quarta-feira, 1 de outubro de 2025

1 DE OUTUBRO - JEAN-PIERRE JABOUILLE

EFEMÉRIDE - Jean-Pierre Alain Jabouille, automobilista francês de Fórmula 1, nasceu em Paris no dia 1 de Outubro de 1942. Morreu em 2 de Fevereiro de 2023.

Jabouille foi um dos últimos de uma classe de pilotos de Fórmula 1 que foi também engenheiro.

Ele iniciou a sua carreira na Fórmula 3 francesa, em 1967 e continuou em 1968.

Em 1969, foi contratado como piloto de testes pela Alpine, participando em algumas corridas de Fórmula 2 e de automóveis desportivos.

Em 1973, foi co-piloto de um Matra nas 24 Horas de Le Mans, terminando em terceiro lugar e repetindo esta proeza em 1974, quando também venceu a corrida de Fórmula 2 em Hockenheim, e terminou como segundo colocado na série European 2-litre pela Alpine. Ele também fez a sua primeira participação na Fórmula 1, não conseguindo a qualificação com uma Williams para o Grande Prémio da França e com um Surtees, para o Grande Prémio da Áustria.

Em 1975, Jabouille rompeu o seu contrato com a Alpine e voltou à Fórmula 2 pela Elf. Terminou o campeonato na vice-liderança atrás de Jacques Laffite. Nesse mesmo ano, foi chamado pela Tyrrell para participar numa única corrida de Fórmula 1, no Grande Prémio da França, acabou completando o seu primeiro Grande Prémio na décima-segunda posição.

Em 1976, concentrou-se na Fórmula 2, conseguindo finalmente o título da competição e, para 1977, assinou contrato com a Renault para desenvolver o seu novo motor turbo 1.5l de Fórmula 1. O automóvel RS01 fez a sua estreia no Grande Prémio da Grã-Bretanha de 1977, mas no início o motor turbo (o primeiro na Fórmula 1) era frágil e sofria de graves falhas, que o tornava difícil de pilotar em circuitos estreitos. Contudo, Jabouille perseverou, conseguindo muitas qualificações importantes em 1978 e marcando os primeiros pontos ao chegar em quarto lugar no Grande Prémio do Leste dos Estados Unidos.

Em 1979, a Renault desenvolveu para a corrida um segundo carro para René Arnoux. Jabouille conseguiria para a Renault a sua primeira pole position na Fórmula 1 no Grande Prémio da África do Sul e depois obteve a sua primeira vitória, no Grande Prémio da França. A sua terceira pole position aconteceu no Grande Prémio de Itália.

Em 1980, Jabouille conseguiu mais duas poles e uma outra vitória no Grande Prémio da Áustria. Porém, um defeito na suspensão durante o Grande Prémio do Canadá deixou-o com uma perna fracturada, justamente após ter assinado com a Ligier para a temporada de 1981.

A sua lesão deixou-o fora das duas primeiras corridas da temporada de 1981 e ele, sem estar totalmente recuperado, não conseguiu a qualificação em duas das quatro corridas seguintes, o que resultou na sua decisão de abandonar a competição.

Ele retornaria no meio da década de 1980 para pilotar na série francesa de Superturismo, antes de unir-se à Peugeot para ajudar a desenvolver o seu programa de carros desportivos, culminando com uma terceira posição nas 24 Horas de Le Mans de 1993.

Em 1994, ele substituiu Jean Todt como director da Peugeot Sport, mas depois de uma fraca temporada em associação com a McLaren e a Jordan, ele foi demitido em 1995. Depois, correu na sua própria equipa de carros desportivos na ISRS.

Jabouille faleceu em 2023, aos oitenta anos.

terça-feira, 30 de setembro de 2025

30 DE SETEMBRO - KIERAN CULKIN

EFEMÉRIDE - Kieran Kyle Culkin, actor norte-americano conhecido por interpretar personagens desagradáveis, mas simpáticos, no cinema e no teatro, nasceu em (Nova Iorque no dia 30 de Setembro de 1982.

