terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

1 DE FEVEREIRO - SARA TAVARES

EFEMÉRIDE - Sara Alexandra Lima Tavares, cantora e compositora portuguesa com ascendência cabo-verdiana, nasceu em Lisboa no dia 1 de Fevereiro de 1978. A música que ela interpreta é definida como world music.

Sara ganhou a final da 1ª edição (1993/1994) do concurso “Chuva de Estrelas” da SIC, onde interpretou um tema de Whitney Houston.

Foi convidada por Rosa Lobato de Faria para participar no Festival RTP da Canção de 1994 com a canção “Chamar a Música”. A canção recebeu o máximo de pontuação de todos os jurados, ganhando assim um lugar no Festival Eurovisão da Canção de 1994, onde alcançou a 8ª posição.

Em 1996, editou o seu primeiro disco que contou com a colaboração do coro Shout. Dá a voz à música “Longe do Mundo” (uma adaptação de “God Help The Outcasts”), para o filme da Disney, “O Corcunda de Notre-Dame”, que viria a merecer uma menção honrosa da Disney como a melhor versão internacional.

Na Expo’98, Sara Tavares participou no espectáculo de tributo a Gershwin, ao lado da Rias Big Band Berlin. Colaborou, entretanto, no grande sucesso da banda Ala dos Namorados, “Solta-se o Beijo”.

Em 1999, editou o álbum “Mi Ma Bô”, um disco mais maduro e com mais ligação às suas raízes.

Grava “Saiu Para A Rua” para o disco de tributo a Rui Veloso, editado em 2000. No ano seguinte, colabora com Nuno Rodrigues no disco “Canções de Embalar”. Colabora com Joy Denalane ca canção “Vier Frauen” de 2002.

Em 2003, colabora com Júlio Pereira no disco “Faz de Conta”. Grava uma nova versão de “Nova Feira da Ladra” de Carlos do Carmo. Em 2005, colabora com a Filarmónica Gil.

O álbum Balancê”, editado pela World Connection, em Novembro de 2005, foi considerado um dos melhores álbuns do ano por parte da critica, tendo alcançado o disco de ouro. Com a canção “Bom Feeling” dá a cara pelo Millenium BCP. Através da campanha, num investimento de 3 milhões de euros, 40 mil CDs da cantora foram distribuídos aos clientes do banco.

Retoma a colaboração com Júlio Pereira em 2007. Colabora também com Tiago Bettencourt e Uxia. Em 2008, lança o DVD “Alive in Lisboa”. No ano de 2009, regressa aos originais com o álbum “Xinti”.

Grava “The Most Beautiful Thing” com Nelly Furtado. Colabora em discos de Buraka Som Sistema, Luiz Caracol, Carlão, António Chainho e Richie Campbell.

Em 2016, mostra Coisas Bunitas”, que antecede o seguinte disco de originais da cantora.

Em 2021, revelou publicamente que, aos 24 anos, percebeu que era bissexual.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...