segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

18 DE FEVEREIRO - MILOŠ FORMAN


EFEMÉRIDE - Miloš Forman, de seu verdadeiro nome Jan Tomáš Forman, cenarista e realizador checo, nasceu em Čáslav no dia 18 de Fevereiro de 1932. Morreu em Danbury, em 14 de Abril de 2018.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1968 e adquiriu a cidadania norte-americana em 1977. Dois dos seus filmes, “Voo por cima de um ninho de cucos” (1975) e “Amadeus” (1984) estão entre os mais célebres filmes da história do cinema e deram-lhe o Oscar de Melhor Realizador. Os dois filmes, ao todo, ganharam 13 Oscars.
Durante a ocupação nazi, o pai foi preso por distribuir livros proibidos e morreu em Buchenwald (1944). A mãe morreu em Auschwitz, em 1943.
Forman viveu com parentes durante a Segunda Guerra Mundial.  Tem um irmão, Pavel Forman, doze anos mais velho, um pintor checo que também emigrou, para a Austrália.
Estudou na Universida Pública e ingressou depois na escola de cinema de Praga.
A primeira realização de Forman foi o documentário “Audition”. Realizou várias comédias na Checoslováquia. No entanto, durante a Primavera de Praga e a consequente invasão de 1968, ele estava em Paris, a negociar a produção do seu primeiro filme americano.
O estúdio checo, com quem trabalhava, demitiu-o, alegando que ele estava fora do país ilegalmente. Mudou-se então para Nova Iorque, onde mais tarde se tornou professor de cinema na Columbia University e co-presidente do departamento da Columbia Pictures.
Em 1985, chefiou o Festival de Cannes. Presidiu a cerimónia de entrega dos Césars em 1988. Em 1997, recebeu o Globo de Cristal, prémio atribuído pela sua contribuição artística excepcional para o mundo de cinema, no Karlovy Vary International Film Festival.
Entre os muitos filmes que realizou, salientam-se: “Amores de uma Loira”, importante películas da história do cinema da Checoslováquia, premiado no Festival de Veneza e em vários outros festivais de cinema, sendo ainda nomeado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1967; “O Baile dos Bombeiros”,  uma co-produção da Checoslováquia com a Itália, sendo o seu primeiro filme colorido, nomeado também para os Oscars;  Taking Off”, que venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes de 1971; e  Hair”, baseado num musical de culto da Broadway.
Em Setembro de 2017, a Cinemateca Francesa consagrou-lhe uma retrospectiva dos seus filmes.
Miloš Forman era membro de honra do Clube de Budapeste. Em 2018, uma praça de Praga foi baptizada com o seu nome.
A primeira esposa de Forman foi uma checa, actriz de cinema, Jana Brejchová. Divorciaram em 1962. Forman teve filhos gémeos com a sua segunda esposa, a actriz checa Věra Křesadlová. Ambos os filhos, nascidos em 1964, são actores de teatro. Este casamento durou 35 anos. Forman casou-se uma terceira vez, com Martina Zbořilová, com quem teve igualmente dois filhos gémeos. Faleceu aos 86 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...