terça-feira, 21 de novembro de 2023

21 DE NOVEMBRO - JACQUES LAFFITE

EFEMÉRIDE - Jacques-Henri Marie Sabin Laffite, automobilista francês, que disputou a Fórmula 1 de 1974 até 1986, nasceu em Paris no dia 21 de Novembro de 1943.

Laffite estreou-se na Fórmula 1 em 1974 pela Iso Marlboro, equipa dirigida por Frank Williams. No ano seguinte, competiu para a mesma equipa, chamada agora Williams, ficando em 2º lugar no Grande Prémio da Alemanha, disputado em Nürburgring.

Em 1976, mudou para a equipa francesa Ligier, conseguindo 20 pontos e um pódio no Grande Prémio da Itália. A sua primeira vitória foi no Grande Prémio da Suécia de 1977.

A temporada de 1979 abriu com duas vitórias de Laffite nos primeiros dois GPs, na Argentina e no Brasil, colocando o piloto francês pela primeira vez na liderança do campeonato; porém, com o abandono em Long Beach, perderia para o canadiano Gilles Villeneuve da Ferrari.

O piloto do carro azul número 26 recuperaria novamente a ponta com o 2º lugar na Bélgica; porém foi só isto e, nas etapas seguintes, não conseguiu alcançá-la.

Por falta de recursos financeiros, não foi suficiente para a pequena equipa francesa enfrentar as mais bem estruturadas: Ferrari, Williams, Brabham e Renault. Laffite conseguiu como melhor colocação ao fim do campeonato a 4ª posição nos campeonatos de 1979, 1980 e 1981.

Em 1981, com os motores Matra V12, ele chegou à última corrida em Las Vegas disputando o título com o argentino Carlos Reutemann, da Williams, e com Nelson Piquet, da Brabham. Uma troca de pneus acabou tirando as suas chances e o título foi para o brasileiro.

Pelo 7º ano seguido, continuou na equipa azul, mas o melhor que consegue foi o 3º lugar no GP da Áustria e apenas 5 pontos no total, terminando em 18º na geral. No final da época, decide sair da equipa, indo para a Williams do seu amigo Frank.

Disputou as temporadas de 1983 e 1984 pela equipe Williams, mas não obteve sucesso. Em 1983, a equipa tinha apenas o antigo motor Ford Cosworth aspirado, para enfrentar os possantes motores turbo, apenas na última etapa é que a equipa consegue o desejado Honda Turbo. No retorno à equipa, fez 11 pontos e o 11º lugar na classificação.

No ano seguinte, os novos motores japoneses revelaram-se muito frágeis para resistir às corridas. Além disso, o primeiro piloto, o finlandês Keke Rosberg, recebia tratamento preferencial na equipa. Com tudo isso, marcou 5 pontos e o 14º na final.

Voltou à equipa Ligier em 1985 e com os potente motores Renault Turbo e obteve três pódios, sendo dois 3ºs nos GPs: Grã-Bretanha e Alemanha e o 2º lugar na Austrália e o 9º na classificação final com 16 pontos.

Mais dois pódios em 1986: Brasil e Estados Unidos. Naquele ano, ele vinha a fazer uma temporada muito boa, mas sofreu um acidente na largada do Grande Prémio da Grã-Bretanha e fracturou os dois pés, obrigando-o a parar de correr na Fórmula 1 encerrando com 14 pontos e o 8º lugar na classificação geral (naquela corrida, Laffite igualaria a marca de 176 Grande Prémios do inglês Graham Hill).

Recuperou dos ferimentos e competiu mais tarde em carros de turismo. É agora um comentador de televisão para o canal francês TF1.

Laffite competiu em 176 GPs, tendo 6 vitórias, 32 pódios, 7 pool positions, 6 voltas mais rápidas e 228 pontos totais.

As vitórias firam conseguidas foram: 1977 - Suécia; 1979 - Argentina e Brasil; 1980 - Alemanha; e 1981 – Áustria e Canadá.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...