
Oriundo de uma família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não completou a licenciatura, alistando-se como voluntário durante a Primeira Guerra Mundial.
Começou a carreira literária em 1920 com “Este Lado do Paraíso”, romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu as portas de publicações de grande prestígio, como a Scribner's e o The Saturday Evening Post. O seu segundo romance "Os Belos e Malditos" foi publicado em 1922.
Mudou-se para França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre dos seus livros “O Grande Gatsby” (1925). Esta obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida na alta sociedade com uma importante e aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou “Suave é a Noite”, romance pungente que o autor considerava o seu melhor trabalho.
Com a saúde abalada pelo alcoolismo e por problemas psicológicos, com sérias dificuldades financeiras, Fitzgerald fixou-se em Hollywood, onde trabalhou como guionista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever o seu derradeiro livro “O Último Magnata”, publicado postumamente em 1941. Morreu na miséria. Tinha apenas 44 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário