quinta-feira, 29 de maio de 2025

29 DE MAIO - RALPH METCALFE

EFEMÉRIDE - Ralph Harold Metcalfe, atleta e congressista norte-americano, nasceu em Atlanta no dia 29 de Maio de 1910. Morreu em Chicago, em 10 de Outubro de 1978.

Foi campeão olímpico na estafeta 4x100m nos Jogos de Berlim, em 1936.

Durante a primeira metade dos anos 1930, era conhecido como o homem mais rápido do mundo.

Formado em Educação Física, durante os tempos de atleta universitário, igualou várias vezes os recordes mundiais dos 100 m e 200 m da época.

Na selectiva para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1932, Metcalfe venceu as duas provas de velocidade, mas na final, perdeu o ouro para o seu compatriota Eddie Tolan, depois da uma das finais mais disputadas desta prova na história dos Jogos, com o resultado a ser divulgado apenas após horas de exames de fotografias e com os dois tendo o mesmo tempo, 10s 38. Nos 200 m, ele conseguiria a medalha de bronze.

Quatro anos depois, Ralph voltou aos Jogos Olímpicos, desta vez em Berlim, na Alemanha, também com o favoritismo para as provas de velocidade. Porém, estes foram os Jogos que veriam a aparição de Jesse Owens, também negro como Ralph, e que ganhou quatro medalhas de ouro e bateu três recordes mundiais durante os Jogos, à frente do governo nazi e racista da Alemanha da época. Metcalfe ficou com a prata nos 200 m, vencida por Owens, mas conquistou a sua primeira e única medalha de ouro olímpica integrando a estafeta 4 x 100 m.

Ralph serviu nas Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1949, entrou na política como vereador no conselho da cidade de Chicago no distrito Sul.

Como congressista, representou o estado de Illinois como democrata na Câmara Federal, de 1971 até à sua morte em 1978.

Em 1975, foi empossado no Hall da Fama do Atletismo dos Estados Unidos.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

28 DE MAIO - CARLOS ZORRINHO

EFEMÉRIDE  - José-Carlos das Dores Zorrinho, professor universitário e político português, nasceu em Óbidos no dia 28 de Maio de 1959.

Professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, foi eleito deputado à Assembleia da República, pelo Partido Socialista, nas eleições legislativas de 1995, 1999, 2002, 2005, 2009 e 2011, e chamado a funções governativas em 2000 como secretário de Estado Adjunto da Administração Interna (sendo primeiro-ministro António Guterres) e em 2009, como secretário de Estado da Energia e da Inovação (sendo primeiro-ministro José Sócrates).

Entre 2005 e 2009 foi coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Apoiante da liderança de António José Seguro, foi presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre 2011 e 2014.

Nas eleições europeias de 2014 foi eleito deputado ao Parlamento Europeu, onde fez parte, entre outras, da comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, sendo autor de diversas obras.

Tendo sido reeleito em 2019 para o mesmo cargo, José Carlos Zorrinho assume, desde sempre, uma postura inovadora, progressista e vanguardista da visão europeia, baseada na identidade como factor de mobilização para um desenvolvimento sustentável, defendendo o conhecimento e o desenvolvimento de competências como geradores de emprego e de riqueza.

Na sua obra “Portugal sem Medo”, defende, uma vez mais, que Portugal se deve afirmar como um Laboratório Vivo da energia, território e reabilitação urbana.

O Plano Tecnológico apresentou-se, não só com agenda política, mas também como um plano de mobilização da sociedade portuguesa para o conhecimento, a tecnologia e a inovação e foi considerado uma boa prática no Plano Europeu, permitindo que entre 2005 e 2010 Portugal subisse de 22º lugar para 15º lugar no European Innovation Scoreboard (EIS) e evoluísse da condição de seguidor moderado e líder de crescimento relativo, tornando-se o mais inovador país do Sul da Europa.

Foi também coordenador Nacional da Estratégia Europa 2020 que deu origem à elaboração do Programa Nacional de Reformas - Portugal 2020 cuja ideia chave foi alinhar as metas portuguesas pelas metas da União Europeia por forma a desfazer o diferencial competitivo do país em relação à média europeia e a eliminar a diferença de condições de inserção das novas gerações de portugueses num mercado aberto.

No Parlamento Europeu tem defendido posturas estruturantes sobre o acesso aos medicamentos, sobre a economia verde baseada nas energias limpas.

Assume também o papel de comentador político, nomeadamente na Sic Notícias, no programa “Frente a Frente” e como comentador em diversos jornais e publicações periódicas.

Da sua agenda de trabalho no Parlamento Europeu e dos temas fortes aí tratados, abertura de concursos a fundos comunitários e outros assuntos de interesse, surge a publicação mensal “ZNEWS”, disponível por subscrição.

Segundo um estudo realizado pela empresa de consultoria de comunicação Imago-Llorente & Cuenca, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, divulgado em Março de 2015, Carlos Zorrinho é o quarto político mais influente da rede social Twitter, em Portugal, numa lista liderada pelo líder do partido político LIVRE, Rui Tavares.

É casado com Rosa Valente de Matos, antiga secretária de Estado da Saúde.

terça-feira, 27 de maio de 2025

27 DE MAIO - CARYL CHESSMAN

EFEMÉRIDE - Caryl Whittier Chessman, gatuno, raptor e violador, condenado à morte por uma série de crimes em Janeiro de 1948 na Grande Los Angeles, nasceu em Saint Joseph, Michigan, no dia 27 de Maio de 1921. Morreu na Califórnia, em 2 de Maio de 1960.

Caryl Chessman foi executado numa câmara de gás em 2 de Maio de 1960.

Foi associado à acusação de ser o The Red Light Bandit (O bandido da luz vermelha) - apenas com provas circunstanciais, mas nunca comprovadas.

Ficou muito famoso na década de 1950, principalmente depois de ser preso, pois neste período dispensou advogado, estudou Direito e fez a sua própria defesa.

Ele inspirou o brasileiro João Acácio Pereira da Costa a cometer crimes usando lanterna de luz vermelha em São Paulo.

Caryl Chessman foi um indivíduo de enorme astúcia, no início de sua “estadia” na prisão, dispensou advogados, fazendo ele mesmo a sua defesa.

Escreveu, dentro da cadeia, as obras autobiográficas “2455-Cela da Morte”, “A Lei Quer Que Eu Morra” e um romance, “O Garoto era Um Assassino”. Os seus livros correram o mundo, deixando atónitos os leitores, provocando diversos sentimentos, desde pena até raiva extrema.

Morreu numa câmara de gás em 1960, mas a sua luta fez o Estado da Califórnia, assim como o resto do mundo, a reflectir sobre a pena de morte.

***

Nas primeiras três semanas de Janeiro de 1948, vários roubos foram relatados em toda a área da Grande Los Angeles. Em 3 de Janeiro, dois homens roubaram uma retrosaria em Pasadena com uma pistola semiautomática calibre 45.