As suas conquistas incluem dois Prémios Globo de Ouro, um Oscar, um British Academy Film Award e um Primetime Emmy Award. É irmão dos também actores Macaulay Culkin e Rory Culkin.

Culkin é filho de Patricia Brentrup e Christopher “Kit” Culkin. Tem quatro irmãos, Shane (1976), Macaulay (1980), Christian (1987) e Rory (1989) e duas irmãs, Dakota (1979/2008) e Quinn (1984). É sobrinho da actriz Bonnie Bedelia.

Culkin iniciou a sua carreira em 1993 ao lado do astro de acção Jean-Claude Van Damme, no filme “Nowhere to Run” e depois continuou a actuar ao lado do irmão Macaulay no filme “Esqueceram de Mim” como Fuller McCallister, primo do personagem Kevin McCallister (Macaulay Culkin).

Continuou actuando principalmente em comédias, incluindo “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova Iorque” e “O Pai da Noiva” onde fez Matty Banks, filho de George Banks (Steve Martin) e ainda actuou na sequência do filme em 1995.

Depois de actuar em “Amanda” em 1996, ofereceram-lhe um papel especial no filme “Sempre Amigos” (1998). Após o seu magnífico desempenho, passou a actuar em filmes como “Regras da Vida” (1999) e “Música do Coração” (1999), que concorreu ao Oscar de Melhor Actriz para Meryl Streep.

O seu papel de maior destaque no cinema é provavelmente o personagem título do bem recebido “Igby Goes Down”, com o qual foi nomeado para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor.

O seu último trabalho nos palcos foi no papel de Buff, na peça “subUrbia”, versão actualizada do director Eric Bogosian.

Na televisão, Kieran destacou-se pela sua interpretação do bilionário problemático Roman Roy, na série “Succession” (2018/2023), da HBO, papel que lhe rendeu duas nomeações para os prémios Emmy, uma vitória nos Prémios Critics’ Choice e uma vitória no Globo de Ouro como Melhor Actor em Série Dramática (2024).

A sua performance no filme “A Real Pain lhe” rendeu diversos prémios, incluindo o Oscar de Melhor Actor coadjuvante.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

29 DE SETEMBRO - NANCY LEFTENANT-COLON

EFEMÉRIDE - Nancy Leftenant-Colon, enfermeira norte-americana, nasceu em Goose Creek no dia 29 de Setembro de 1920.  Morreu em Amityville, em 8 de Janeiro de 2025.

Tornou-se a primeira afro-americana no corpo de enfermeiras do exército dos Estados Unidos, em Março de 1948, após a dessegregação.

Leftenant nasceu em na Carolina do Sul, próximo de Charleston. Os pais eram Eunice e James Leftenant e ela era a terceira de um total de 12 filhos.

O pai era filho de um escravo libertado. A família mudou-se para Nova Iorque em 1923 e construiu a sua própria casa em Amityville, em Long Island, após o pai conquistar um emprego como operário e a mãe como empregada doméstica.

Realizou o curso de Enfermagem no Escola Lincoln para Enfermeiras, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, uma das primeiras instituições de ensino na área da saúde para mulheres negras nos Estados Unidos. Com o curso realizado, começou a actuar em hospitais na cidade de Nova Iorque.

Em Janeiro de 1945, foi autorizada a entrar para o corpo de enfermeiras do exército dos Estados Unidos como segundo tenente reservista e foi inicialmente designada para o Hospital Lowell, em Massachusetts.

No ano seguinte, em 1946, foi promovida e designada para o 332º Grupo Médico da Estação em Ohio, na Base da Guarda Nacional Aérea de Rickenbacker. Um incidente notável foi quando o hospital local não quis tratar uma mulher negra que havia entrado em trabalho de parto prematuro. Nancy e um cirurgião de voo realizaram o parto do bebé prematuro de 2 quilos e meio na base aérea e a criança sobreviveu.

Em 1952, Leftenant-Colon tornou-se enfermeira de voo da Força Aérea dos Estados Unidos. Foi designada para actuar no exterior, inclusive durante as guerras da Coreia e do Vietname. Estava a bordo do primeiro voo de evacuação médica para o posto avançado francês durante a batalha de Dien Bien Phu.

