfónica de Londres, ele e a orquestra apareceram num programa de televisão chamado “André Previn’s Music Night”.

De 1976 até 1984, Previn foi o director musical da Orquestra Sinfónica de Pittsburgh e apareceu noutro programa de televisão: “Previn and the Pittsburgh”. Também foi o maestro principal da Orquestra Filarmónica Real.

Em 1984, foi nomeado director musical da Orquestra Filarmónica de Los Angeles, ficando à frente da orquestra, oficialmente, em 1985. O mandato de Previn com a orquestra foi musicalmente satisfatório, outros maestros, incluindo Kurt Sanderling, Simon Rattle e Esa-Pekka Salonen, fizeram diferentes trabalhos nos seus mandatos.

Previn fez muitas gravações com a Orquestra Sinfónica de Londres, incluindo três ballets completos de Tchaikovsky (“O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra Nozes”), e as sinfonias completas de Raplh Vaughan Williams. Com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, fez gravações de obras de Sergei Prokofiev, Antonín Dvorak, William Kraft, John Harbison e Harold Shapero.

Em 2001, foi agraciado com o título de Cavaleiro do Império Britânico, uma das mais altas honras concedidas pela rainha Isabel II a indivíduos nascidos fora do Reino Unido.

André Previn foi casado cinco vezes. Os seus três primeiros casamentos foram com Betty Bennett, Dory Langdon e Mia Farrow (1970/1979). É o pai adoptivo de Soon-Yi Previn. Depois do seu 4º casamento (com Heather Sneddon em 1982, que durou até 2002), Previn casou-se com a violinista alemã Anne-Sophie Mutter, escrevendo posteriormente um concerto de violino para ela. Divorciaram-se em 2006 e continuaram a trabalhar juntos ocasionalmente.

Faleceu em 2019, aos 89 anos, na sua casa em Nova Iorque.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

27 DE FEVEREIRO - ROBERT DE CASTELLA

EFEMÉRIDE - Robert François de Castella, atleta australiano, ex-recordista e campeão mundial da maratona, nasceu em   Melbourne no dia 27 de Fevereiro de 1957.

Conhecido pelo apelido de “Deek” pelo público e por “Tree” (Árvore) pelos adversários, por causa das pernas grossas para um maratonista e calma interior, participou em quatro Jogos Olímpicos pela Austrália.

Descendente de suíços e italianos, ele participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos com uma 10ª colocação na maratona de Moscovo 1980, jogos boicotados por quase todos os países alinhados com os Estados Unidos.

Em 1981, despertou a atenção do Mundo ao bater o recorde mundial da prova na Maratona de Fukuoka, no Japão, com 2:08:18. Este recorde levou algum tempo a ser oficializado porque um mês antes o norte-americano Alberto Salazar havia registrado 2:08:13 na Maratona de Nova Iorque, marca depois rejeitada ao s descobrir-se que aquele percurso tinha 150 metros a menos que a distância oficial.

Quando conseguiu a nova marca em Fukuoka, de Castella bateu um recorde existente há doze anos e que também pertencia a outro australiano, Derek Clayton.

Depois de ganhar a medalha de ouro nos Jogos da Comunidade Britânica de 1982, em Brisbane, de Castella tornou-se o primeiro campeão mundial da maratona, ao vencer a prova no inaugural Campeonato Mundial de Atletismo realizado em Helsínquia, em 1983. Neste mesmo ano, recebeu a Ordem do Império Britânico e foi eleito “Australiano do Ano” no seu país.

Favorito à medalha de ouro em Los Angeles 1984, ficou apenas no quinto lugar, depois de, na parte final da prova que liderava ao lado de outros corredores, perder o contacto com os líderes ao quase parar para beber água num posto de hidratação.

No ano seguinte, defendeu com sucesso o seu título nos Jogos da Comunidade Britânica de Edimburgo, Escócia, no mesmo ano em que venceu a Maratona de Boston, sendo o primeiro corredor a obter um tempo inferior a 2h08m naquela prova tradicional e fazendo o melhor tempo do mundo naquele ano.

Participou ainda em mais dois Jogos Olímpicos, Seul 1988 e Barcelona 1992, mas sem estar na melhor forma, não conseguiu sucesso em nenhum dos dois. A sua última vitória numa grande maratona internacional foi em 1991, na Maratona de Roterdão.

Após encerrar a carreira, de Castella tornou-se director do Australian Institute of Sport e director-executivo da Focus on You, uma empresa dedicada à saúde e fitness corporativo e entre comunidades.

Em 2003, junto com mais de 500 famílias vizinhas, “Deek” perdeu a casa e tudo o que tinha, incluindo medalhas e troféus, durante os incêndios de Camberra e resolveu não reconstruir à casa destruída pelo fogo, mudando-se para um subúrbio da cidade.

Cinturão negro de karaté, assim como sua esposa Thereza, vive em Camberra com a mulher e quatro filhos.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

26 DE FEVEREIRO - ALFREDO QUINTANA

EFEMÉRIDE - Alfredo Eduardo Quintana Bravo, jogador de andebol luso-cubano, morreu no Porto em26 de Fevereiro de 2021. Nascera em Havana no dia 20 de Março de 1988.

Jogou pelos Industriales, pela Selecção de Andebol Cubana, pelo FC do Porto e pela Selecção Portuguesa de Andebol.

Iniciou o seu percurso de andebolista no clube havano Industriales, representando a selecção cubana no Campeonato Pan-Americano de 2010, realizado no Chile. É neste momento que o recrutamento do FC do Porto encontrou Alfredo Quintana. Precisamente, nesse ano, Alfredo Quintana ingressou no FC do Porto para jogar na época de 2010/2011, nessa data com 26 anos.

Acabou por representar o clube durante 10 anos, jogando 431 partidas e marcando 38 golos. Tornou-se, durante este tempo, num dos melhores guarda-redes do andebol nacional e um dos melhores da Europa, jogando ao mais alto nível na Liga dos Campeões de Andebol.

Em 2014, naturalizou-se português, tendo sido pela primeira vez convocado pelo então seleccionador nacional Rolando Freitas. Apesar de terem havido algumas vozes discordantes da convocatória, Alfredo Quintana viria a ganhar preponderância na Selecção Nacional de Andebol, sendo uma das figuras mais respeitadas dentro do balneário, naquela que é hoje considerada a geração de ouro do andebol português.