Em 13 de Janeiro, um cupé Ford 1946 foi roubado de uma rua de Pasadena. Em 18 de Janeiro, um homem dirigindo um carro descrito como um Ford cupé 1947 usou um sinal vermelho para parar um veículo perto na praia de Malibu; depois, usou uma pistola calibre 45 para roubar os ocupantes do veículo.

Mais tarde, naquele dia, um segundo casal foi roubado da mesma maneira perto do Rose Bowl. A polícia rapidamente começou a suspeitar de um criminoso comum, e os jornais de Los Angeles apelidaram o suspeito de “O Bandido da Luz Vermelha”.

Em 19 de Janeiro, um terceiro casal foi roubado, enquanto estava a estacionar numa colina em West Pasadena, e a mulher, Regina Johnson, foi forçada a fazer sexo oral ao seu agressor.

Em 22 de Janeiro, um quarto casal que voltava para casa depois de um baile da igreja foi parado na Mulholland Drive. O agressor arrastou a menina, Mary Alice Meza, de 17 anos, a uma curta distância do seu veículo. O namorado dela foi embora e foi perseguido pelo assaltante. Após uma tentativa frustrada de forçar a vítima do sexo masculino a sair da estrada, o agressor levou Meza para uma área isolada onde a forçou a fazer sexo, ameaçando matar o namorado se ela não obedecesse.

No dia seguinte, a polícia de North Hollywood tentou parar um Ford cupé 1946 que correspondia à descrição dada por Meza e pelo seu namorado, e também por testemunhas de um assalto a uma loja de roupas em Redondo Beach no início daquele dia.  Após uma perseguição em alta velocidade, os ocupantes do veículo, Chessman e David Knowles, foram capturados e presos.

Após um interrogatório de 72 horas, durante o qual Chessman mais tarde alegou que foi espancado e torturado, Chessman confessou os crimes do “Bandido da Luz Vermelha”.

Ele também foi identificado positivamente pelas vítimas de estupro, Johnson e Meza.

No final de Janeiro de 1948, Chessman foi indiciado por 18 acusações de roubo, sequestro e estupro. Após um julgamento de três semanas em Maio, ele foi condenado em 17 das 18 acusações, e foi sentenciado à morte.

A acusação foi liderada pelo promotor J. Miller Leavy. O cúmplice de Chessman, Knowles, foi julgado e condenado como cúmplice no assalto à loja, mas a sua condenação foi revertida por recurso em 1950, devido à ausência de provas incriminatórias directas e «abuso inadmissível da lei».

segunda-feira, 26 de maio de 2025

26 DE MAIO - RAMÓN CALDERÓN

EFEMÉRIDE - Ramón Calderón Ramos, dirigente espanhol, presidente do Real Madrid CF de 11 de Fevereiro de 2006 até 28 de Outubro de 2009, nasceu em Palência no dia 26 de Maio de 1951.

Assumiu o cargo no ano de 2006, após a saída do antecessor Luís Gómez-Montejano.

Além de antigo presidente do Real Madrid, Ramón Calderón é advogado.

A sua grande promessa para assumir o cargo foi trazer o jogador brasileiro Kaká, do AC Milan.

Demitiu-se em 28 de Outubro de 2009, acusado de falsear os resultados eleitorais na mesa de assembleia do Real Madrid, introduzindo falsos associados, sendo que um deles era sócio do rival C. Atlético de Madrid.

domingo, 25 de maio de 2025

25 DE MAIO - ÁLVARO AMARO

EFEMÉRIDE - Álvaro dos Santos Amaro, político português do Partido Social Democrata (PSD), nasceu em Coimbra no dia25 de Maio de 1953.

Entre 1987 a 1995, foi secretário de Estado da Agricultura do XI e do XII Governo Constitucional.

Em 1995 e em 1999, foi deputado à Assembleia da República, eleito pelo Círculo Eleitoral da Guarda.

Em Dezembro de 2001, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Gouveia e de Setembro de 2013 até Junho de 2019, foi presidente da Câmara Municipal da Guarda, quando suspendeu o mandato para ser candidato ao Parlamento Europeu na lista do PPD/PSD. Foi deputado no Parlamento Europeu desde as eleições europeias de 2019 até renunciar ao cargo em 28 de Abril de 2023. No parlamento, ele actuou na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Para além das suas funções nas comissões, fez parte da delegação do parlamento à Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.

Em 27 de Abril de 2023, foi condenado, pelo Tribunal Criminal da Guarda (1ª instância), por prevaricação de titular de cargo político a três meses e meio de prisão, com pena suspensa, condicionada ao pagamento de 25 mil euros, no prazo de um ano, devido a esquema de parcerias público-privadas alegadamente lesivo para as contas do município de Gouveia, entre 2007 e 2011, anos em que foi presidente desta Câmara Municipal. Na sequência desta condenação, e apesar de se afirmar inocente e ter intenção de recorrer da sentença, renunciou ao mandato de eurodeputado em 6 de Julho de 2023.

sábado, 24 de maio de 2025

24 DE MAIO - AUGUST LANDMESSER

EFEMÉRIDE - August Landmesser, operário do estaleiro Blohm + Voss em Hamburgo, Alemanha, conhecido por aparecer numa fotografia, recusando-se a fazer a saudação nazi no lançamento do navio de treino “SSS Horst Wessel” em 13 de Junho de 1936, nasceu em Moorrege no dia 24 de Maio de 1910. Morreu em   Ston, em 17 de Outubro de 1944. August Landmesser foi o único filho de August Franz Landmesser e Wilhelmine Magdalene.

Em 1931, esperando que isso o ajudasse a conseguir um emprego, juntou-se ao Partido Nazi.

Em 1935, quando se envolveu com Irma Eckler (uma judia), foi expulso do partido. O casal registou para se casar em Hamburgo, mas as Leis de Nuremberg, promulgadas um mês depois, impediram o casamento. Em 29 de Outubro de 1935, nasceu a primeira filha de Landmesser e Eckler, Ingrid.

A agora famosa fotografia, em que um homem identificado como Landmesser se recusa a fazer a saudação nazi, foi tirada em 13 de Junho de 1936.

Em 1937, Landmesser e Eckler tentaram fugir para a Dinamarca, mas foram presos. Ela estava grávida novamente e foi acusada e considerada culpada, em Julho de 1937, por «desonrar a raça» sob as leis da política racial da Alemanha Nazi. Landmesser argumentou que nem ele nem Eckler sabiam que ela era totalmente judia e foi absolvido em 27 de Maio de 1938 por falta de provas, com o aviso de que a reincidência resultaria em uma pena de prisão de vários anos. O casal continuou o seu relacionamento publicamente e, em 15 de Julho de 1938, ele foi preso novamente e sentenciado a dois anos e meio no campo de concentração Börgermoor.