Nancy alcançou a patente de major e, em 1965, aposentou-se das forças armadas e do cargo de chefe de enfermagem na Base Aérea de McGuire, em Nova Jérsia. Depois, continuou a trabalhar como enfermeira escolar, prestando atendimento de primeiros socorros e cuidados de saúde aos alunos da Escola de Ensino Médio Memorial de Amityville, além de actuar na promoção da saúde dentro da escola, de 1971 até 1984.

Leftenant-Colon recebeu um doutoramento honorário em Humanidades da Universidade Tuskegee e um doutorado honorário em Letras Humanas da Universidade de Mount Saint Vincent, em Nova Iorque. No ano de 1989, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente nacional da Tuskegee Airmen.

Em 2018, foi anunciada a construção de um novo centro de recursos multimídia de biblioteca na Escola de Ensino Médio Memorial de Amityville, que recebeu o nome de Leftenant-Colon.

No ano de 1960, casou-se com o militar da Força Aérea dos Estados Unidos, Bayard Colon, aos quarenta anos. Colon morreu em 1972, depois de sofrer uma paragem cardíaca, após doze anos de casamento com Nancy.

Um dos seus irmãos era piloto da Tuskegee Airmen, que morreu numa colisão em pleno ar, e outros quatro irmãos também seguiram a carreira militar.

Nancy faleceu em 2025, aos 104 anos, numa casa de repouso em Amityville. O seu sobrinho, Chris Leftenant, confirmou a morte de sua tia, Nancy, mas optou por não divulgar a causa.

domingo, 28 de setembro de 2025

28 DE SETEMBRO - KRIS KRISTOFFERSON

EFEMÉRIDE - Kris Kristofferson, cantor, compositor e actor norte-americano, morreu em Maui no dia 28 de Setembro de 2024. Nascera em Brownsville, em 22 de Junho de 1936.

Teve como parceiros musicais vários artistas country famosos na capital estadunidense desse género musical: Johnny Cash, Shel Silverstein e Fred Foster, entre outros.

O pai de Kris era general da Força Aérea e fazia com que a sua família viajasse bastante. Depois de muitas mudanças, ele se estabilizou em San Mateo, Califórnia, onde Kris se formou na San Mateo High School.

Kristofferson ganhou notoriedade quando apareceu numa matéria da revista “Sports Illustrated” (“Faces In The Crowd”), na época em que se destacava como atleta universitário.

Ele desejava escrever e entrou na Universidade Oxford (Merton College, Oxford). Na Inglaterra, escreveu as suas primeiras canções, trabalhando com o empresário Larry Parnes. Ele gravou para a Top Rank Records com o nome de Kris Carson, mas não conseguiu sucesso.

Em 1960, Kristofferson graduou-se em Literatura Inglesa e casou com Fran Beer.

Kristofferson alistou-se no exército e foi piloto de helicópteros, chegando a capitão. Durante essa época, ele serviu na Alemanha. Depois, foi professor de Literatura em West Point, por volta de 1965. Ele enviou algumas composições para Marijohn Wilkin, fazendo sucesso em Nashville, Tennessee.

Profissionalizando-se como compositor, mudou-se para Nashville, onde enfrentou dificuldades financeiras em função do problema de saúde do seu filho. Acabou por se divorciar de sua esposa.

Na Columbia Studios encontrou Johnny Cash, que não quis gravar as suas canções. Também trabalhava nessa época na gravadora Bob Dylan, mas os dois não se encontraram.

Para ganhar um dinheiro extra, ele fez um comercial no qual pilotava um helicóptero.

Em 1966, Kristofferson obteve sucesso com a canção “Viet Nam Blues”. Assinou com a Epic Records e gravou a canção “Golden Idol”/”Killing Time”, que não teve êxito.

Depois de compor várias canções, obteve sucesso como cantor realizando um dueto com Johnny Cash no Newport Folk Festival.