Representou a selecção nacional em 73 ocasiões, marcando 10 golos, e ajudando Portugal a atingir os melhores resultados de sempre, tanto no Campeonato Europeu de Andebol 2020, 6º lugar, como no Mundial de Andebol de 2021, que se realizou no Egipto, onde a selecção alcançou um honroso 10º lugar.

Estava no horizonte a sua participação no torneio Pré-olímpico que se realizaria em Março de 2021, em França, para conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2021.

Ganhou a maioria dos troféus pelo FC do Porto: Liga Portuguesa 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2018/2019; Taça de Portugal 2018/2019; e Supertaça de Portugal 2014 e 2019.

No dia 22 de Fevereiro de 2021, num treino ligeiro com a equipa do FC do Porto, Alfredo Quintana sofreu uma paragem cardiorrespiratória, sendo imediatamente assistido e transportado para o Hospital de S. João no Porto. O seu estado era considerado grave. Notícias da sua morte chegaram primeiramente da Federação de Andebol Cubana, sem - no entanto - o FC do Porto ou o Hospital a confirmar o óbito. Alfredo Quintana não viria a resistir às consequências da paragem cardiorrespiratória falecendo em 26 de Fevereiro de 2021, às 12h00. O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou publicamente a morte do jogador.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

25 DE FEVEREIRO - HERB ELLIOTT

EFEMÉRIDE - Herbert “Herb” James Elliott, atleta australiano, campeão olímpico dos 1500 m, em Roma 1960, e um dos maiores corredores de meio-fundo de todos os tempos, nasceu em Perth no dia 25 de Fevereiro de 1938. Ele nunca perdeu ma corrida de 1500 m ou da milha em toda a sua carreira.

Elliott cursou o Aquinas College, na sua cidade natal, famoso por ter uma cultura desportiva e este tipo de mentalidade colegial na infância ajudou-o a conseguir os seus maiores objectivos no atletismo. Formou-se na Universidade de Cambridge.

Em 6 de Agosto de 1958, aos 20 anos, Elliott bateu o recorde mundial da milha em Dublin, na Irlanda, e apenas um mês depois, estabeleceu nova marca para os 1500 m (3m36s0) em Gotemburgo, na Suécia.

Dois anos depois, nos Jogos Olímpicos de Roma, Elliott conquistou a medalha de ouro na mesma prova, com nova marca mundial de 3m35s6, batendo o seu próprio recorde anterior.

Herb sempre creditou ao seu visionário e iconoclasta técnico Percy Cerutty, a inspiração para treinar duro, com mais naturalidade e conseguir resultados melhores do que qualquer outro na sua época. Cerutty era famoso por criar dietas naturais desconhecidas, tirar os atletas da pista e fazer-lhes palestras sobre modelos como Jesus e Leonardo Da Vinci e por levar Elliott para treinar nas dunas de areia nas praias ao sul de Melbourne, algo inédito na época.

Retirou-se do atletismo em 1962, com apenas 24 anos, e recebeu a Ordem do Império Britânico das mãos da rainha Isabel II, em 1964.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

24 DE FEVEREIRO - JOHNNIE RAY

EFEMÉRIDE - Johnnie Alvin Ray, cantor, compositor e pianista norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 24 de Fevereiro de 1990. Nascera em Dallas, em 10 de Janeiro de 1927.

Muito popular na maior parte da década de 1950, Ray foi citado pelos críticos como o principal precursor do que se tornaria o rock and roll, com a sua música influenciada pelo jazz e blues e a sua personalidade animada.

Tony Bennett chamou a Ray «pai do rock and rol» e os historiadores notaram-no como uma figura pioneira no desenvolvimento do género.

Criado em Dallas, Oregon, Ray, que era parcialmente surdo, começou a cantar profissionalmente aos quinze anos nas estações de rádio de Portland. Mais tarde, chamou a atenção do público local cantando em pequenas boîtes predominantemente afro-americanas em Detroit, onde foi descoberto, em 1951 e posteriormente contratado pela Columbia Records.

Ray saiu rapidamente do anonimato com o lançamento de seu primeiro álbum, “Johnnie Ray” (1952), e também com um single de 78 rpm, com ambos os lados a alcançarem as 100 melhores músicas da revista “Billboard” de 1952: “Cry” e “The Little White Cloud That Cried”.

Em 1954, Ray fez o seu primeiro e único filme importante, “There’s No Business Like Show Business”, no qual ele, Ethel Merman e Marilyn Monroe faziam parte do elenco.

A sua carreira nos Estados Unidos, sua terra natal, começou a declinar em 1957 e a sua gravadora americana abandonou-o em 1960.

Ele nunca recuperou muitos seguidores e raramente apareceu na televisão americana a partir de 1973.

A sua base de fãs no Reino Unido e na Austrália, no entanto, permaneceu forte até à sua morte, em 1990, por insuficiência hepática.

British Hit Singles & Albums observou que Ray foi «uma sensação nos anos 1950 e que influenciou muitos, incluindo Elvis Presley, e foi o principal alvo da histeria adolescente nos dias pré-Elvis».

As dramáticas performances de palco e as canções melancólicas de Ray foram creditadas pelos historiadores como precursoras para artistas posteriores como Leonard Cohen ou Morrissey.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

23 DE FEVEREIRO - ALBERTO ADREGO PINTO


EFEMÉRIDE - Alberto Adrego Pinto, matemático português, nasceu no Porto em 23 de Fevereiro de 1964.

É professor catedrático no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e editor-chefe da revista “Journal of Dynamics and Games”, publicada pelo American Institute of Mathematical Sciences.

Desde 2011, é presidente do Centro Internacional de Matemática, cujo objectivo consiste em melhorar a qualidade e quantidade de pesquisas nas Ciências Matemáticas em Portugal, e vice-director do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão.

Alberto Pinto foi coordenador executivo (2009/2010) do Conselho Científico das Ciências Exactas e Engenharia na Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Foi membro do comité Prodyn, na Fundação para a Ciência Europeia (1999/2001).

Publicou mais de 100 artigos científicos, incluindo um no “Annals of Mathematics”.

Alberto Pinto, em conjunto com David Rand e Flávio Ferreira, foi autor do monógrafo da Springer em matemática: “Fine Structures of Hyperbolic Diffeomorphisms”.

Juntamente com Maurício Peixoto e David Rand, iniciou a nova série da Springer, “Proceedings in Mathematics Dynamics and Games I e II”.

Alberto A. Pinto foi aluno de Matemática Aplicada na Universidade do Porto (1986). Fez o seu mestrado com distinção (1989) e o doutoramento (1991) em Matemática na Universidade de Warwick. Teve agregação em Matemática Aplicada (2002), por voto unânime, na Universidade do Porto.