Eckler foi presa pela Gestapo em Fuhlsbüttel, onde nasceu a sua segunda filha, Irene. Dali foi enviada para o campo de concentração de Oranienburg, mais tarde para o campo para mulheres de Lichtenburg e então para o campo de concentração de Ravensbrück. As suas filhas inicialmente foram enviadas para um orfanado da cidade. Depois, Ingrid recebeu permissão para morar com a sua avó materna; Irene foi para a casa de pais adoptivos em 1941. Depois da morte da avó em 1953, Ingrid também foi colocada com pais adoptivos. Algumas cartas vieram de Irma Eckler até Janeiro de 1942. Acredita-se que ela foi levada para o Campo de extermínio de Bernburg em Fevereiro de 1942, onde foi uma das 14 mil pessoas assassinadas. Sewgundo a documentação do pós-guerra, ela foi declarada legalmente morta em 1949, na data de 28 de Abril de 1942.

Enquanto isso, Landmesser foi libertado da prisão em 19 de Janeiro de 1941. Ele trabalhava como capataz para a Püst, uma empresa de transportes. A empresa tinha uma filial no Heinkel-Werke (fábrica) em Warnemünde.

Em Fevereiro de 1944, ele foi convocado para um batalhão penal, a 999ª Divisão Leve da África (Wehrmacht).

Ele foi declarado desaparecido em acção e presumivelmente morto durante a luta na Croácia em 17 de Outubro de 1944. Tal como Eckler, foi declarado legalmente morto em 1949.

O casamento de August Landmesser e Irma Eckler foi reconhecido retroactivamente pelo Senado de Hamburgo no Verão de 1951 e no Outono do mesmo ano, Ingrid assumiu o sobrenome Landmesser. Irene continuou a usar o sobrenome Eckler.

Na fotografia tirada em 13 de Junho de 1936 e publicada em 22 de Março de 1991 no “Die Zeit”, uma pessoa identificada por Irene como sendo de seu pai, August Landmesser, foi destaque. A foto mostra uma grande concentração de trabalhadores do estaleiro Blohm+Voss, em Hamburgo, durante um comício para o lançamento do navio-escola da Marinha “Horst Wessel”. Todos na imagem elevam o braço na saudação nazi, excepto um homem, na parte de trás da multidão, que está com os braços ostensivamente cruzados sobre o peito.

sexta-feira, 23 de maio de 2025

23 DE MAIO - JOSÉ AVELINO BETTENCOURT

EFEMÉRIDE - José Avelino Bettencourt, prelado português da Igreja Católica que está no serviço diplomático da Santa Sé, nasceu em    Velas, S. Jorge, Açores, no dia 23 de Maio de 1962.

Nasceu nos Açores em 1962, em criança, mudou-se para o Canadá com a família.

Foi ordenado padre em 1993, pelo arcebispo Marcel André Joseph Gervais e começou a exercer o seu ministério na arquidiocese de Ottawa.

Bacharel em Letras pela Universidade de Ottawa e, posteriormente, bacharel em Teologia pela Universidade de Saint Paul, em Ottawa, concluiu em 1999 o Doutoramento em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Entrou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1 de Julho de 1999, sendo nomeado Monsenhor.

Exerceu funções na Nunciatura da República Democrática do Congo, passando depois à Secretaria de Estado da Santa Sé, no Vaticano.

Em 14 de Novembro de 2012, foi nomeado pelo Papa Bento XVI para o cargo de Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado da Santa Sé, responsável pela preparação das visitas oficiais do Papa e pelo acolhimento de chefes de Estado estrangeiros no Vaticano.

Em 26 de Fevereiro de 2018, foi nomeado arcebispo titular de Novigrad e Núncio Apostólico na Arménia e Geórgia, em 1 de Março e 8 de Março, respectivamente.

Foi consagrado em 19 de Março de 2018, na Basílica de São Pedro, pelo Papa Francisco, coadjuvado por Pietro Parolin, Cardeal Secretário de Estado e pelo cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Em 30 de Agosto de 2023, foi transferido para as nunciaturas dos Camarões e Guiné Equatorial.

Já recebeu as seguintes honrarias: Comendador da Ordem Militar de Cristo - Lisboa, 2013; Ordem de Mérito de 2ª Classe - Grande-Oficial - Roma, 2015; Oficial da Ordem da Estrela da Roménia, 2015; e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique - Lisboa, 2016.

quinta-feira, 22 de maio de 2025

22 DE MAIO - YVONNE DE GAULLE

EFEMÉRIDE - Yvonne de Gaulle, nascida Yvonne Charlotte Anne Marie Vendroux, esposa do 16º Presidente de França, Charles de Gaulle, e primeira-dama de 1959 a 1969, nasce em Calais no dia 22 de Maio de 1900. Morreu em Paris, em 8 de Novembro de 1979.

Yvonne Vendroux nasceu numa família de industriais da Borgonha. O seu sobrenome provém do neerlandês “Van Droege”, mas foi adaptado para o francês “Vendroux” durante o reinado de Luís XIV.

Yvonne ficou conhecida como «Tia Yvonne» tamanha era a sua popularidade para com o povo francês.

Yvonne casou com o general Charles de Gaulle em 7 de Abril de 1921. Desta união, nasceram três filhos: Philippe (em 1921), Elisabeth (em 1924) e Anne, nascida com uma deficiência em 1928 e falecida em 1948.

A família residiu na propriedade La Boisserie, em Colombey-les-Deux-Églises, até ao estopim da II Guerra Mundial, quando tiveram de se mudar para Londres.

Em 1948, criou a Fundação Anne de Gaulle em memória da sua filha falecida no mesmo ano.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

21 DE MAIO - ANTÓNIO VICTORINO DE ALMEIDA

EFEMÉRIDE - António Victorino Goulartt de Medeiros e Almeida, compositor, maestro, pianista, escritor e apresentador português, nasceu em Lisboa no dia21 de Maio de 1940.

Dedica-se esporadicamente a outras actividades, como a realização de programas de televisão sobre música.

Filho do conhecido advogado lisboeta António Victorino de Lacerda Fernandes e Almeida e de sua esposa Maria Amélia de Loureiro de Macedo Goulart de Medeiros.

De uma família da alta burguesia, com raízes na aristocracia açoriana, foi marcado pelas referências culturais que o ambiente familiar lhe proporcionou - o seu avô paterno, Achilles d’Almeida, era músico amador, poeta, autor e encenador de peças de teatro; a mãe, Maria Amélia Goulart de Medeiros, de origem açoriana, fizera uma breve carreira de cantora lírica. A sua primeira sogra, Odette de Saint-Maurice, foi escritora e locutora de rádio. O pai, o advogado Victorino d’Almeida, incentivou António, filho único, a desenvolver o seu gosto pela música.

Com tais ascendentes artísticos, o jovem António Vitorino d’Almeida começou desde muito cedo a aprender música e cedo também se revelou o seu talento extraordinário - aos cinco anos, compôs a primeira obra. Com sete anos deu a primeira audição e interpretou obras de Mozart e Beethoven, para além de duas peças de sua autoria. Uma crítica da época, no “Século Ilustrado”, baptiza o pequeno prodígio de “Antonito” e considera «maravilhoso o seu poder de interpretação». Uma notícia do “Diário Popular”, de 16 de Abril de 1955, refere o seu primeiro concerto no Conservatório Nacional.

