
Tem como origem uma família judia russa, radicada nos Estados Unidos. Depois de ter servido no exército, quando da Segunda Guerra Mundial, dedicou-se à comédia “standup”.
Ganhou o Oscar de Melhor Argumento Original em 1968, com o filme “Primavera para Hitler”, sendo nomeado mais duas vezes em 1974. Tornara-se muito conhecido ao produzir, em parceria com Buck Henry, a série de televisão “Get Smart”, exibida no período de 1965 a 1970.
Recebeu duas nomeações para o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Actor - Comédia/Musical (1976 e 1977). Antes, em 1968, fora nomeado também como Melhor Argumentista.
A sua especialidade é parodiar os diversos géneros cinematográficos. Depois de satirizar os filmes de agentes secretos com o impagável “Get Smart”, a partir da década de 1970 Brooks faria o mesmo com os western, os filmes de terror, de aventura e de suspense, filmes bíblicos e de ficção de científica e mesmo com o cinema mudo.
Em 1991 fez uma tentativa de filme “sério” mas foi um fracasso, voltando ao seu estilo predilecto.
Em 2001 surgiu com a versão teatral do seu filme “The Producers” e conheceu de novo a fama ao ganhar um Prémio Grammy, doze “Tony Awards” e um “Emmy”.
Sem comentários:
Enviar um comentário