É professor catedrático na Universidade do Porto desde 2002.  Antes disso, foi membro do comité Prodyn na Fundação para a Ciência Europeia, de 1999 to 2001.

Durante o período 2015/2018, Alberto Adrego Pinto foi pesquisador especial visitante no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, Brasil.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

22 DE FEVEREIRO - HANS SCHOLL

EFEMÉRIDE - Hans Fritz School, um dos fundadores e membros fundamentais do movimento de resistência alemã ao nacional-socialismo, a Rosa Branca, morreu na Prisão de Stadelheim em 22 de Fevereiro de 1943. Nascera em Ingersheim an der Jagst no dia 22 de Setembro de 1918.

Scholl era o segundo de seis irmãos. Em 1933, aderiu à Juventude Hitlerista, mas ficou rapidamente desiludido quando comprovou as implicações reais do organismo. Ao mesmo tempo, estudou Medicina na Universidade Ludwig Maximilian de Munique.

No começo do Verão de 1942, Scholl, a sua irmã Sophie, Willi Graf, Kurt Huber, Christoph Probst e Alexander Schmorell escreveram conjuntamente seis panfletos de resistência política antinazi, horrorizados pelo comportamento de alguns soldados alemães na Frente Oriental, especialmente contra os judeus na Polónia e na Rússia.

Os panfletos foram difundidos nos arredores das universidades de Munique e Hamburgo, além de serem enviados por correio a doutores e estudantes, difundindo a mensagem.

Sophie Scholl aderiu ao grupo e tornou-se um dos membros fundamentais, sendo uma mulher jovem, despertava menos desconfiança entre as SS.

Em 18 de Fevereiro de 1943, Hans e Sophie foram descobertos por um guarda quando deixavam novos panfletos na praça diante da universidade, o que possibilitou serem presos pela Gestapo e, junto com Probst, serem julgados por traição pelo juiz Roland Freisler, que instruía a maior parte dos casos de conspiração contra o Terceiro Reich produzidos pela a resistência alemã. Os três foram sentenciados à morte em 22 de Fevereiro.

Hans Scholl, Sophie Scholl e Christopher Probst foram decapitados na Prisão Stadelheim de Munique, apenas umas horas mais tarde. Pouco tempo depois, outros estudantes envolvidos no grupo também foram presos e executados.

Em sua homenagem, a principal sala da Faculdade de Medicina das Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr), em Munique, recebeu o seu nome em 2012.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

21 DE FEVEREIRO - ALEXEI KOSSYGIN

EFEMÉRIDE - Alexei Nikolayevich Kossygin, político e administrador soviético, que serviu como primeiro-ministro da União Soviética entre 1964 e 1980, nasceu em São Petersburgo no dia 21 de Fevereiro de 1904. Morreu em Moscovo, em 18 de Dezembro de 1980.

Kossygin juntou-se ao Exército Vermelho em 1919, aos quinze anos de idade, e lutou com os bolchevistas na Guerra Civil Russa sendo ainda um adolescente.

Após a guerra, recebeu educação secundária no Colégio Cooperativo de Leningrado e foi trabalhar na Sibéria, juntando-se ao Partido Comunista em 1927.

Nos anos 1930 cursou o Instituto Têxtil de Leningrado, trabalhando depois como engenheiro até alcançar a posição de director de uma fábrica têxtil na cidade.

O expurgo levado a cabo por Joseph Stalin, no começo dos anos 1930, abriu grandes espaços vagos na administração do partido, permitindo a Kossygin um trabalho de tempo integral nela, primeiro como chefe do departamento de transporte e indústria de Leningrado e depois como prefeito da cidade.

Em 1939, integrou-se no gabinete soviético como comissário do Povo para a indústria têxtil, sendo eleito para o Comité Central do Partido Comunista da URSS naquele mesmo ano.

Durante a Segunda Guerra Mundial, aumentou as suas actividades e responsabilidades políticas no regime, ocupando o cargo de vice-presidente do Conselho de Comissários do Povo da União Soviética. Após o conflito, foi alçado a membro-candidato do Politburo tornando-se membro integral em 1948.

Serviu como ministro das Finanças da URSS por um breve período de meses neste mesmo ano e então como ministro da Indústria leve até 1953.

Com a morte de Stalin em Março de 1953, foi temporariamente diminuído na hierarquia e no poder político dentro do partido, mas como aliado constante de Nikita Kruschev na sua carreira política logo cresceu novamente.

Em 1959, foi nomeado chefe do Comité para Planeamento de Estado da URSS e membro integral do Presidium, nome pelo qual o Politburo era então chamado em 1960.

Quando Krushev foi destituído da liderança da União Soviética, em Outubro de 1964, ele assumiu a posição do antigo dirigente como Premier, no que inicialmente era uma troika no comando no país com Leonid Brejnev como secretário-geral do Partido Comunista e Anastas Mikoyan, e logo depois Nikolai Podgorny, como presidente do Presidium.

Como Premier, Kossygin tentou implementar reformas económicas no país para mudar a ênfase da economia soviética na indústria pesada e na produção militar para a indústria leve e a produção de bens de consumo geral. Brejnev, entretanto, não apoiou estas políticas e bloqueou sistematicamente as suas medidas reformistas.

No fim da década de 1960, o secretário-geral era inquestionavelmente o líder da União Soviética e apesar de Kossygin manter o seu cargo de Premier e permanecesse no Politburo até 1980, a sua posição no comando dos destinos do país enfraqueceu-se consideravelmente.

Em 23 de Outubro de 1980, doente, ele renunciou voluntariamente ao cargo de líder do governo. Apesar disto acontecer numa época em que os anúncios de “doença” de líderes soviéticos eram vistos com desconfiança pelo mundo ocidental, como um eufemismo para demissões ou mesmo mortes, Kossygin faleceu dois meses depois da sua renúncia, em Dezembro daquele ano.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

20 DE FEVEREIRO - MUHAMMAD NAGUIB

EFEMÉRIDE - Muhammad Naguib, militar egípcio, primeiro presidente de seu país após a Revolução Egípcia de 1952, que acabou com Estado da dinastia de Muhammad Ali no Egipto e Sudão, nasceu em Cartum no dia 20 de Fevereiro de 1901. Morreu no Cairo em 28 de Agosto de 1984.

O seu nome completo era Mohamed Naguib Yousef Qotp Elkashlan e nasceu no Sudão, que se uniu com o Egipto nessa época.