O maestro diria que, apesar da precocidade do seu desempenho artístico, teve uma infância «normal». Victorino d’Almeida frequentou o liceu em simultaneidade com o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa. Campos Coelho terá sido o professor de música que mais o influenciou. Concluiu o curso com 19 valores e obteve uma bolsa de estudo do Instituto de Alta Cultura para estudar composição em Viena, na Academia de Música. Foi aluno do professor austríaco Karl Schiske e concluiu esta pós-graduação com a mais alta classificação dada por aquela escola: a distinção por unanimidade do júri e consequente prémio especial do Ministério da Cultura da Áustria. Fixou residência em Viena, onde viveu durante duas décadas sem contudo deixar de fazer visitas regulares ao seu país.

Durante sete anos (1974/1981), foi adido cultural da Embaixada Portuguesa em Viena, cargo que lhe valeu uma condecoração atribuída pelo presidente da República da Áustria. Em 1989, decidiu entrar na arena política e apresentou a sua candidatura ao Parlamento Europeu como cabeça de lista pelo MDP/CDE, não tendo sido eleito. Victorino d’Almeida leccionou ainda cursos de musicologia na Universidade do Porto e em Tavira.

A sua carreira como concertista entrou algumas vezes em conflito com a actividade de composição e ambas sofrem da dispersão por áreas aparentemente tão distintas como o cinema, a televisão, a escrita e a rádio. Apesar de ter sempre o tempo muito ocupado, privilegia a música, pois considera ser essencialmente um compositor e argumenta que a música é o elo que dá consistência a tudo o que faz. A sua obra é muito vasta, e abrange os mais variados géneros musicais, desde a música a solo, para piano e outros instrumentos, à música de câmara, à música sinfónica e coral-sinfónica, ao Lied ou à ópera, além de muita música para cinema ou para teatro e fado, sendo sem dúvida um dos compositores portugueses que mais obra produziu.

Tem a sua música publicada na AvA Musical Editions.

Em 9 de Junho de 2005, foi feito Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em Maio de 2014, foi condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

Casou perla primeira vez com a jornalista Maria Armanda de Saint-Maurice Ferreira Esteves, filha de Odette de Saint-Maurice, autora juvenil e locutora de rádio, de quem tem duas filhas, as actrizes Maria de Medeiros e Inês de Medeiros. Inês estreou-se com dez anos no filme que o pai realizou (1980 – “A Culpa””).

Casou segunda vez com Sybil Harlé, de quem tem uma filha, a violinista e compositora Anne Victorino de Almeida.

terça-feira, 20 de maio de 2025

20 DE MAIO - VLADIMIR SMIRNOV

EFEMÉRIDE - Vladimir Viktorovich Smirnov, esgrimista soviético, nasceu em Rubizhne, na Ucrânia, em 20 de Maio de 1954. Morreu em Roma no dia 28 de Julho de 1982.

Com grande potencial, cedo foi colocado sob a alçada do mestre Victor Bykov e, em 1977, conquistou o primeiro título nacional. Dois anos depois, foi Campeão do Mundo por equipas.

Smirnov ganhou a medalha de ouro do florete nos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980, onde obteve igualmente a medalha de prata por equipas e a de bronze, igualmente por equipas, mas em espoada.  Foi Campeão Mundial de esgrima no ano seguinte (individual e por equipas).

Durante o Campeonato do Mundo de 1982, que decorreu em Roma, num combate com o alemão Matthias Behr, no dia 19 de Julho, sucedeu um acidente fatal: - a lâmina do florete de Behr partiu-se e dirigiu-se directamente para a malha da máscara de Smirnov, atingindo uma órbita e o cérebro. Smirnov teve morte imediata, mas esteve ligado a máquinas até ser declarada a sua morte oficial nove dias depois.

O acidente de Smirnov forçou a Federação Internacional de Esgrima a adoptar medidas de segurança na modalidade: - lâminas em aço maraging (em vez de aço liso carbono); uniformes em kevlar ou nylon balístico; e máscaras duas ou três vezes mais fortes do que aquelas que Smirnov usava. Surgiram igualmente outras regras de segurança, por causa desta fatalidade. Desde que estas novas medidas foram adoptadas, nunca mais se registou qualquer acidente em esgrima de alta competição.

Vladimir Smirnov deixou este mundo aos 28 anos de idade.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

19 DE MAIO - GONÇALO SALVADO

EFEMÉRIDE - Gonçalo Salvado, poeta português, nasceu em Lisboa no dia 19 de Maio de 1967.

A sua poesia centra-se exclusivamente no erótico e na exaltação do amor sensual.

Publicou treze livros de poesia e várias antologias de temática amorosa.

Em 2013, foi-lhe atribuído pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro o Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen pelo conjunto da sua obra poética.

domingo, 18 de maio de 2025

18 DE MAIO - JACQUES SANTER

EFEMÉRIDE - Jacques Santer, político luxemburguês, nasceu em Wasserbillig no dia 18 de Maio de 1937.

Sucedeu ao francês Jacques Delors na Presidência da Comissão Europeia, em 1995, e foi predecessor de Romano Prodi, que tomou o cargo em 1999, após a gestão interina de Manuel Marín.

É considerado como democrata-cristão e europeísta moderado. A sua candidatura foi proposta pelo também democrata-cristão alemão Helmut Kohl.

Em 12 de Novembro de 1988, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo e a 8 de Novembro de 1990 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.

O seu filho, o embaixador Georges Santer, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito em 6 de Maio de 2005.

sábado, 17 de maio de 2025

17 DE MAIO - BILL BRUFORD

EFEMÉRIDE - William Scott “BillBruford, ex-baterista inglês, nasceu em Sevenoaks, Kent, no dia 17 de Maio de 1949.

Bill Bruford é mais conhecido pelas suas contribuições em bandas como Yes, King Crimson, UK e Genesis, entre outros conjuntos de rock progressivo.

Bill Bruford trouxe para o rock novos rudimentos, técnicas orquestrais e de jazz.

Ele foi um dos criadores do género rock progressivo.

Em 2017, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame como membro dos Yes.

sexta-feira, 16 de maio de 2025

16 DE MAIO C- EPHRAIM KATZIR

EFEMÉRIDE - Ephraim Katzir, cientista e político do Partido Trabalhista (Israel), nasceu em Kiev no dia 16 de Maio de 1916. Morreu em Rehovot, em 30 de Maio de 2009.

Foi presidente de Israel durante cinco anos (1973/1978).

Depois de continuar os seus estudos no Instituto Politécnico de Brooklyn, na Universidade de Columbia, e na Universidade de Harvard, voltou a Israel e tornou-se chefe do Departamento de Biofísica do Instituto Weizmann de Ciência em Rehovot, instituição que ajudou a fundar.

Em 1966/1968, Katzir foi Cientista Chefe das Forças de Defesa de Israel.

Sua pesquisa inicial centrou-se em modelos simples de proteínas sintéticas, mas ele também desenvolveu um método para a ligação de enzimas, que ajudou a estabelecer as bases para o que agora é chamada engenharia enzimática.

