
Ainda criança, seguiu cursos de ballet e participou em pequenos espectáculos para crianças e em operetas. Com 14 anos, iniciou os estudos de dança na Folkwang-Hochschule, em Essen. Formou-se em “Cena e Pedagogia da Dança” na Folkwang (1958).
Beneficiando de uma bolsa de estudos, esteve em Nova Iorque de 1959 a 1962, dançando na Juilliard School e na Metropolitan Opera House. Voltou depois para a Alemanha, actuando como solista no recém-formado Folkwang Ballet.
A partir de 1968 dedicou-se à coreografia e, em 1969, foi nomeada directora artística da secção de dança da Folkwang-Hochschule, onde iniciara os seus estudos. Manteve o cargo até 1973 e, de novo, entre 1983 e 1989. Em 1972 passou a dar também cursos de dança moderna.
Em 1973 foi contratada para dirigir o Wuppertal Tanztheater, baptizado posteriormente Tanztheater Pina Bausch. Três anos mais tarde rompeu com as formas convencionais da dança, experimentando novas formas, contraposições estéticas, repetições propositadas e uma linguagem corporal fora de comum para a época.
Conhecida principalmente por contar histórias através da dança, as suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente com eles. Várias delas estão relacionadas também com cidades de todo o mundo, já que ela retirava muitas ideias das tournées que fazia, para aplicar nos seus trabalhos.
Entre os seus temas recorrentes estavam as interacções entre o masculino e o feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme “Fale com ela”, Pina Bausch aparece numa bela sequência de dança (2001).
Em 1979 foi convidada para o Théâtre de la Ville de Paris, onde apresentou mais de trinta espectáculos entre os quais numerosas criações mundiais.
Em 2004 recebeu o Prémio Nijinski do Melhor Coreógrafo para homenagear a sua carreira; em 2007 foi agraciada com o Prémio Quioto e com um Leão de Ouro no Festival de Dança de Veneza; em 2008 ganhou o Prémio Goethe.
Pina Bausch foi igualmente a heroína de Federico Fellini no filme “E la nave va” (1982), onde interpretou o papel de uma princesa cega.