Depois de se mudar para a Monument Records, Kris ganhou o Prémio de canção do ano de 1970 da Academy of Country Musics con “For the Good Times” (Ray Price) e o Prémio da Country Music Association com “Sunday Morning Coming Down” (Johnny Cash). Foi a única vez que um artista ganhou os dois prémios num único ano, com canções diferentes.

Em 1970, Kris namorou com Janis Joplin, que gravou o hit “Me and Bobby McGee”, composto por Kristofferson e Foster. Ainda neste ano, Kris gravou o álbum “The Silver Tongued Devil and I”, que foi um sucesso e estabilizou a carreira musical.

Em 1972, Kris se estrearia no cinema no filme “The Last Movie” (dirigido por Dennis Hopper). Kris continuou ganhando prémios como diversos Grammies e obteria sucesso com a canção “Why Me”, do seu terceiro álbum “Jesus Was a Capricorn”. Casou com Rita Coolidge em 1973 e com ela gravou “Full Moon”, outro sucesso. Os dois se divorciariam em 1980. Depois, ele se casaria com Lisa Meyers.

Na década de 1980, formou um grupo com os astros musicais Willie Nelson, Waylon Jennings e Johnny Cash, chamado “The Highwaymen”.

Kris entrou para o Hall of Fame dos compositores musicais em 1985. E no Nashville Songwriters Hall of Fame em 1977.

Depois de 1972, Kris dedicou-se mais à sua carreira de actor. Apareceu em “Blume in Love” (dirigido por Paul Mazursky) e estrelou “Pat Garrett and Billy the Kid” (de Sam Peckinpah).

Ficando amigo de Peckinpah, que passava por dificuldades, ele aceitou aparecer no seu filme “Bring Me the Head of Alfredo Garcia” e estrelar “Convoy”. Também teve destaque no filme de Scorsese, “Alice Doesn’t Live Here Anymore”.

Outros filmes foram “Vigilante Force”, “The Sailor Who Fell from Grace” (baseado em obra de Yukio Mishima) e uma nova versão de “A Star Is Born” (com Barbra Streisand).

Na década de 1980, actuou na série “Amerika”. Depois de um intervalo na carreira após o fracasso de “Heaven’s Gate”, voltou a chamar a atenção com “Lone Star” (1996). Kris participou em três filmes da série “Blade” e também no remake de “Planet of the Apes”, entre outros.

Kristofferson faleceu em 2024, aos 88 anos.

Foi nomeado para o Oscar d Melhor Canção Original  por “Escrevendo Músicas” (1984).

sábado, 27 de setembro de 2025

27 DE SETEMBRO - JAMES DOOLITTLE

EFEMÉRIDE - James Harold “JimmyDoolittle, pioneiro da aviação e general da Força Aérea dos Estados Unidos, morreu em Pebble Beach no dia 27 de Setembro de 1993. Nascera em Alameda, em 14 de Dezembro de 1896.

Durante a 2ª Guerra Mundial, foi comandante do histórico Ataque Doolittle, o primeiro bombardeamento a Tóquio na guerra, em Abril de 1942, pelo qual foi condecorado com a Medalha de Honra, a mais alta e rara condecoração militar dos EUA.

Californiano de nascimento, que passou a juventude no Alasca, onde conseguiu reputação como jovem pugilista, Doolittle cursou a Universidade de Berkeley, que abandonou para se alistar como cadete voador na reserva do Corpo de Sinaleiros dos Estados Unidos, em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, e trabalhou como caixeiro viajante para ajudar nas despesas.

Em 1918, após treinos na Escola Militar de Aeronáutica da Universidade da Califórnia (UCLA), foi integrado, como segundo-tenente, no grupo de aviadores do Corpo de Sinaleiros, tornando-se instrutor de voo durante a guerra. Após o conflito, voltou a Berkeley, onde se formou com o grau de bacharel em Artes.

No período entre guerras, ‘Jimmy’ Doolittle veio a tornar-se um dos mais famosos pilotos americanos, fazendo um voo pioneiro costa a costa dos Estados Unidos, em 1922, da Flórida até San Diego, na Califórnia, e realizando vários voos de demonstração e testes, nos Estados Unidos e na América do Sul onde, num acidente, fracturou os dois tornozelos, no Chile.

A sua maior contribuição para a Aeronáutica, porém, veio através do desenvolvimento de equipamentos de voo. Em 1929, foi o primeiro aviador a fazer um voo a solo baseado apenas em instrumentos, sem visão do que ocorria fora da cabina, levantando voo, voando por alguns minutos e aterrando em seguida.

Desenvolveu, também, dois dos mais precisos e úteis instrumentos de navegação aérea, hoje comuns, o horizonte artificial e o giroscópio direccional, atraindo a atenção mundial ao realizar o primeiro “voo cego” completo.

Nos anos 1930, bateu o recorde de velocidade em aviões e conquistou vitórias em importantes e populares corridas aéreas no seu país. Em 1940, com a patente de major, foi enviado a Inglaterra, como membro de uma missão especial da aeronáutica, trazendo de volta novas informações sobre o avanço da tecnologia aérea noutros países e sobre a composição de diversas forças aéreas europeias.

Promovido a tenente-coronel em Janeiro de 1942, Doolittle foi ao quartel-general da Força Aérea planear o que seria o primeiro e histórico ataque aéreo norte-americano ao Japão, num momento da guerra em que as vitórias e a iniciativa ainda eram todas japonesas.

Partindo de um porta-aviões no meio do Pacífico, o “USS Hornet”, dezasseis bombardeiros norte-americanos B-25, deveriam bombardear as cidades de Tóquio, Kobe, Osaka e Nagoia, como uma resposta ao ataque a Pearl Harbor, que acontecera meses antes, dando um grande golpe moral ao inimigo, mostrando que o seu território não estava livre de ataques. A missão, conhecida como Ataque Doolittle, tinha o alto risco de fazer descolar grandes bombardeiros do pequeno convés de um porta-aviões - algo nunca tentado antes - e que após os bombardeamentos, na impossibilidade de voltar por falta de combustível, deveriam tentar pousar na China, país então aliado dos EUA, invadido e em guerra com o Japão, ou se não conseguissem, cair no mar, sem esperança de resgate.

Doolittle apresentou-se como voluntário e pessoalmente treinou e liderou os tripulantes - todos também voluntários - da missão, conseguindo pousar o seu avião num campo chinês, onde foi ajudado por guerrilheiros locais e missionários ocidentais, sendo escondido junto com a tripulação do seu avião até poder voltar aos Estados Unidos, onde, pelo planeamento e liderança da missão considerada quase impossível, recebeu a Medalha de Honra do Congresso das mãos do presidente Franklin Roosevelt.

De volta à pátria e promovido a brigadeiro-general, Doolittle passou os dois anos seguintes da 2ª Guerra Mundial em comandos no norte de África e no Mediterrâneo.

De 1944 a 1945, como major-general, assumiu o seu maior comando, a 8ª Força Aérea dos Estados Unidos, baseada na Inglaterra, de grande actuação no teatro europeu da guerra. Transferida para Okinawa após o final da guerra na Europa, a 8ª Força preparava-se para participar na invasão do Japão quando as bombas de Hiroshima e Nagasaki encerram o conflito mundial.

Doolittle passou à reserva inactiva em 1946 - de onde tinha vindo antes da 2ª Guerra Mundial - e assumiu um posto de direcção na vida civil, na Shell, como vice-presidente da empresa.

Em 1951, como reservista da Aeronáutica, assumiu o cargo de assistente técnico do chefe do estado-maior da Força Aérea, colaborando no desenvolvimento científico de mísseis e tecnologia de uso futuro no programa espacial americano.

Em 4 de Abril de 1985, o Congresso dos Estados Unidos promoveu honorariamente Doolittle a general de quatro estrelas da reserva da Aeronáutica, tendo a sua nova estrela no uniforme sido colocada pelas mãos do presidente Ronald Reagan.

Casado desde 1917 e pai de dois filhos, dois pilotos que combateram na 2ª Guerra - um deles suicidou-se em 1958 -, herói nacional condecorado por mais de cinco países diferentes, James Doolittle faleceu na Califórnia em 1993, sendo sepultado no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington, ao lado da esposa e de grandes personagens da história militar e civil dos Estados Unidos.