Ele era o mais velho de nove filhos de um egípcio, Youssef Naguib, e de uma mulher sudanesa, Zohra Ahmed Othman.

A sua família Elkashlan era popular no Egipto da época devido a   personalidades científicas como Saad Elkashlan e Abdulsamad Elkashlan.

Ele veio de uma longa linhagem de oficiais do exército, como o seu pai que estava servindo no exército egípcio no Sudão. Um general distinto e condecorado, que foi ferido em acção na Guerra Árabe-Israelita de 1948, tornou-se o líder do Movimento de Oficiais Livres do exército nacionalista que se opõem à presença contínua de tropas britânicas no Egipto e no Sudão e à corrupção e incompetência do rei Farouk.

Após a derrubada de Farouk em Julho de 1952, Naguib passou a servir como chefe do Conselho de Comando Revolucionário, primeiro-ministro e primeiro presidente do Egipto, negociando com sucesso a independência do Sudão (até então um condomínio do Egipto e do Reino Unido), e a retirada de todos os militares britânicos do Egipto.

O seu mandato como presidente chegou ao fim em Novembro de 1954 devido a desentendimentos com outros membros dos Oficiais Livres, principalmente com Nasser, que o forçou a renunciar e o sucedeu como presidente.

Desentendimentos com Nasser levaram à sua expulsão forçada do cargo, e posteriores 18 anos de prisão domiciliária, com libertação pelo presidente Anwar Sadat em 1972.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

19 DE FEVEREIRO - JOSÉ ATALAYA

EFEMÉRIDE - José Maria Atalaya Mera Bonito Oliveira, maestro e compositor português, morreu em 19 de Fevereiro de 2021. Nascera em Lisboa no dia 8 de Dezembro de 1927.

Quando estudava no Instituto Superior Técnico, impressionado com o êxito de Joly Braga Santos, procurou, aos 19 anos, o compositor Luís de Freitas Branco, com quem estudou em regime domiciliário, Análise Musical, Composição e História da Música, de 1947 a 1955, abandonando o curso de Engenharia.

A sua primeira obra, inspirada em “As Mãos e os Frutos” de Eugénio de Andrade, foi orquestrada pelo seu professor e executada pela Orquestra Sinfónica Nacional, dirigida pelo irmão deste, Pedro de Freitas Branco, em Novembro de 1955.

Após a morte súbita de Luís de Freitas Branco, Atalaya decide abandonar a composição e dedicar-se à direcção de orquestra e à musicologia.

Só passados dez anos retomaria a composição, após contacto com os vanguardistas Pierre Boulez e depois com Pietro Grossi, com quem trabalhou e que promoveu a execução das suas “Variantes Rítmicas I” sobre 4 sons sinusoidais, mais tarde reconhecida como a primeira obra electrónica de um autor português.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

18 DE FEVEREIRO - DANIEL KENEDY

EFEMÉRIDE - Daniel Kenedy Pimentel Mateus dos Santos, futebolista e treinador guineense naturalizado português, nasceu em Bissau no dia 18 de Fevereiro de 1974.

Foi treinador da equipa principal do Leixões SC, na primeira liga portuguesa, tendo antes feito sucesso no SL Benfica e no CF Estrela da Amadora como jogador.

Actuou no Aias Salamina FC, clube da terceira divisão da Grécia.

O seu segundo nome (Kenedy, só com um N) é uma homenagem ao presidente norte-americano John Kennedy.

Em 2022, foi concorrente do “Big Brother Famosos”.

Jogou nos Jogos Olímpicos de Atlanta, representando a Selecção Portuguesa, que ficou em 4º lugar.

Embora convocado para o Mundial de 2002, Kenedy foi cortado da Selecção antes do início do torneio, após um controlo antidoping.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

17 DE FEVEREIRO - ANNIE GLENN

EFEMÉRIDE - Annie Margaret Glenn, activista norte-americana defensora de pessoas com deficiência e distúrbios, e esposa do astronauta e senador John Glenn, nasceu em Columbus, no dia 17 de Fevereiro de 1920. Morreu em Saint Paul, em 19 de Maio de 2020.

Glenn completou 100 anos em Fevereiro de 2020. Três meses depois, em 19 de Maio de 2020, falece num lar de idosos em Saint Paul, Minnesota, devido a complicações da COVID-19.

Glenn foi interpretada por Mary Jo Deschanel no filme “The Right Stuff” (“Os Eleitos”), de 1983.

domingo, 16 de fevereiro de 2025

16 DE FEVERIRO - MARGOT FRANK

EFEMÉRIDE - Margot Betti Frank, adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, nasceu em Frankfurt am Main no dia 16 de Fevereiro de 1926. Morreu em Bergen-Belsenm em Fevereiro ou Março de 1945.

Ela ficou conhecida por ser a irmã mais velha de Anne Frank e uma das oito pessoas escondidas no Anexo Secreto, durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando a Gestapo descobriu o esconderijo, foram capturadas e transportadas para um campo de extermínio; o último destino sendo Bergen-Belsen, onde morreu de tifo epidémico.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

15 DE FEVEREIRO - LELAND MELVIN

EFEMÉRIDE - Leland Devon Melvin, astronauta norte-americano veterano de duas missões espaciais, nasceu em Lynchburg, Virginia, no dia 15 de Fevereiro de 1964.

Melvin graduou-se em Química pela Universidade de Richmond, para onde foi com a ajuda de uma bolsa de estudos graças ao seu grande talento para o futebol americano, no qual se tornou um dos astros dos campeonatos universitários deste desporto no seu país, durante os anos 1980, chegando a ser contratado por equipas profissionais como o Dallas Cowboys e o Detroit Lions, encerrando prematuramente a sua carreira profissional nas duas equipas devido a distensões musculares nas pernas.

Em 1991, completou o mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade de Virgínia, ao mesmo tempo que trabalhava para a NASA, no centro de pesquisas da agência espacial, em Langley.

Leland Melvin foi seleccionado para os treinos de astronautas em Agosto de 1998. Desde a conclusão do curso, trabalhou na seção de operações do departamento de astronautas da estação espacial.

Como co-gerente do programa de educação de astronautas da NASA, viajou pelo país discutindo a exploração espacial com professores e alunos, promovendo a ciência, a engenharia, a tecnologia e a matemática.

Em 7 de Fevereiro de 2008, foi ao espaço pela primeira vez, a bordo da nave Atlantis, como especialista de missão do voo STS-122 à Estação Espacial Internacional. Nesta missão ele permaneceu no espaço quase treze dias, completando 212 voltas em torno da Terra.

