segunda-feira, 5 de agosto de 2024

5 DE AGOSTO - ARTEM MIKOYAN

EFEMÉRIDE - Artem Mikoyan, engenheiro aeronáutico arménio, que trabalhou na antiga União Soviética, nasceu em Sanahin no dia 5 de Agosto de 1905. Morreu em Moscovo, em 9 de Dezembro de 1970.

Em parceria com Mikhail Gurevich, projectou os famosos caças MiG.

Os primeiros projectos do pós-guerra baseavam-se em trabalhos domésticos, bem como em caças a jacto alemães capturados e em informações fornecidas pela Grã-Bretanha ou pelos Estados Unidos.

Em 1946, os projectistas soviéticos ainda estavam a ter problemas para aperfeiçoar o motor a jacto BMW 109-003 de fluxo axial projectado na Alemanha - os projectos do turbojato BMW 109-003 foram apreendidos pelas forças soviéticas da fábrica de Basdorf-Zühlsdorf perto de Berlim e do Obras centrais perto de Nordhausen.

A produção do 003 foi estabelecida no “Outubro VermelhoGAZ 466 (Gorkovsky Avtomobilny Zavod, ou Fábrica de Automóveis Gorky) em Leningrado, onde o motor a jacto 003 foi produzido em massa a partir de 1947 sob a designação RD-20 (reactivnyi dvigatel, ou “unidade a jacto”).

Os novos projectos de fuselagem soviética dos seus escritórios de projecto e os projectos de asas quase sónicas ameaçavam ultrapassar o desenvolvimento dos motores a jacto necessários para movê-los.

O ministro da Aviação soviético Mikhail Khrunichev e o projectista de aeronaves Alexander Sergeyevich Yakovlev sugeriram a Joseph Stalin que a URSS comprasse motores a jacto avançados dos britânicos. Diz-se que Stalin respondeu: «Que idiota nos venderá os seus segredos?». No entanto, ele deu a sua aprovação à proposta, e Artem Mikoyan, projectista de motores Klimov e outros oficiais viajaram para o Reino Unido para solicitar os motores. Para espanto de Stalin, o governo trabalhista britânico e o seu ministro do Comércio pró-soviético, Sir Stafford Cripps, estavam dispostos a fornecer informações técnicas e uma licença para fabricar o motor a jacto de fluxo centrífugo Rolls-Royce Nene. Este motor foi submetido a engenharia reversa e produzido em forma modificada como o motor a jacto soviético Klimov VK-1, mais tarde incorporado ao MiG-15 (Rolls-Royce mais tarde tentou reivindicar £ 207 milhões em taxas de licença, mas sem sucesso).

Nesse ínterim, em 15 de Abril de 1947, o Conselho de Ministros emitiu o decreto 493-192, ordenando que o Mikoyan OKB construísse dois protótipos para um novo caça a jacto. Como o decreto previa os primeiros voos em Dezembro do mesmo ano, os projectistas da OKB-155 recorreram a um projecto anterior problemático, o MiG-9 de 1946.

O MiG-9 usava um par do Soviete RD-20 cópias do BMW 003 por sua potência, que se mostrou pouco confiável, com o design de asa reta da fuselagem sofrendo de problemas de controlo.

O protótipo Mikoyan-Gurevich I-270, pós-guerra, era um caça de defesa pontual movido a foguete e “asas rectas” baseado em exemplos capturados e na documentação do nunca produzido alemão Messerschmitt Me 263, que teve alguma influência nos projectos futuros de caças a jacto MiG. Graças ao MiG OKB, o primeiro projecto de aeronave soviética de asas inclinadas de qualquer tipo em 1945; pesquisas de asa inclinadas e documentos alemães capturados permitiram que aos soviéticos desenvolver o projecto de protótipo para o caça MiG-15 de jacto único, o I-310. Com a versão Klimov VK-1 do motor a jacto, esse projecto tornou-se no MiG-15 produzido em massa, que voou pela primeira vez em 31 de Dezembro de 1948, cerca de quinze meses após o primeiro protótipo do seu homólogo americano de asas em delta, o XP-86 Sabre que voou primeiro. Apesar de suas origens mistas, esta aeronave teve excelente desempenho e formou a base para uma série de caças futuros.

O MiG-15 foi originalmente planeado para interceptar bombardeiros americanos, como o B-29 Superfortress, e foi até avaliado em simulações de combate ar/ar com ex-bombardeiros B-29 dos EUA, bem como com o B-29 E, posterior cópia, o Tupolev Tu-4.

Uma variedade de variantes do MiG-15 foi construída, mas a mais comum era o treinador de dois lugares MiG-15UTI. Mais de 18 000 MiG-15s foram finalmente fabricados, depois vieram o MiG-17 e o MiG-19.

Os MiG-15s foram os jactos usados ​​durante a Guerra da Coreia pelas forças comunistas, e “MiG Alley” foi o nome dado pelos pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos à porção noroeste da Coreia do Norte, onde o rio Yalu desagua no Mar Amarelo. Durante a Guerra da Coreia, foi o local de numerosas batalhas aéreas entre os caças americanos e os das forças comunistas, especialmente da União Soviética. O F-86 Sabree e os caças Mikoyan-Gurevich MiG-15 de construção soviética foram as aeronaves usadas durante a maior parte do conflito, com o apelido da área derivado do último. Por ter sido o local das primeiras batalhas aéreas jacto-contra-jacto em grande escala, MiG Alleyy é considerado o berço do combate de caça a jacto.

A partir de 1952, Mikoyan também projectou sistemas de mísseis especialmente adequados para a sua aeronave, como o famoso MiG-21. Ele continuou a produzir lutadores de alto desempenho durante as décadas de 1950 e 1960.

Ele foi premiado duas vezes com a mais alta honraria civil, o Herói do Trabalho Socialista e foi deputado em seis Soviete Supremo.

Após a morte de Mikoyan, o nome do escritório de design foi alterado de Mikoyan-Gurevich para simplesmente Mikoyan. No entanto, o designador permaneceu MiG. Muitos outros designs vieram do bureau de design, como o MiG-23, o MiG-29 e o MiG-35 e variações.

Depois de sofrer um derrame cerebral em 1969, Mikoyan faleceu no ano seguinte e foi sepultadp no cemitério Novodevichy em Moscovo.

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