Durante o seu funeral, aviões B-25 remanescentes da 2ª Guerra, iguais aos usados no Ataque Doolittle, fizeram voos rasantes sobre o cemitério, junto a caças supersónicos da 8ª Força Aérea, comandada por ele nos últimos anos da guerra.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

26 DE SETEMBRO - MAURIZIO GUCCI

EFEMÉRIDE - Maurizio Gucci, empresário italiano, ex-director da Gucci, nasceu em Florença no dia 26 de Setembro de 1948. Morreu em Milão, em 27 de Março de 1995.

Filho do actor Rodolfo Gucci e neto do fundador da empresa, Guccio Gucci, foi assassinado em 1995, a mando de sua ex-esposa, Patrizia Reggiani.

Maurizio Gucci era o único filho dos actores Rodolfo Gucci e Sandra Ravel.

Em 1972, Maurizio casou-se com Patrizia Reggiani que adoptou o sobrenome Gucci.

Juntos, Maurizio e Patrizia Gucci tiveram duas filhas, Alessandra Gucci, em homenagem à mãe de Maurizio, Sandra, e Allegra Gucci; a primogénita nasceu em 28 de Junho de 1976, e a mais nova em 27 de Janeiro de 1981.

Em 1972, Gucci mudou-se para Nova Iorque para trabalhar para a empresa Gucci com o seu tio paterno Aldo Gucci.

No início dos anos 1980, ele morava numa cobertura de luxo na Torre Olímpica, presenteada a ele por seu pai. Em 1982, voltou para Milão e, em 1983, iniciou uma batalha legal contra Aldo, pelo controlo da Gucci, depois de se tornar o accionista maioritário após a morte dou pai.

Em 1986, Gucci fugiu para a Suíça para evitar processos depois que Aldo, em busca de vingança, o acusou de falsificar a assinatura do seu pai para evitar o pagamento de impostos sobre a herança.

Ele foi originalmente considerado culpado, mas depois foi absolvido. Em 1988, 47,8% da Gucci foi vendida para o fundo de investimento da Investcorp.

Maurizio Gucci foi nomeado presidente do grupo Gucci em 1989. Em 1991, após uma série de brigas familiares nos anos recentes, Maurizio e Patrizia oficializaram o seu divórcio e, como parte de um acordo legal, Maurizio passou a pagar mensalmente 500 mil euros mensais de pensão a Patrizia, para que ela pudesse sustentar as suas filhas.

Após o divórcio, Maurizio passou a se envolver amorosamente com Paola Franchi.

De 1991 a 1993, as finanças da Gucci estavam no vermelho, e Maurizio foi acusado de gastar extravagantemente na sede da empresa em Florença e Milão.

Ele vendeu as suas acções restantes da empresa em 1993 por USD 170 milhões para a Investcorp, encerrando a associação da família Gucci com a empresa.

Em 27 de Março de 1995, Gucci foi baleado por um assassino de aluguer nos degraus do seu escritório, quando chegava para o trabalho.

Em 1998, a sua ex-esposa Patrícia Reggiani foi acusada de armar o assassinato e assumiu o crime.

De acordo com os promotores, as razões por trás do assassinato foram uma mistura de inveja, ciúmes, interesse financeiro e ressentimento sobre a sua vida pessoal após o divórcio. Patrícia ficou presa durante 18 anos, até ser solta em Outubro de 2016.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

25 DE SETEMBRO - JACQUELINE AUDRY

EFEMÉRIDE - Jacqueline Audry, realizadora de cinema francesa, que se especializou em adaptações literárias, nasceu em Orange no dia 25 de Setembro de 1908. Morreu em Poissy, em 19 de Junho de 1977.

Foi a primeira mulher cineasta bem-sucedida comercialmente em França após a Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1950, Jacqueline Audry falava sobre temas como a sexualidade feminina ou o lesbianismo, quando ninguém o fazia.

Um de seus filmes mais conhecidos é “Olivia” (1951), com Edwige Feuillère, Simone Simon, Marie-Claire Olivia, Yvonne de Bray e Danièle Delorme, no elenco.