Voou pela segunda vez ao espaço em 16 de Novembro de 2009, na mesma nave, a missão STS-129. Como um dos seus colegas de missão, na ocasião era Robert Satcher, pela segunda vez uma missão espacial conduzia dois afro-americanos voando juntos. Esta missão teve a duração de quase onze dias, completando 171 voltas em torno da Terra.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

14 DE FEVEREIRO - PEDRO MARTINS

EFEMÉRIDE - Pedro Miguel Assunção Martins, jogador profissional de badminton português, nasceu em Parchal, Lagoa, no dia 14 de Fevereiro de 1990.

Representou Portugal nos Jogos Olímpicos de 2012 e tornou a representar o país nos Jogos Olímpicos de 2016.

Natural do concelho de Lagoa, no Algarve, Pedro Martins começou a praticar badminton aos seis anos de idade e obteve a sua melhor posição no ranking mundial da modalidade em Novembro de 2010, o 55º lugar. É licenciado em Educação Física e Desporto.

Participou no Campeonato do Mundo de 2011, em Richmond, Vancouver, na prova onde ficou pela 1ª Ronda.

Participou em dois Campeonatos da Europa, em 2010, em Manchester onde ficou pelos oitavos de final e, em 2012, em Karlskrona, onde ficou também pelos oitavos de final.

Foi o único jogador masculino português de badminton nos Jogos Olímpicos de 2012, nos quais defrontou um campeão da modalidade: Peter Gade.

Foi também o representante masculino português de badminton nos Jogos Olímpicos de 2016.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

13 DE FVEREIRO - DONALD WILLIAMS

EFEMÉRIDE - Donald Edward Williams, astronauta norte-americano, nasceu em Lafayette no dia 13 de Fevereiro de 1942. Morreu em 23 de Fevereiro de 2016.

Williams participou em duas missões do ónibus espacial.

Em Abril de 1985, foi piloto da missão STS-51-D do Discovery.

Em Outubro de 1989, foi o comandante da STS-34, do Atlantis que colocou a sonda Galileo em órbita.

Deixara a NASA em Março de 1990.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

12 DE FEVEREIRO - CHARLES M. SCHULZ

EFEMÉRIDE - Charles Monroe Schulz, cartoonista e autor de bandas-desenhadas norte-americano, criador da série “Peanuts” e dos personagens Charlie Brown e cachorro Snoopy, morreu em Santa Rosa no dia 12 de Fevereiro de 2000. Nascera em Mineápolis, em 26 de Novembro de 1922.

Iniciou a série de desenhos do Snoopy (“Peanuts”) em Outubro de 1950 e desenhou-os durante quase 50 anos, até se aposentar por doença, em Dezembro de 1999. Faleceu vítima de ataque cardíaco, aos 77 anos. A sua última BD foi publicada dois dias depois - uma tira em que ele se despedia dos seus fãs e dos seus personagens.

Charles M. Schulz era filho de uma dona-de-casa norueguesa e de um barbeiro alemão, imigrantes nos EUA. Cresceu na cidade de Saint Paul, capital do Minnesota.

Schulz estudou na escola de instrução primária Richard Gordon de Saint Paul. Dado o seu talento para o desenho, os pais inscreveram-no, em 1940, na Federal School of Art (por correspondência).

Era um adolescente tímido e solitário, talvez por ser o mais jovem da sua classe na Central High School. Depois da morte da mãe, em Fevereiro de 1943, alistou-se no exército dos Estados Unidos, sendo enviado para o Acampamento Campbell, em Kentucky. Dois anos depois, veio para a Europa lutar na Segunda Guerra Mundial, como líder da esquadra de infantaria da 20ª Divisão Blindada dos Estados Unidos. Depois de deixar o exército, em 1945, começou a trabalhar como professor de Arte na Art Instruction Inc.

Os desenhos de Schulz foram publicados pela primeira vez por Robert Ripley, na sua coluna “Ripley’s Believe It or Not!”. As suas primeiras tiras cómicas regulares, “Li’l Folks”, foram publicados entre 1947 e 1949, por “St. Paul Pioneer Press”. Esta vinheta também tinha um cachorro, de aspecto bastante semelhante ao Snoopy. Em 1948, Schulz vendeu a sua história ao “Saturday Evening Post”.

Em 1949, Schulz juntou-se ao United Features Syndicate, com as suas melhores tiras cómicas de “Li’l Folks”.

Os seus personagens tiveram grande êxito porque retratavam a vida quotidiana e cada um dos seus personagens escondia uma mensagem atrás de si. Em Junho de 1996, ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Em Novembro de 1999, Schulz sofreu um infarto e, depois, descobriu-se que tinha um cancro, já com metástases. Uma vida recheada de êxitos aproximava-se do seu fim.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

EFEMÉRIDE - Paul Bocuse, chef de cozinha com sede em Lyon, nasceu em Collonges-au-Mont-d’Or no dia 11 de Fevereiro de 1926. Morreu no mesmo local em 20 de Janeiro de 2018.

Foi conhecido pela alta qualidade dos seus restaurantes e pelas suas abordagens inovadoras na cozinha.

Estudante de Eugenie Brazier, foi um dos chefs mais proeminentes associados à nouvelle cuisine (nova cozinha), que é menos opulenta e calorífica do que a culinária tradicional clássica e enfatiza a importância de ingredientes frescos de alta qualidade. Paul Bocuse afirmou que Henri Gault utilizou pela primeira vez o termo, nova cozinha, para descrever os alimentos preparados por Bocuse e outros grandes chefs para o voo inaugural do avião Concorde em 1969.

Bocuse não fez muitas contribuições para a gastronomia francesa, tanto directa quanto indirectamente, porque teve inúmeros estudantes, muitos dos quais se tornaram chefs notáveis. Um dos seus estudantes foi o austríaco Eckart Witzigmann, um dos quatro chefs do século e o primeiro cozinheiro de língua alemã e terceiro não-francófono a receber estrelas Michelin.

Desde 1987, o Bocuse d’Or foi considerado o prémio mais prestigiado para os chefs do mundo e, às vezes, é visto como o campeonato mundial não oficial para os chefs.

Bocuse recebeu inúmeros prémios ao longo da sua carreira, incluindo a medalha de comandante da Legião de Honra.

O Culinary Institute of America honrou Bocuse na sua Leadership Awards Gala em 30 de Março de 2011.

Recebeu também o prémio Chef of the Century. Em Julho de 2012, no “New York Times”, o Culinary Institute of America anunciou que mudaria o nome do restaurante para o Restaurante Bocuse após uma renovação de um ano.

