segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

31 DE JANEIRO - MINNIE DRIVER

EFEMÉRIDE - Minnie Drive, de seu nome original Amelia Fiona J. Driver, actriz, cantora e compositora britânica, nasceu em Londres no dia 31 de Janeiro de 1970.

Filha de Ronnie Driver e de sua esposa Gyanor. Chamou atenção do público pela primeira vez quando interpretou o papel principal em “Circle of Friends”. Foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante pela sua performance no filme de 1997 “Good Will Hunting”. Também é lembrada pelo papel da Bond Girl Irina, em “GoldenEye” (1995). Namorou o actor Matt Damon durante as rodagens do filme “Gênio Indomável”.

Em 2003 e 2004, teve um notável papel na série “Will & Grace” como Lorraine Finster, a vingativa filha do amante de Karen Walker (Megan Mullally), interpretado por John Cleese.

Driver também trabalhou em várias animações, incluindo a versão da Disney de “Tarzan”, de 1999, e a dobragem da versão inglesa do megahit japonês “Princess Mononoke” também de 1999.

Em 12 de Março de 2007, Driver fez o seu regresso à televisão estrelando, junto com Eddie Izzard, em “The Riches”, do FX Network, sobre uma família de artistas vigaristas vivendo no subúrbio.

Driver é filha de pais com ascendência inglesa, irlandesa, escocesa, italiana e francesa. Ela foi criada em Barbados e educada na escola de Bedales, próxima de Petersfield, Hampshire, Inglaterra, e na Academia de Artes Dramáticas Webber Douglas, em Londres. Antes do sucesso como actriz, Driver era membro de uma banda chamada Puff, Rocks and Brown. A banda chegou a assinar contrato com a Island Records, mas terminou sem nenhum lançamento.

Ela começou um discreto retorno à música em 2000. Em 2004, assinou contratos de gravação com a EMI e a Rounder Records, e apresentou-se na SX’W. O produtor canadiano Colin Craig auxiliou no lançamento de “Everything I’ve Got in My Pocket”, que atingiu o 34º lugar no Reino Unido, e num segundo single, “Invisible Girl” que chegou ao 68º lugar. O álbum “Everything I’ve Got in My Pocket” chegou a ser o 44º nas tabelas britânicas, ultrapassando um grupo que incutia The Wallflowers e a banda de Pete Yorn. Driver escreveu várias das oito canções do álbum e também fez um cover de Hungry Heart”, do álbum “The River” de Bruce Springsteen. Em 2004, Minnie fez os shows de abertura dos Finn Brothers, durante a parte britânica da tournée do grupo.

Em 2004, Driver interpretou Carlotta Giudicelli no filme “O Fantasma da Ópera” de Joel Schumacher. Devido às exigências vocais do papel, Driver foi o único membro do elenco a ter a voz dobrada. Entretanto, é a sua voz real que aparece em “Learn to be Lonely”, uma canção escrita por Andrew Lloyd Webber especificamente para a versão em filme de seu musical (é a canção que toca durante os créditos finais do filme).

Driver lançou o seu segundo álbum, intitulado “Seastories, em 17 de Julho de 2007. Possui 12 faixas e foi produzido por Marc “Doc” Dauer, que também produziu “Everything I’ve Got in My Pocket”. Os cantores/compositores Ryan Adams e Liz Phair estão entre os colaboradores do álbum.

Driver é fã do Chelsea FC.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...