segunda-feira, 12 de agosto de 2024

12 DE AGOSTO - ENRIQUE CAMPOS MENÉNDEZ

EFEMÉRIDE - Enrique Campos Menéndez, escritor chileno, nasceu em Punta Arenas no dia 12 de Agosto de 1914. Morreu em Santiago, em 12 de Junho de 2007. Ganhou o Prémio Nacional de Literatura do Chile em 1986.

Menéndez era filho de Francisco Campos Torreblanca e de Maria Menéndez Behety. Fez os seus estudos no Colégio Salesiano San José, na sua cidade natal, na Europa e, finalmente, na Faculdade de Economia da Universidade de Buenos Aires.

Menéndez foi eleito em representação da província de Cautín (1949/1953 e 1953/1957) pelo Partido Liberal.

Foi presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes. Ele era um companheiro próximo da ditadura militar de Augusto Pinochet, que também era seu amigo pessoal.

Em 1976, foi nomeado membro da Academia Chilena de Línguas. Dirigiu o filme “Largo Viaje” em parceria com um produtor espanhol.

Foi nomeado director de Bibliotecas, Arquivos e Museus (1977/1986), período durante o qual o Palácio da Corte Real foi reformado para que pudesse ser ocupado pelo actual Museu Histórico Nacional. Além disso, com o apoio do PNUD, fez uma análise dos museus do Chile. Foram estabelecidas a Coordenação Nacional de Museus, o Centro Nacional de Conservação e Restauração e a Coordenação Nacional de Bibliotecas Públicas. A rede de bibliotecas públicas também foi ampliada e a Biblioteca Nacional tornou-se chefe da Rede Nacional de Informação Bibliográfica.

Em 1986, recebeu o Prémio Nacional de Literatura do Chile, no mesmo ano em que foi nomeado embaixador do Chile em Espanha.

Faleceu em 2007, aos 92 anos de idade, de parada cardíaca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...