Em 1975, criou sopa de trufas para um jantar presidencial no Palácio Elysée. Desde então, a sopa foi servida no restaurante de Bocuse perto de Lyon como “Sopa V.G.E.”, sendo VGE as iniciais do presidente de França Valéry Giscard d’Estaing.

O restaurante principal de Bocuse é o restaurante de luxo Auberge du Pont Collonges, perto de Lyon, que serve um menu tradicional há décadas. É um de entre um pequeno número de restaurantes em França que receberam uma classificação de três estrelas do “Guia Michelin”. Ele também operava uma cadeia de cervejarias em Lyon, chamadas Norte, Oriente, Sul e Oeste, cada uma das quais é especializada num aspecto diferente da culinária francesa. O seu filho, Jerome, hospeda o restaurante Chefs de France dentro do pavilhão francês do Walt Disney World em EPCOT.

Bocuse foi considerado um embaixador da cozinha francesa moderna. Foi homenageado em 1961 com o título de Meilleur Ouvrier de France.

Tinha sido aprendiz de Fernand Point, mestre da cozinha francesa clássica; e Bocuse dedicou-lhe o seu primeiro livro.

Bocuse faleceu em 2018, em Collonges-au-Mont-d’Or, no mesmo quarto, acima do seu restaurante, em que nascera em 1926.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

10 DE FEVEREIRO - MARY RAND

EFEMÉRIDE - Mary Denise Rand, atleta britânica, nasceu em Wells no dia 10 de Fevereiro de 1940.

Foi a primeira britânica a conquistar uma medalha de ouro de atletismo em Jogos Olímpicos e é a única a ter conquistado três medalhas numa única edição dos Jogos.

Atleta multidesportiva, desde a adolescência se destacou no salto em altura, salto em comprimento, corrida com barreiras e no pentatlo.

Em 1956, aos 16 anos, foi convidada a participar em treinos no campo de treinos da equipa britânica de atletismo que iria aos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, e derrotou as melhores saltadoras britânicas no salto em altura.

Aos 17 anos, bateu o recorde nacional britânico do pentatlo, na primeira vez em que disputou essa especialidade e, nos Jogos da Commonwealth de 1958, aos 18 anos, conquistou uma medalha de prata no salto em comprimento.

Depois de conquistar duas medalhas de bronze no Campeonato Europeu de Atletismo de 1962, em Belgrado, participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Roma 1960, onde bateu mais um recorde britânico na eliminatória, mas, sem conseguir repeti-lo na final, ficou sem medalhas.

Em Tóquio 1964, viria a ganhar três medalhas olímpicas, de ouro, prata e bronze. Rand conquistou o ouro no salto em comprimento - 6,76 m - novo recorde mundial, derrotando a até então recordista mundial Tatyana Shchelkanova, da URSS, que ficou com o bronze. Conquistou também uma de prata no pentatlo e uma de bronze integrando a estafeta 4x100 m britânica.

Em 1965, foi agraciada com a comenda da Ordem do Império Britânico (MBE) e eleita como a BBC Sports Personality of the Year de 1964.

Após as vitórias em Tóquio, o seu ritmo de treinos ficou menos intenso, com menos competições, mas ela ainda venceu o salto em comprimento nos Jogos da Commonwealth de 1966.

Lesionada, não conseguiu lugar na equipa britânica para os Jogos da Cidade do México 1968 e, em Setembro desse ano, retirou-se do atletismo.

Rand também foi extra-oficialmente a recordista mundial do triplo-salto, entre 1959 e 1981; as marcas eram extra-oficiais porque recordes femininos nesta especialidade não foram reconhecidos pela IAAF até 1990.

sábado, 8 de fevereiro de 2025

9 DE FEVEREIRO - BRIAN BENNETT

EFEMÉRIDE - Brian Laurence Bennett, baterista, pianista, compositor e produtor de música popular britânico, nasceu em Palmers Green, North London, no dia 9 de Fevereiro de 1940.

Ele é mais conhecido como baterista do grupo britânico de rock and roll The Shadows. É pai do músico e também membro da banda The Shadows, Warren Bennett.

Além do seu trabalho com os The Shadows, ele também apareceu na banda de apoio de Cliff Richard tocando piano e, ocasionalmente, vibrafone.

Como compositor, Bennett trabalhou extensivamente para a empresa de produção musical Bruton Music Library, compondo e gravando muitas faixas que foram amplamente utilizadas no cinema e na TV.

No Brasil, ele é conhecido por conta de algumas das suas composições tocarem como música de fundo nas séries “Chaves” e “Chapolin”, com destaque para “Flying Fists”, que é usada como tema de abertura do “Chapolin”.

Segundo a revista “Drummer World”, «ele criou o lendário “Drumsolo ‘Little B’” - uma vitrine obrigatória para todos os Beat-Drummer na era pré-Beatles»».

Em 2001, recebeu o Gold Badge Award da British Academy of Composers & Songwriters Society.

Em 2004, foi nomeado oficial da Ordem do Império Britânico, na Lista de Honras de Aniversário da Rainha, por serviços de música.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

7 DE FEVEREIRO - HEIDEMARIE STEFANYSHYN-PIPER

EFEMÉRIDE - Heidemarie Stefanyshyn-Piper, astronauta norte-americana, nasceu em St. Paul no dia 7 de Fevereiro de 1963.

É uma veterana com duas missões do programa do ónibus espacial e de caminhadas no espaço.

Formada em Engenharia Mecânica pelo prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Heidemarie tem a patente de comandante na Marinha dos Estados Unidos e foi seleccionada para treinos de astronauta em 1996, passando dois anos em treinamento no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, Texas, até ser qualificada como astronauta especialista de missão. Esta categoria de astronautas é a daqueles que vão ao espaço a bordo dos ónibus espaciais sem serem pilotos ou engenheiros de voo, tendo a sua especialidade apenas na montagem, testes, consertos e experiências das cargas levadas ao espaço e colocadas em órbita ou na Estação Espacial Internacional.

Heidemarie subiu ao espaço em Setembro de 2006 como tripulante da Atlantis na missão STS-115, que retomou a montagem da ISS, paralisada após a tragédia com a nave Columbia em 2003.

Na missão, ela fez duas caminhadas espaciais, passando um total de doze horas fora da nave.

Poucos dias depois da sua volta, ela teve dois colapsos quando discursava durante uma cerimónia de boas vindas na sua cidade, provocados pelo reajustamento à gravidade da Terra após os seus dias na microgravidade do espaço.