Em 1973, Golda Meir contactou Katzir na Universidade de Harvard, pedindo-lhe que aceitasse a presidência. Ele hebraicizou o nome da sua família para Katzir, que significa “colheita”.

Em 10 de Março de 1973, Katzir foi eleito pelo Knesset para servir como o quarto presidente de Israel. Ele recebeu 66 votos contra 41 a favor de seu oponente Ephraim Urbach e assumiu o cargo em 24 de Maio de 1973.

Em Novembro de 1977, recebeu o presidente Anwar Al Sadat do Egipto na primeira visita oficial de um chefe de estado árabe.

Em 1978, recusou candidatar-se a um segundo mandato devido à doença da sua esposa, e foi sucedido por Isaac Navón.

Após deixar o cargo de presidente, voltou ao seu trabalho científico.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

15 DE MAIO - JOSEF JACOBS

EFEMÉRIDE - Josef Carl Peter Jacobs, oficial alemão que lutou na Primeira Guerra Mundial, servindo na Luftstreitkräfte como piloto, nasceu em Kreuzkapelle, Renânia, no dia 15 de Maio de 1894. Morreu em Munique, em 29 de Julho de 1978. 

É considerado um dos maiores ases da aviação da Alemanha e da Grande Guerra, com 48 aeronaves inimigas abatidas.

Apaixonado pela aviação desde cedo, ingressou numa escola de pilotagem em 1912, com apenas 18 anos.

Quando a guerra começou em 1914, ele alistou-se com a maior brevidade no serviço aéreo do Império Alemão.

Serviu até 1916 como piloto de longo alcance em missões de reconhecimento, até começar a voar num Fokker E.III em missões de combate.

Eventualmente tornou-se num especialista em triplanos, sendo imediatamente reconhecido pelos seus inimigos quando viam ao longe um triplano pintado de preto.

Antes de morrer, em 1978, era o último aviador ainda vivo condecorado com um Paa o Mérito”.

quarta-feira, 14 de maio de 2025

14 DE MAIO - WILLIAM GREGORY

EFEMÉRIDE - William George Gregory, ex-astronauta norte-americano. nasceu em Lockport no dia 14 de Maio de 1957.

Formado em Engenharia pela Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e com mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Columbia em 1980, serviu como piloto e instrutor do caça F-111 no Reino Unido e no estado do Novo México.

Depois de cursar a Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos, em 1987, pilotou e testou diversas versões de caças F-15 e F-4 até o fim da década, acumulando cinco mil horas de voo como piloto de teste e de combate.

Gregory entrou para o curso de astronautas da NASA em 1990, qualificando-se como astronauta-piloto em 1991, após um ano em treinos no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas.

Durante quatro anos, exerceu funções técnica em terra, até ir ao espaço em Março de 1995, como piloto da STS-67 a bordo do Endeavour, missão de 16 dias em órbita, que na época estabeleceu um novo recorde de permanência no espaço, dedicada a realizar pesquisas astronómicas.

Retirou-se da NASA e da Força Aérea em 1999 e hoje actua como gerente-geral de desenvolvimento de negócios da Honeywell, empresa multinacional com grande espectro de actuação no mercado, dedicada à produção de tecnologia tanto doméstica como da área aeroespacial.

terça-feira, 13 de maio de 2025

13 DE MAIO - JOÃO RENDEIRO

EFEMÉRIDE - João Manuel Oliveira Rendeiro, banqueiro português, morreu em Westville, África do Sul, no dia 13 de Maio de 2022. Nascera em Lisboa, em 22 de Maio de 1952.

Rendeiro foi fundador e administrador do Banco Privado Português. De Setembro a Dezembro de 2021, esteve foragido à justiça portuguesa, após ter sido condenado a várias penas de prisão por crimes económico-financeiros, tendo sido preso na África do Sul em 11 de Dezembro de 2021, no cumprimento de mandado de captura internacional.

No seguimento da falência do Banco Privado Português e no decurso do caso BPP, João Rendeiro foi investigado pela prática por diversos crimes.

Em 5 de Junho de 2015, num primeiro processo, os três arguidos João Rendeiro, Paulo Guichard e Salvador Fezas Vital, foram absolvidos do crime de burla qualificada.

Num segundo processo, foi condenado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, em 15 de Outubro de 2018, a 5 anos de prisão com pena suspensa, mediante o pagamento de 400 000 €, pela prática de falsidade informática e falsificação de documentos. Pelos mesmos crimes, os seus colegas de administração do Banco Privado Português foram também condenados: Paulo Guichard a 4 anos e 3 meses de prisão suspensa, mediante o pagamento de 25 000 €, e Salvador Fezas Vital a 3 anos e 6 meses de prisão com pena suspensa, mediante o pagamento de 15 000 euros.

Após recurso do Ministério Público, a 10 de Julho de 2020 o Tribunal da Relação de Lisboa agravou a pena de João Rendeiro para 5 anos e 8 meses de prisão efectiva e a pena de Paulo Guichard para 4 anos e 8 meses de prisão efectiva. Depois de esgotados todos os recursos, as condenações transitaram em julgado a 17 de Setembro de 2021.

Noutro processo, no dia 14 de Maio de 2021, foi condenado pelo Tribunal da Comarca de Lisboa a 10 anos de prisão pelos crimes de fraude fiscal, abuso de confiança e branqueamento de capitais. Os antigos administradores Salvador Fezas Vital e Paulo Guichard foram ambos condenados a 9 anos e 6 meses de prisão pelos mesmos crimes.

Numa terceira condenação, a 28 de Setembro de 2021, foi condenado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa a 3 anos e 6 meses de prisão efectiva por burla qualificada. No mesmo processo, Paulo Guichard foi condenado a 3 anos de prisão efectiva e Salvador Fezas Vital a 2 anos e 6 meses de prisão efectiva pelo mesmo crime. No mesmo dia, foi noticiado que Rendeiro tinha fugido de Portugal e da Europa para se furtar ao cumprimento das penas de prisão a que foi condenado. No dia seguinte, foi emitido pelo Tribunal um mandado de captura internacional contra João Rendeiro, passando a integrar a lista de procurados da Europol e Interpol.

Em 3 de Novembro de 2021, Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, que ficou em Portugal após a fuga do marido, foi detida pela Polícia Judiciária por motivo de perigo de fuga. Foi constituída arguida por suspeita de branqueamento de capitais e descaminho. Após interrogatório judicial, ficou sujeita a prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Rendeiro foi preso na África do Sul, perto de Durban, a maior cidade da província do Kwazulu-Natal, em cumprimento de mandato de captura internacional. O processo de extradição decorreu até à sua morte.

Em 23 de Fevereiro de 2022, o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de prisão de 10 anos a que João Rendeiro foi condenado num dos processos do caso BPP, pelos crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança e branqueamento de capitais.

Em 13 de Maio de 2022, foi encontrado morto, vítima de enforcamento, na cela onde cumpria pena de prisão.

