terça-feira, 27 de agosto de 2019

27 DE AGOSTO - BARBARA BACH


EFEMÉRIDE - Barbara Bach, de seu verdadeiro nome Barbara Goldbach, ex-modelo e actriz norte-americana, bond-girl e esposa do ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr, nasceu em Nova Iorque no dia 27 de Agosto de 1947
Foi uma adolescente admiradora de Ray Charles e de Bob Dylan e capitaneou a equipa de basquetebol da sua escola secundária. A partir dos 17 anos. tornou-se uma modelo de sucesso, nos Estados Unidos e na Europa, aparecendo em capas de revistas como: “Elle”, “Vogue” e “Playboy”. 
Baseada na Europa desde o final dos anos 1960, com o seu primeiro marido, o empresário italiano Augusto Gregorini, que conheceu numa viagem de avião para Roma em 1966, lançou-se no cinema em 1971, com um pequeno papel no filme de horror-erótico “La Tarantola dal ventre nero”. Seguiu-se a participação em outros filmes em Itália, tornando-se mais famosa naquele país como estrela de cinema do que como modelo.  Em 1975, separou-se do marido e voltou para os Estados Unidos, com os dois filhos pequenos e com o fito de voltar a trabalhar como modelo. 
Dois anos depois, conseguiu fama como bond-girl de “007, O Espião Que Me Amava”, terceiro filme da série de James Bond com Roger Moore, que a transformaria em sex-symbol internacional. O escritor e crítico de cinema americano John Simon, celebrado pela sua erudição, cultura e longevidade na profissão, mas criticado pelo seu estilo agressivo e irascível, considerou Barbara Bach como «provavelmente a mais linda mulher já vista no universo de James Bond». Ela, pelo seu lado, nunca se impressionou, considerando James Bond «um porco chauvinista que usa as mulheres para se proteger das balas».
No ano seguinte, estrelou com Robert Shaw e Harrison Ford o thriller de guerra “Os Canhões de Navarone”, mas a sua carreira de filmes de sucesso acabou aí. Depois de fazer “The Humanoid”, um filme menor de ficção-científica, foi recusada para o papel de Tiffany Welles na série de TV “As Panteras”.
Em 1980, conheceu Ringo Starr durante as filmagens da comédia pré-histórica “Caveman”, depois de o ter visto - de longe - 15 anos antes no Shea Stadium, durante a histórica apresentação dos Beatles em Nova Iorque. Casaram-se em Abril de 1981, cinco meses após a morte de John Lennon. 
Participou nos anos seguintes em diversos videoclipes e gravações de Ringo e, com ele, estrelou a mini-série “Princess Daisy”, na NBC, em 1983. O seu último filme foi “Give My Regards to Broad Street” (1984) com Ringo e Paul McCartney, um musical baseado na obra fonográfica de McCartney com o mesmo nome. 
Diplomada em Psicologia pela UCLA em 1993, Barbara abandonara definitivamente o cinema no meio da década de 1980. Hoje, dirige uma fundação, juntamente com o marido, a Lotus Foundation, dedicada à caridade. É vegetariana, bem assim como Ringo. Além de inglês, fala fluentemente italiano, francês e espanhol. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...