Em 15 de Novembro de 2008, ela foi novamente ao espaço como especialista de missão da STS-126 Endeavour, para um trabalho de expansão das acomodações da Estação Espacial, de maneira a permitir que ela seja ocupada por uma tripulação com maior número de astronautas, a partir de 2009.

No dia 18 de Novembro, Heidemarie viu o seu nome passar a ser conhecido das pessoas comuns na Terra, quando a imprensa internacional noticiou um facto inusitado ocorrido durante a primeira das suas actividades extra-veiculares. Quando trabalhava fora da estação, ela perdeu a sua bolsa de ferramentas após a explosão de um aplicador de graxa; o acidente ocorreu quando ela tentava limpar e liberar uma junta emperrada na ISS.

A bolsa, que é do tamanho de uma mochila, foi um dos maiores objectos já perdidos no espaço. Heide teve que dividir o uso do material com Stephen Bowen, seu colega de tarefa, já que o ocorrido se deu logo no início da operação; muita graxa ter-se-á espalhado pela câmera de vídeo e pelas luvas da astronauta, e o mundo inteiro assistiu às imagens da bolsa escapando das suas mãos e voando para o infinito.

Heidemarie voltou à Terra em 30 de Novembro de 2008, junto com a tripulação da STS-126, completando um total de 33 horas de “caminhadas no espaço”, nas suas duas missões espaciais.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

6 DE FEVEREIRO - PAUL TOBIAS

EFEMÉRIDE - Paul Tobias, músico norte-americano ex-guitarrista das bandas Guns N’ Roses e Hollywood Rose, nasceu em Indianápolis no dia 6 de Fevereiro de 1963.

Desde a década de 1980, Paul Tobias colaborava com Axl Rose, seu amigo de infância. Ainda em 1984, a primeira fita demo do Hollywood Rose trazia músicas co-escritas por Rose e Tobias, sendo elas “Shadow Of Your Love” e “Back Off Bitch”, esta última, incluída mais tarde no álbum “Use Your Illusion I”.

Em 1995, Axl Rose demitiu Gilby Clarke, o então guitarrista base, pois segundo ele, não conseguia compor com o mesmo. Paul logo assumiu o cargo ao lado de Slash.

Junto da banda, gravou a versão da música dos Rolling Stones, “Sympathy For The Devil”, que foi incluída no filme “Entrevista com o Vampiro”.

Mesmo sem querer, Paul acabou gerando uma briga entre Slash e Axl, já que Slash não aceitava um overdub feito por Tobias no solo da música.

Tudo isso gerou comentários do resto da banda na imprensa, dizendo que eles não se sentiam bem com Paul. Axl tomou a frente e defendeu-o, dizendo que ele havia sido trazido apenas como um compositor para trabalhar com Slash.

Após a saída dos antigos membros, Paul Tobias deu sequência ao seu trabalho na banda, juntamente com Robin Finck e os outros novos membros, co-escrevendo “Oh My God” com Dizzy Reed para o filme “Fim Dos Dias”.

Em 2001, Paul Tobias fez uma série de shows com o Guns N’Roses, incluindo um no Brasil, na terceira edição do festival “Rock In Rio”.

Em 2002, Tobias deixou de ser um membro oficial da banda, apesar de continuar actuando por algumas vezes como produtor e compositor. A sua participação no álbum “Chinese Democracy” é grande. O seu nome está na maioria das músicas do álbum como autor ou instrumentista.

Em 2002, a banda de Tobias, Rage Mank, teve interesse em lançar um álbum, composto de material gravado antes de ser membro do Guns N’Roses, mas só quase quatro anos depois, em Julho de 2006, apareceram 3 demos da banda n m My Space.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

5 DE FEVEREIRO - GABRIEL VOISIN

EFEMÉRIDE - Gabriel Voisin, pioneiro da aviação e empresário francês, nasceu em Belleville-sur-Saône no dia 5 de Fevereiro de 1880. Morreu em Saône-et-Loire, em 25 de Dezembro de 1973.

Foi ele quem criou o primeiro avião europeu mais pesado que o ar, motorizado e tripulado, capaz de manter voo circular (de 1 km) controlado, incluindo descolagem e aterragem autónomas, feito conseguido por Henry Farman em 13 de Janeiro de 1908, próximo de Paris, França.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fundada por Voisin, tornou-se a maior produtora de aviões militares, notadamente o Voisin III. Depois da Guerra, ele dedicou-se à produção de automóveis de luxo, sob o nome de Avions Voisin.

O seu irmão, Charles Voisin, dois anos mais jovem, foi o seu principal companheiro de infância. Quando o seu pai abandonou a família, a mãe, Amélie, mudou-se com eles para Neuville-sur-Saône, onde se instalaram perto da fábrica do pai dela.

O avô deles, Charles Forestier, cuidou da educação deles com rigor militar. Os garotos também eram levados em expedições ao longo do rio, pescavam e já construíam vários artefactos para brincar. Quando o avô morreu, Gabriel foi enviado para a escola em Lyon, onde aprendeu desenho industrial, área na qual obteve muito sucesso. Ele frequentemente retornava para casa e, no final do século, os irmãos já haviam construído, entre outras coisas, um rifle, um barco a vapor e um automóvel.

Gabriel completou os estudos em Lyon em 1899 e empregou-se numa firma de arquitectura de Paris, onde em 1900 teve contacto com o Avion III de Clément Ader, que estava em exibição na Exposição Mundial de Paris.

Depois de nove meses de serviço militar e de uma apresentação conduzida por Ferdinand Ferber, uma das figuras proeminentes da aviação francesa da época, e de ter sido por ele apresentado a Ernest Archdeacon, o maior promotor e patrocinador da incipiente aviação francesa, Archdeacon contratou Gabriel para testar um planador Wright que ele havia construído. Os testes ocorreram em Abril de 1904, conseguindo alguns voos curtos. Depois disso, Archdeacon contratou Voisin para construir um planador ligeiramente modificado. Esse modelo foi testado em 26 de Março de 1905, mas no teste não tripulado sofreu uma falha estrutural e caiu, não sendo reconstruído depois disso.

Gabriel projectou um novo planador com flutuadores, com o qual voou com sucesso em 8 de Junho de 1905 por cerca de 600 metros. Nessa época, Louis Blériot aproximou-se de Gabriel e encomendou uma aeronave similar, mais tarde conhecida como Blériot II. No entanto, nenhuma das duas aeronaves se mostrou confiável e ambas fracassaram nas tentativas de voo subsequentes, numa delas quase matando Gabriel afogado.