O ex-banqueiro já havia admitido o suicídio, mas apenas em caso de perder o processo de extradição para Portugal, o que não chegou a verificar-se. O suicídio ocorreu, porém, uma semana antes da sessão preparatória do julgamento, sendo que o julgamento em si, que decidiria a eventual extradição de Rendeiro para Portugal, estava marcado para Junho de 2022.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

12 DE MAIO - RAMI MALEK

EFEMÉRIDE - Rami Saíd Malek, actor norte-americano, nasceu em Los Angeles no dia12 de Maio de 1981. Filho de pais de origem egípcia copta.

Malek começou a sua carreira de actor com papéis coadjuvantes no cinema e na televisão. Também dobrou para televisão e videogames, assim como fez captura de movimentos para estes últimos.

O seu papel de destaque foi o do hacker Elliot Alderson, na série “Mr. Robot”, pela qual recebeu vários elogios, incluindo o prémio Primetime Emmy de Melhor Actor em Série Dramática de 2016.

Em 2018, interpretou Freddie Mercury no filme biográfico “Bohemian Rhapsody”, pelo qual ganhou vários prémios, incluindo os BAFTA, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Oscar de Melhor Actor, tornando-se o primeiro actor de origem egípcia a ganhá-lo.

Os pais estabeleceram-se em Sherman Oaks, Los Angeles, principalmente em San Fernando Valley e raramente se aventurando em Hollywood. O pai é vendedor, a mãe uma contabilista.

Malek foi criado na fé cristã copta ortodoxa de sua família e cresceu falando árabe egípcio coloquial em casa até à idade de quatro anos. Malek tem um irmão gémeo chamado Sami, que é mais jovem quatro minutos; ele é professor de ESL e Inglês. A irmã mais velha de Malk, Yasmine, é médica de ER. Os seus pais enfatizaram para os filhos a importância de preservar as suas raízes egípcias, e o pai acordava o seu filho no meio da noite para conversar com a sua família extensa que falava árabe na sua cidade natal, Samalut, no Egipto.

Depois de se formar em 1999, estudou Teatro na Universidade de Evansville, em Evansville, Indiana, onde recebeu o seu diploma de Bacharel em Belas Artes em 2003. O colégio mais tarde homenageou Malek com um Prémio de Jovens ex-alunos de 2017, «dado àqueles que alcançaram sucesso pessoal e contribuem com serviços para a sua comunidade e para a EU».

Em 2004, Malek conseguiu um pequeno papel como Andy na 4ª temporada de “Gilmore Girls” e apareceu em dois episódios da série. Ele também é conhecido pelo seu papel recorrente como Kenny na sitcom americana “The War at Home”, aparecendo em 21 dos 44 episódios, até que foi cancelada depois de apenas duas temporadas. No entanto, em 2006, conseguiu o papel no seu primeiro filme “Night at the Museum”, interpretando o Faraó Ahkemenrah, onde adoptou um sotaque inglês para o papel. Mais tarde, ele repetiu o seu papel, em 2009, em “Night at the Museum: Battle of the Smithsonian”.

Entre estes dois filmes, esteve no palco teatral, na Primavera de 2007, para a Produção Vilality de Keith Bunin The Credeaux Canvas fazendo o papel de Jamie no Teatro Elefante em Los Angeles.

Em 2010, Malek participou na mini-série “The Pacific”, exibida pela HBO, onde o mesmo interpretou Merriell A. Snafu Shelton, um fuzileiro naval dos Estados Unidos, que lutou na Guerra do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 2011, Malek estrelou “Larry Crowne”, ao lado de Tom Hanks, como Steve Dibiasi e como um oficial de relógio no filme “Battleship” lançado em DVD em Agosto de 2012. Em 2012, estrelou a primeira temporada de “Alcatraz”, como Webb Porter num episódio. Também foi a voz de Tahno em três episódios da série da NickelodeonThe Legend of Korra”.

Participou no filme de Paul Thomas Anderson, “The Master”, onde interpretou Clark, genro de Lancast Dodd, que foi aclamado pela crítica pela sua visão sobre os cultos de Cientologia. Malek também estrelou a saga Twilight: “Amanhecer Parte 2”.

Em Janeiro de 2013, foi anunciado que Malek estaria na adaptação cinematográfica do popular jogo “Need For Speed”: ele deu vida ao mecânico Finn e recebeu críticas positivas pelo papel, principalmente do público feminino. Em 2016, fez o filme “Buster’s Mal Heart”, no qual interpreta um homem que, perturbado, foge das autoridades e relembra eventos misteriosos da sua vida.

Interpretou o protagonista Elliot, na série de televisão americana “Mr. Robot”. Em 18 de Setembro de 2016, conquistou o Emmy por melhor actor da mesma série.

Rami Malek foi escolhido para interpretar o cantor Freddie Mercury no drama biográfico “Bohemian Rhapsody”, da banda Queen, substituindo o actor e comediante Sacha Baron Cohen. Pelo papel, o actor conquistou o BAFTA, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Oscar de Melhor Actor.

Desde Novembro de 2018, o actor está num relacionamento com a sua colega de elenco, Lucy Boynton. Malek confirmou o relacionamento com a actriz durante o seu discurso feito na cerimónia do prémio Palm Springs Film Festival como Melhor Actor, em Janeiro de 2019.

domingo, 11 de maio de 2025

11 DE MAIO - VALENTINO GARAVANI

EFEMÉRIDE - Valentino Clemente Ludovico Garavani, conhecido apenas como Valentino, estilista italiano, nasceu em Voghera, a norte de Milão, no dia 11 de Maio de 1932.

Entrou no mundo da moda em 1950, quando era ainda adolescente e mudou-se para Paris afim de estudar. A sua casa de moda está entre os impérios de moda mais famosos do mundo.

Valentino tem em mente que: «nenhum homem gostaria de sair com uma mulher que pareça um homem»; por isso, os seus modelos são extremamente femininos e possuem características próprias como os cortes diferenciados da sua grife, que é desejada por famosos do mundo inteiro.

É uma das mais poderosas grifes do mundo; a marca Valentino também possui uma linha de cosméticos e de perfumes famosos como Rockin Rose e V.

Desde criança, já se interessava por desenhar figurinos para o cinema, a sua grande paixão.

Estudou em França, trabalhou com Guy Laroche e Jean Deses. Em 1959, abriu o seu primeiro estúdio em Roma, no renomado endereço da Via Condotti.

Três anos mais tarde, a sua primeira colecção estreou no desfile Gotha em Florença. Foi um sucesso.

Desde então, o seu logotipo “V” ganhou o mundo, tornando-se uma das marcas mais famosas e conhecidas do planeta.

No ano de 1967, lançou a colecção denominada Valentino’s White, onde o famoso “V” apareceu pela primeira vez.

Na década de 1960, várias estrelas de Hollywood descobriram a moda da marca Valentino, impulsionando-a para a sua expansão internacional. Porém, essa expansão só se tornou possível, quando no final desta década, Valentino conheceu Giancarlo Giammetti, que acabou por se tornar seu sócio.

