sexta-feira, 9 de agosto de 2019

9 DE AGOSTO - FAFÁ DE BELÉM


EFEMÉRIDE - Fafá de Belém, de seu verdadeiro nome Maria de Fátima Palha de Figueiredo, cantora, compositora e actriz luso-brasileira, nasceu em Belém no dia 9 de Agosto de 1956. Fafá ganhou reconhecimento público em 1975, quando a canção “Filho da Bahia” fez parte da banda sonora da telenovela “Gabriela”. Em Outubro de 2011, foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal.
Fafá pertence a uma família da classe média-alta do nordeste brasileiro e, desde a infância, destacou-se nas reuniões familiares com a sua voz afinada. Na adolescência, já gostava de música e - em parceria com amigos - fez alguns espectáculos em bares e casas nocturnas, fugindo mesmo de casa para os realizar.
Em 1973, conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo Quinteto Violado e especialista musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por ele, apresentou-se em alguns locais no Rio de Janeiro, Salvador e Belém.
Em 1973, estreou-se como actriz no musical “Tem Muita Goma no meu Tacacá”, que satirizava o cenário político da época. Em 1974, esteve também na peça “Os Sete Gatinhos”. Em 1975, iniciou a sua carreira como cantora, ao assinar com a Polydor Records e lançou o seu primeiro sucesso, “Filho da Bahia”, que deu brado nas rádios. A canção, gravada exclusivamente para a banda sonora da novela “Gabriela”, também originou um clipe no programa “Fantástico”, da mesma emissora. Ainda nessa época, lançou o primeiro compacto, que continha as canções “Naturalmente” (de Caetano Veloso e João Donato) e “Emoriô” (de Gilberto Gil e João Donato). O disco, “Tamba-Tajá”, foi lançado em 1976 e mostrou um repertório ecléctico, mas essencialmente brasileiro. O álbum teve excelente aceitação da crítica e do público.
O seu trabalho em “Água”, em 1977, vendeu mais de cem mil cópias. No ano seguinte, surgiu “Banho de cheiro”, com destaque para, entre outras canções, “Dentro de mim mora um anjo”, “Maria Solidária” (Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Moça do Mar”. Conquistou ao longo da carreira muitos fãs, tendo como marcas registadas a apresentação descalça e interpretações intensas. Em 1979, lançou o seu maior sucesso até hoje, a canção “Sob medida” (Chico Buarque).
Fafá de Belém é uma artista consagrada e reconhecida tanto no Brasil como no estrangeiro, principalmente em Portugal, onde tem imensa popularidade. É aclamada e acarinhada pelos portugueses, que a consideram um ícone e uma verdadeira embaixadora da música brasileira, chamando-lhe A Cantora Brasileira mais Portuguesa do Brasil.
Em 1980, participou no especial “Mulher 80” (Rede Globo), um dos momentos marcantes da televisão brasileira. O programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Rita Lee, Elis Regina e Gal Costa, com participações especiais das actrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram a série “Malu Mulher”. Ainda em 1980, lançou o disco “Crença”, com destaque para a faixa-título (de Milton Nascimento e Márcio Borges) e as canções “Bicho homem” (Milton Nascimento e Fernando Brant), e “Para um amor no Recife” (Paulinho da Viola). Poucos meses após o nascimento da filha, posou seminua para a extinta revista “Status Plus”, numa entrevista com Tom Jobim, mostrando toda a sua boa forma. Em 1982, Fafá tornou-se ainda mais famosa pela interpretação de duas canções: “Bilhete” (Ivan Lins e Vítor Martins), da banda sonora da novela “Sol de Verão”, e “Nos bailes da vida” (Milton Nascimento e Fernando Brant).
Fafá de Belém participou activamente em todos os 32 comícios realizados pelo movimento das Directas-Já. Cantou de forma magistral e muito original, o “Hino Nacional Brasileiro”. Esta interpretação, diante de uma multidão que clamava pela redemocratização do país, foi muito contestada pela Justiça, mas ao mesmo tempo foi ovacionada e aclamada pelo público. Durante a campanha pelas eleições directas, no final das suas apresentações, Fafá soltava uma pomba branca, gesto que se tornou símbolo do movimento e transformou a mesma na musa das Directas.
Em 1984, transferiu-se para a editora independente Som Livre. O disco que marca a sua estreia na nova gravadora tinha o seu nome. No repertório deste, destaque para as canções “Menestrel das Alagoas” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Você em minha vida” (Roberto e Erasmo Carlos), e “Promessas” (Tom Jobim e Newton Mendonça). Esta última foi o tema de abertura da última novela de Janete Clair, “Eu Prometo”.
Fafá deu um novo rumo à sua carreira, que foi bastante criticado pelos mais conservadores. Ela passou a incluir, no seu repertório, géneros mais populares, como o sertanejo, a brega e principalmente a lambada, apesar de nessa década se ter consagrado como cantora romântica, de timbre grave, forte, quente, encorpado e sedutor. Alheia às críticas, conseguiu sucessos atrás de sucessos. Prosseguiu nesse caminho com “Atrevida” (1986), que vendeu mais de 500 mil cópias, “Meu homem” e o samba-enredo “Rei no bagaço coisas da vida”.
No ano seguinte, lançou “Grandes amores”, cujo maior sucesso foi a canção “Meu dilema”. Depois, voltou à Polygram, onde publicou o também criticado “Sozinha”, com destaque para “Meu disfarce”.
Em 1992, gravou em Portugal o disco “Meu Fado”. Seguiram-se os discos “Do Fundo do Meu Coração” (1993) e “Cantiga Para Ninar Meu Namorado” (1994). Em 1996, “Pássaro Sonhador” foi um grande sucesso em Portugal. Seguiu-se o álbum “Coração Brasileiro” em 1998.
Na década de 2000, lançou “Maria de Fátima Palha Figueiredo”, com diversas canções românticas da Música Popular Brasileira e ainda várias regravações.
Em 2007, lançou “Fafá de Belém ao vivo”, o seu primeiro DVD, na gravadora EMI.
Mais recentemente, aceitou o desafio de voltar a ser actriz e foi a personagem Ana Luz, na telenovela da Rede RecordCaminhos do Coração”. Em 2012, Fafá fez parte do júri da última temporada do programa “Ídolos”, exibido no mesmo canal.
No ano de 2015, “Do tamanho certo para o meu sorriso” marcou os seus 40 anos de carreira, lançado após 10 anos sem gravar em estúdio. Recebeu o Prémio de Melhor Álbum de Música Popular.
Em 2013, Fafá de Belém pediu a nacionalidade portuguesa (dupla nacionalidade). A cantora, sempre demonstrara o carinho que tem por Portugal, não só por ser proveniente de uma família de portugueses, mas também pelo sucesso e popularidade que aqui disfruta, sendo considerada uma das melhores cantoras brasileiras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...