sábado, 9 de fevereiro de 2019

9 DE FVEREIRO - BENEDICT KIELY


EFEMÉRIDE - Benedict Kiely, escritor e jornalista literário irlandês, morreu em Dublin no dia 9 de Fevereiro de 2007. Nascera em Omagh, Irlanda do Norte, em 15 de Agosto de 1919.
Em 1920, a família Kiely mudou-se par Gallows Hill, zona que viria a ser uma inspiração permanente para Benedict.
Na adolescência, Kiely começou a sentir o desejo de se tornar escritor. Tinha grande interesse pelo trabalho de Bernard Shaw, HG Wells e Johnathan Swift. Em 1936, depois de completar a sua educação na Mount St. Columba Christian Brothers School, em Omagh, Kiely foi trabalhar como secretário na estação de correios de Omagh, mas percebeu logo que aquele lugar não lhe proporcionaria a vida de literato que tanto desejava. Por isso, na Primavera de 1937, deixou os correios e começou uma vida nova em Emo Park, Condado de Laois, onde decidiu receber ensinamentos para se tornar padre jesuíta.
A sua vida como jesuíta não estava, porém, destinada a realizar-se. Exactamente um ano depois, em 1938, Kiely sofreu uma séria lesão na coluna vertebral, que resultou numa longa permanência no Cappagh Hospital, em Finglas, Dublin. Durante a sua estadia no hospital, Kiely teve muito tempo para pensar sobre o caminho que a sua vida tomara e sobre aquele que poderia vir a tomar. Percebeu igualmente que nunca seria um verdadeiro religioso e por isso abandonou a aprendizagem para padre jesuíta.
Quando saiu do hospital em 1939, Kiely voltou a Omagh, para recuperar do seu problema de coluna. No ano seguinte, começou a trabalhar como jornalista em part-time no jornal “The Weekly Standard”. Em 1943, licenciou-se em História e Letras na National University.
Em Julho de 1944, casou com Maureen O'Connell. Deste casamento nasceram quatro filhos. Em 1945, começou a trabalhar para o “Irish Independent”, onde foi jornalista, escritor e crítico. Em 1950 (então com 30 anos e pai de quatro filhos), juntou-se á equipa do “Irish Press” como editor literário.
Em 1964, mudou-se para os E.U.A., onde foi um escritor residente da Emory University, professor visitante da University of Oregon, e escritor residente no Hollins College. Passou três anos nestas três instituições.
Em 1968, voltou à Irlanda, depois de ter passado quatro anos na América.
Em 1996, Kiely foi nomeado “Saoi de Aosdána”, a maior honra dada pelo Arts Council of Ireland.
Kiely continuou a receber aclamações pelo que escrevia (uma carreira que desenvolveu durante mais de seis décadas), recebendo o Prémio de Literatura da Irish Academy of Letters, sendo um dos mais conhecidos escritores irlandeses.
Em Agosto de 1999, visitou Omagh para celebrar o seu 80º aniversário, sendo aproveitada a ocasião para descerrar uma placa no exterior da casa da sua infância, na zona de Gallows Hill. Em Outubro de cada ano, em Omagh, um evento chamado “The Benedict Kiely Literary Weekend” celebra também o escritor.
De acordo com as notícias da RTE (Televisão Pública da Irlanda), Kiely faleceu no St. Vincent's Hospital em Dublin. Tinha 87 anos. Estava seriamente doente nos dias que antecederam a sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...