Em 1972, introduziu a sua colecção masculina e feminina “ready-to-wear”, além de inaugurar a sua primeira boutique na cidade de Roma e outra em Milão.

Nos anos seguintes, introduziu n sua linha produtos como jeans, braceletes e colares, camisetas, além de uma linha de decoração que incluía tecidos, estampas, papel de parede e móveis.

Em 1978, lançou o seu primeiro perfume numa noite de gala na cidade de Paris.

A expansão da marca VALENTINO continuou com abertura de boutiques nos Estados Unidos e Japão.

O ano de 1989 foi marcado pela inauguração da Academia Valentino, um espaço para apresentações de arte. Valentino é reconhecido mundialmente e está no topo da alta-costura italiana.

Em 2008, Valentino anuncia que encerraria as suas actividades no mundo fashion, com um desfile em Paris, onde ele diz colocar 45 anos de carreira.

O mesmo lamenta por não ter tido a oportunidade de preparar um herdeiro à altura para a sua grife. Após a saída do mestre Valentino, o cargo na criação da maison ficou nas mãos de Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri.

sábado, 10 de maio de 2025

10 DE MAIO - MIGUEL GUEDES

EFEMÉRIDE - Miguel Guedes, músico português e presidente e director artístico do Coliseu do Porto, nasceu no Porto em 10 de Maio de 1972.

É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. É autor, intérprete e vocalista dos Blind Zero.

Desempenha as funções de Director da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas intérpretes e executantes) no Porto, no âmbito da gestão, cobrança e distribuição de Direitos conexos, tendo sido o representante da GDA na PassMúsica durante a sua primeira década de implantação, marca encarregada da cobrança da comunicação pública de música gravada em Portugal.

Foi agraciado, em 9 de Agosto de 2014, com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro, atribuída pela Câmara do Porto, a «quem tenha praticado actos de que advenham assinaláveis benefícios para a Cidade do Porto, melhoria das condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros actos de notável importância justificativos deste reconhecimento no campo artístico, científico, cultural ou profissional».

sexta-feira, 9 de maio de 2025

9 DE MAIO - ADAM OPEL

EFEMÉRIDE - Adam Opel, fundador da firma Opel, nasceu em Rüsselsheim no dia 9 de Maio de 1837. Morreu na mesma localidade em 8 de Setembro de 1895.

Adam Opel era o filho mais velho do serralheiro Philipp Wilhelm Opel. Começou a sua vida profissional, assim como os seus irmãos Georg e Wilhelm Opel, como aprendiz de serralheiro na oficina do pai.

Os anos de aprendizagem itinerante levaram-no, a partir de 1857, através da Bélgica e Inglaterra para Paris, onde trabalhou em duas fábricas de máquinas de costura.

De volta à sua cidade natal fundou em 1862 a sua própria fábrica de máquinas de costura. Em 1884, a fábrica produzia 18 000 máquinas de costura por ano. Estava assim lançada a pedra fundamental para a firma Opel.

Em 1868, casou com Sophie Opel, nascida Sophie Marie Scheller. Em 1886, Opel começou também a fabricar bicicletas. A firma Opel desenvolveu-se rapidamente como grande fabricante de bicicletas da Alemanha.

Após a sua morte em 1895, em consequência de febre tifóide, a sua viúva Sophie assumiu a direcção da firma, em companhia dos cinco filhos Carl, Wilhelm, Heinrich, Friedrich e Ludwig Opel.

Três anos depois, em 1898, a família Opel começou a produzir automóveis. Wilhelm von Opel e Heinrich von Opel receberam em 1917 um título de nobreza do Grão-Ducado de Hessen, Carl von Opel obteve o título em 1918 e Friedrich Opel e Ludwig Opel permaneceram com o nome burguês.

Pouco antes da sua morte Adam Opel exclamou ao ver um automóvel: «Desta caixa fedorenta não resultará nada mais que um brinquedo para milionários, que não sabem como esbanjar o seu dinheiro!»

A fábrica Opel em Kaiserslautern é denominada em sua homenagem (Adam Opel GmbH Kaiserslautern).

quinta-feira, 8 de maio de 2025

8 DE MAIO - ALTINO PINTO DE MAGALHÃES

EFEMÉRIDE - Altino Amadeu Pinto de Magalhães, general do Exército Português, nasceu em Ribalonga, Carrazeda de Ansiães, no dia 8 de Maio de 1922. Morreu em Oeiras, em 24 de Janeiro de 2019.

Apesar de ser de tendência conservadora e nunca ter estado ligado a qualquer movimento de contestação ao Estado Novo, apoiou a Revolução do 25 de Abril de 1974.

Fez o curso de Infantaria na Escola do Exército, o curso de Oficial de Transmissões e Informações, o curso geral e complementar de Estado-maior e o curso de Altos Comandos.

Foi promovido a alferes em Março de 1943, a tenente em Dezembro de 1946, a capitão em Dezembro de 1948, a major em Dezembro de 1957, a tenente-coronel em Maio de 1961, a coronel em Maio de 1968, a brigadeiro em Agosto de 1973, a general em Fevereiro de 1976 e a general de 4 Estrelas em Julho de 1979.

Começou por prestar serviço em Lamego, no Regimento de Infantaria 9, em São Miguel e Terceira, e Angola (1946 /1948), Braga, de novo em Angola (1949/1953), Ministério do Exército (1953/1961), Funchal, de novo no Ministério (1963/1969), Quartel-general da Região Militar de Angola (1969/1971), Estado-Maior do Exército, Região Militar de Angola no Comando da Região, Governo Militar dos Açores e Comando-Chefe das Forças Armadas dos Açores (1975/1976), Estado-Maior do Exército (1976/1979) e Estado-Maior-General das Forças Armadas (1979/1984).

Em 7 de Fevereiro de 1955, foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem Militar de Avis. Em 7 de Novembro de 1962, foi elevado ao grau de Comendador e, em 31 de Agosto de 1970, ao grau de Grande-Oficial desta mesma ordem.

Foi nomeado governador militar dos Açores, em 6 de Janeiro de 1975, funções que desempenhou até 29 de Agosto de 1976, acumulando o cargo com a presidência da Junta Regional dos Açores no período de 22 de Agosto de 1975 a 29 de Agosto de 1976. Terá sido responsável, nessa altura, pelas demissões dos governadores civis António Borges Coutinho e Oldemiro Cardoso de Figueiredo, quando da manifestação de 6 de Junho de 1975. Ordenou a detenção de vários dos alegadamente envolvidos nos actos criminosos relacionados com a manifestação.

Também exerceu funções civis: governador do Distrito de Uíge (1972/1974), vogal da Junta Governativa de Angola (1974) e presidente da Junta Regional dos Açores (1975/1976).

Em 1985, falou-se a sua candidatura à Presidência da República.

Foi presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, entre 1986 e 1996. Nessa qualidade, foi presidente da Comissão Executiva do Monumento Nacional aos Combatentes do Ultramar sugerido em 29 de Janeiro de 1987, pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar.