O avião seguinte construído por Gabriel Voisin para Blériot, foi o Blériot III, um biplano com motor Antoinette accionando duas hélices em configuração de tração, resultado de uma discussão entre Voisin e Blériot e um subsequente acordo entre ambos. Esse avião, assim como seu sucessor, o Blériot IV, não tiveram sucesso, nem nos testes usando flutuadores nem usando trens de aterragem com rodas, inclusive uma tentativa frustrada em Bagatelle, na manhã de 12 Novembro de 1906, onde mais tarde naquele dia, Santos Dumont teve sucesso ao voar com o seu 14 Bis por mais de 100 metros. Depois dessa falha, Voisin e Blériot dissolveram a parceria, e Voisin fundou, em 1906, uma companhia com o seu irmão Charles Voisin, para projectar e construir aviões, a Appareils d’Aviation Les Frères Voisin, a primeira fábrica comercial de aviões do Mundo.

Naquela época, os aviadores europeus estavam envolvidos em competições para conseguir voos de aeronaves mais pesadas que o ar. Até à demonstração feita por Wilbur Wright em Le Mans (França) em Agosto de 1908, muitos não acreditavam nas suas realizações e revindicações.

O voo de Santos Dumont no seu 14-bis, em Novembro de 1906, foi o primeiro voo de um avião motorizado, mais pesado que o ar, na Europa, tendo sido observado, verificado e registrado oficialmente. Apesar da fama, tudo que o 14-bis obteve foi um voo curto em linha recta. Ele não tinha potencial de ir além, e foi rapidamente abandonado.

Dois biplanos em configuração de impulsão praticamente idênticos, com motores Antoinette, foram construídos pelos irmão Voisin para dois pioneiros da aviação: Leon Delagrange entregue em Março de 1907 e para Henry Farman entregue em Outubro de 1907. Esse último, ficou conhecido como Voisin-Farman I, e foi pilotado por Farman para vencer o Grand Prix d’Aviation de Archdeacon ao efectuar um voo de 1 km em circuito fechado em 13 de Janeiro de 1908. Ambos, Farman e Delagrange, ganharam fama com esses aviões, competindo entre si por recordes na aviação. As máquinas Voisin ficaram bastante conhecidas como os primeiros aviões bem-sucedidos da Europa.

Mais tarde, Farman modificou e melhorou o biplano Voisin de forma considerável. Ele eventualmente encerrou a sua cooperação com os irmãos Voisin devido a um desentendimento, e começou a construir os seus próprios modelos, que se tornaram um sucesso.

Os irmãos Voisin continuaram expandindo a sua fábrica, resultando por exemplo no Canard Voisin de 1911.

Gabriel sofreu bastante com a morte do seu irmão Charles em 1912 num acidente de automóvel, mas mesmo assim, continuou a expansão da fábrica, sob o novo nome de Société Anonyme des Aéroplanes G. Voisin.

Depois de 1912, a fábrica voltou à sua produção e venda para o sector militar. Quando a Primeira Guerra teve início em 1914, Gabriel imediatamente foi voluntário no Corpo Aéreo Francês. O Voisin III, um biplano biposto em configuração de tracção, com um motor radial Salmson de 120 hp, foi muito utilizado em missões de bombardeio e reconhecimento durante a Primeira Guerra Mundial. Ele tinha uma estrutura leve em aço, e podia ficar armazenado ao ar livre. O Voisin III foi construído em larga escala, cerca de 1 000, entre 1914 e 1916, e foi vendido não apenas para o serviço aérea francês, mas também para outros países aliados, incluindo a Rússia.

Depois da Guerra, abalado pelo trauma do uso do seu avião mais avançado, o Voisin III durante o conflito, aliado ao facto de a demanda por aviões civis estar apenas a começar, Gabriel fundou em 1918, a empresa automobilística Avions Voisin, e manteve-a até 1958.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

4 D FEVEREIRO - EDGAR MITCHELL

EFEMÉRIDE - Edgar Dean Mitchell, astronauta, engenheiro e piloto norte-americano, morreu em West Palm Beach no dia 4 de Fevereiro de 2016. Nascera em Hereford, em 17 de Setembro de 1930.

Foi o sexto homem a pisar na Lua, como piloto do módulo lunar Antares na missão Apollo 14, em 9 de Fevereiro de 1971.

Doutor em Ciências pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Mitchell foi oficial da Marinha dos Estados Unidos, entre 1953 e 1972, e entrou para a NASA em 1966.

A sua viagem para a Lua, junto com Alan Shepard e Stuart Roosa na Apollo 14, foi o seu único voo espacial. No satélite, ele e Shepard exploraram durante nove horas a região de Fra Mauro, cumprindo o objectivo da missão anterior, a Apollo 13, que não pôde pousar na Lua por causa de um acidente com a nave no espaço.

Depois de deixar a NASA, Mitchell recebeu o título de doutor honoris causa de quatro universidades norte-americanas.

Mitchell realizou palestras e escreveu artigos sobre o desenvolvimento da consciência e a sua relação com a física quântica. Dedicou-se também a defender a paz mundial. Foi um dos fundadores do IONS, na Califórnia, organização não-lucrativa dedicada a financiar pesquisas em áreas desvalorizadas pela ciência oficial, como fenómenos psíquicos e de consciência.

De todos os astronautas que pisaram na Lua, Mitchell foi o maior entusiasta de teses sobre fenómenos paranormais e de vida extraterrestre. Ele expressou publicamente a sua opinião de que tinha 90% de certeza de que «muitos dos milhares de OVNIS avistados desde a década de 1940 eram de visitantes de outros planetas» e de que estes OVNIS tinham sido «objectos de desinformação pelos governos, de maneira a desviar a atenção dos povos em geral e criar confusão para evitar que a verdade viesse à tona», escrevendo livros sobre o assunto.

Participou nos documentários “In the Shadow of the Moon”, “The Phoenix Lights...We Are Not Alone” e “The Living Matrix”.

Mitchell foi consultor do Institute for Cooperation in Space, organização não governamental dedicada a educar governantes sobre o banimento de armas espaciais.

Foi um dos iniciadores da campanha para estabelecer um parlamento mundial a partir da ONU.

Em 2015, o astronauta disse numa entrevista ao jornal “The Mirror” que um povo extraterrestre se deslocou à Terra com o intuito de impedir uma guerra nuclear.

Mitchell faleceu em Fevereiro de 2016, aos 85 anos, num hospital de West Palm Beach, Flórida, após curta doença não revelada pelos familiares.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...