
Escreveu alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa. Algumas das suas obras foram mesmo adaptadas ao cinema.
Com 19 anos, inscreveu-se na Faculdade de Direito de Harvard que, pouco tempo depois, abandonou para se dedicar inteiramente à literatura. Em 1864, publicou anonimamente a primeira novela. No ano seguinte, publicou - já assinada, uma outra novela (The story of a Year).
Depois de uma viagem pela Europa (1869/70), que o levou a Inglaterra, França, Suiça e Itália, publicou o primeiro romance (Watch and Ward). De 1872 a 74, voltou a viajar pelo continente europeu, tendo escrito para um jornal as memórias dessas viagens.
Depois de alguns meses em Nova Iorque, regressou à Europa em 1875, onde conheceu escritores franceses célebres, como Flaubert, Zola, Maupassant e Daudet. Instalou-se então em Londres, dando começo a um dos períodos mais fecundos da sua carreira. Porém, apesar do sucesso dos seus livros, os proventos eram modestos e Henry James resolveu dedicar-se ao Teatro, o que acabou por ser um fracasso. Voltou ao romance, mas aplicando as técnicas que adquirira durante a sua curta carreira dramática.
Em 1915, desiludido com a atitude americana face à 1ª Grande Guerra Mundial, pediu e obteve a nacionalidade britânica. Sofreu dois ataques cardíacos em Dezembro desse mesmo ano e morreu em Fevereiro do ano seguinte, deixando dois manuscritos inacabados. A sua obra só atingiria a verdadeira glória após a sua morte.