A sua carreira militar regista 15 louvores ao nível de Comando, de Governador e de Ministro. Recebeu ainda oito Medalhas nacionais, seis brasileiras, uma francesa e uma jugoslava. As nacionais são das mais elevadas: três (prata e ouro) de Serviços Distintos com Palma e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, em 3 de Agosto de 1984, pela Presidência da República Portuguesa.

Enquanto director do Instituto da Defesa Nacional, foi o coordenador e co-redactor da sua publicação “Nação e Defesa”, em 1983, e do “Livro Branco da Defesa Nacional” de 1986.

Fez igualmente parte de um dos quarenta conselheiros, do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, nomeado em 30 de Maio de 1986.

Possuía o curso de piloto de aviões de turismo.

Falece em 2019, aos 96 anos de idade, em Oeiras.

quarta-feira, 7 de maio de 2025

7 DE MAIO - H. H. HOLMES

EFEMÉRIDE - H. H. Holmes, de seu verdadeiro nome Herman Webster Mudgett, também conhecido como dr. Henry Howard Holmes, assassino em série norte-americano do século XIX, morreu na Pensilvânia em 7 de Maio de 1896. Nascera em Gilmanton, New Hampshire, no dia16 de Maio de 1861.

Apesar de ter confessado 27 assassinatos, apenas dez foram confirmados de forma plausível e várias pessoas que ele afirmou ter assassinado ainda estavam vivas.

É comum atribuir-lhe cerca de 200 mortes, embora este número seja encontrado apenas em revistas pulp dos anos 1940.

Muitas vítimas foram mortas num edifício de uso misto que ele possuía, localizado a cerca de 4,8 km a oeste da Exposição Universal de 1893, em Chicago: supostamente chamado “Hotel da Feira Nacional” (informalmente, “O Hotel dos Assassinatos”). Evidências, no entanto, sugerem de que o hotel nunca foi verdadeiramente aberto para visitantes.

Além de ser um assassino em série, Holmes também era um estelionatário e um bigamista, o que foi tema de mais de 50 processos apenas em Chicago.

Muitas histórias comuns agora dos seus crimes surgiram de relatos ficcionais que os autores mais tarde tomaram como factos; no entanto, numa biografia de 2017, Adam Selzer escreveu que a história de Holmes é «efectivamente uma nova lorota americana e, como todas as melhores mentiras, surgiu a partir de uma essência de verdade».

H. H. Holmes foi executado em 7 de Maio de 1896, pelo assassinato do amigo e cúmplice Benjamin Pitezel. Durante o seu julgamento do homicídio de Pitezel, H. H. Holmes confessou vários outros assassinatos.

Holmes era filho de Levi Horton Mudgett e Theodate Page Price, ambos descendentes dos primeiros colonos europeus na área. Por meio do seu avô paterno, Samuel Mudgett, foi descendente do Imperador Carlos Magno, sendo parente da actual Família Real britânica.

De acordo com o Most Evil 2007 sobre Holmes, o seu pai era um alcoólatra violento e a sua mãe era metodista. Ele alegou que, quando criança, os colegas o forçaram a ver e tocar um esqueleto humano depois de descobrirem o seu medo do médico local. Os bulligs inicialmente o levaram lá para assustá-lo, mas Erik Larson especula que ao invés disso ele ficou totalmente fascinado, e logo se tornou obcecado com a morte.

Holmes abriu um hotel em Chicago para a Exposição Universal de 1893. Ele foi finalmente apanhado em 1895 pelo detective Frank Geyer, da famosa agência Pinkerton, encarregado de investigar o desaparecimento de três crianças, filhas do então parceiro de Holmes, Benjamin Pitezel. Geyer solucionou o caso, o que levou ao julgamento e execução de Holmes. O detective escreveu um livro contando a sua história, “O Caso Pitezel-Holmes”.

Apesar de ter confessado a morte de 27 pessoas, apenas nove foram confirmadas. O caso foi notório na sua época, e recebeu publicidade através de uma série de artigos do jornal “William Randolph Hearst”.

Morbidamente, mantinha no porão de seu hotel um calabouço da morte, em que atraía as suas vítimas, anestesiando-as logo em seguida. Depois de abusar sexualmente das suas vítimas mulheres, matava-as, retirando a carne dos ossos e vendendo-os às faculdades de medicina.

Holmes chegou a Chicago alguns anos antes de se tornar um assassino em série. Ele trabalhava, então, numa farmácia cujo dono era um homem chamado E. S. Holton, que estava morrendo de cancro. Depois de Holton falecer, Holmes comprou a farmácia da então viúva do dono. Acontece que, além de assassino, Holmes era também um mau pagador das suas dívidas e, quando a viúva percebeu que não receberia o dinheiro da venda, procurou um advogado para ajudá-la a recuperar o estabelecimento. Misteriosamente, a viúva de Holton acabou por morrer.

Com a viúva fora de seu caminho, Holmes conseguiu comprar outro terreno em frente da farmácia, no qual começou a construir um edifício grande que viria a ser um hotel, teoricamente. A construção do hotel já era estranha por si só, uma vez que Holmes contratou e demitiu várias construtoras enquanto o edifício era edificado. Isso permitiu que somente Holmes tivesse noção de como era curiosa a estrutura como um todo. Quando o hotel finalmente ficou pronto, ele fez do andar térreo a farmácia que, nessa altura, já era sua. Em seguida, chamou o lugar como Hotel da Feira Nacional.

Interessado nos crimes de Holmes, foi revivido em 2003 por Erik Larson em “The Devil in the White City”, um best-seller de não ficção, que conta a história da Feira Anual e de Holmes.

Em 2004, o cineasta John Borowski realizou o primeiro documentário a filmar a vida inteira do médico torturador, intitulado “H. H. Holmes: America’s First Serial Killer” (“H. H. Holmes: O Primeiro Assassino em Série da América”) e um livro intitulado “The Strange Case of dr. H.H. Holmes” (“O Estranho Caso do dr. H.H. Holmes”), que contém a própria versão de Holmes, assim como outros materiais que datam da época do caso.

A série “Supernatural” dedicou a H. H. Holmes o episódio 6 da segunda temporada, chamado “No Exit”, onde mulheres loiras eram mortas num prédio pelo fantasma de Holmes.

Na série “Sherlock” há uma referência no episódio 2, da quarta temporada, em que o vilão tem um hospital que só ele sabe exactamente a planta pois contratou e demitiu diversos projectistas, exactamente como H. H. Holmes. O vilão Culverton Smith também faz uma referência directa sobre H. H. Holmes, questionando Sherlock se ele seria o seu irmão, pois tem o mesmo sobrenome.

Na quinta temporada de “American Horror Story”, um episódio chamado “Hotel” teve a história e o hotel construído por Holmes como inspiração. O personagem James March foi inspirado em H. H. Holmes.

O jogo “The Dark Pictures Anthology: The Devil in Me” é um drama interactivo de 2022, em que há a réplica do hotel e de Holmes.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...