
Nasceu em Buarcos no dia 1 de Janeiro de 1921, tendo iniciado a carreira literária enquanto estudante em Coimbra (1939/1942).
Distinguido com o Prémio Antero de Quental em 1951 e com o Prémio Camilo Pessanha em 1958, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1985, pelo Presidente da República.
Fez parte de várias tertúlias literárias, na companhia de Fernando Namora, João José Cochofel, Joaquim Namorado e Carlos Oliveira, tendo colaborado em variadíssimos jornais.
Colaborou também em programas radiofónicos e televisivos (1952/1963) na Emissora Nacional , no Rádio Clube Português e na Rádio Televisão Portuguesa. Foi júri de vários certames literários, tendo entrado para a Sociedade Portuguesa de Autores em 30 de Junho de 1954, precisamente cinquenta anos antes de falecer.
Escreveu muitas canções, interpretadas por artistas como Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, João Braga e Maria da Fé.
Foi autor de cerca de vinte livros, a maioria dos quais de poesia mas também alguns de contos.
Em 1969, fundou o Gabinete Português de Medalhística, tendo sido grande impulsionador do coleccionismo nesta área.
Na sua terra natal, Buarcos, existe uma rua com o seu nome.
-------
(Apesar de aturadas pesquisas, não foi encontrada nenhuma foto deste escritor)
(Apesar de aturadas pesquisas, não foi encontrada nenhuma foto deste escritor)
--------
Foto encontrada no site http://www.antoniocruz.net/mostrar/artes/musica/figueiradafoz/ quase dois anos depois, graças à informação de um visitante anónimo. Os meus agradecimentos.
2 comentários:
Olá,
existe uma foto de António Sousa Freitas (com entre 30 e 40 anos) aqui:
www.antoniocruz.net/mostrar/artes/musica/figueiradafoz/
Não lhe podendo agradecer mais directamente, deixo-lhe aqui no entanto os meus agradecimentos.
Gabriel de Sousa
Enviar um comentário