Audry é uma das 183 directoras homenageadas pela série documental Women Make Film (2018), na qual o historiador Mark Cousins discute a história e a linguagem do cinema pelas obras de mulheres cineastas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Kris Kristofferson - "Me And Bobby McGee" (1979)

24 DE SETEMBRO - HANNA DAMÁSIO

EFEMÉRIDE - Hanna Damásio, cientista portuguesa, dedicada ao campo da neurociência cognitiva, nasceu em   Lisboa no dua 24 de Setembro de 1942.

Usando tomografia computadorizada e ressonância magnética, desenvolveu métodos de pesquisa sobre a estrutura do cérebro humano e estudou funções como linguagem, memória e emoção, usando métodos de lesão e neuroimagem funcional.

Foi professora de Neurociência e directora do Dana and David Dornsife Cognitive Neuroscience Imaging Center na Universidade do Sul da Califórnia.

Trabalha juntamente com o marido, António Damásio, em Iowa, Estados Unidos. Foi professora de Psicologia e Neurologia na University of Southern California, onde dirigiu o Centro de Neuroimagem Dornsife. Foi também professora adjunta do Instituto Salk, em La Jolla, Califórnia.

Até 2005, foi uma ilustre professora de Neurologia na Universidade de Iowa College of Medicine, onde dirigiu o Laboratório de Neuroimagem e Neuroanatomia Humana. Usando tomografia computadorizada e ressonância magnética de varredura, desenvolveu métodos de investigação da estrutura do cérebro humano e das suas funções, como a linguagem, memória e emoção, usando tanto o método de lesão como de neuroimagem funcional. Este trabalho resultou em inúmeros artigos científicos que apareceram em jornais científicos relevantes.

Em 1989, publicou “Análise da lesão em Neuropsicologia” (Oxford University Press), um livro clássico, pelo qual recebeu o Prémio de Livro de Destaque do Ano em Bio e Ciências Médicas da Association of American Publishers. O seu interesse contínuo em neuroanatomia humana levou-a a desenvolver o primeiro atlas do cérebro humano com base em imagens de tomografia computadorizada: “Human Brain Anatomy in Computerized Images”, também publicado pela Oxford University Press. O livro é uma referência reconhecida, agora na sua 2ª edição.

Em 9 de Junho de 1995, foi feita grande-oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada juntamente com o seu marido.

Hanna é casada com António Damásio, um neurologista e especialista internacionalmente reconhecido na área das relações entre emoção e cognição. Co-dirige com ele, o Brain and Creativity Institute (BCI) na University of Southern California. Nos seus tempos livres é escultora.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

23 DE SETEMBRO - LOREN SHRIVER

EFEMÉRIDE - Loren James Shriver, astronauta norte-americano, nasceu em Jefferson no dia 23 de Setembro de 1944.

Piloto e oficial da Força Aérea, formado em Engenharia Aeronáutica, foi piloto instrutor de jactos T-38, serviu na Tailândia, cursou a Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos e realizou testes de voo com caças F-15.

Seleccionado para a equipa de astronautas da NASA em 1978, foi três vezes ao espaço no programa do ónibus espacial, como piloto e comandante.

O seu primeiro voo foi na STS-51-C Discovery, em Janeiro de 1985, a primeira missão com carga secreta do ónibus espacial.

Em Abril de 1990, foi comandante da STS-31 também com a Discovery, a missão que colocou o telescópio espacial Hubble em órbita da Terra.

A sua terceira e última missão espacial foi em Julho de 1992, com a STS-46 Atlantis.

Depois da sua última missão, trabalhou em cargos de directoria na NASA até se retirar da agência para actuar na iniciativa privada, em 1997.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

22 DE SETEMBRO - HEINRICH VON OPEL

EFEMÉRIDE - Heinrich von Opel, fabricante e proprietário alemão da Opel, nasceu em Rüsselsheim no dia22 de Setembro de 1873. Morreu em Mainz, em 25 de Maio de 1928.

O seu pai, Adam Opel, fundou a empresa familiar como fabricante de máquinas de costura, em Rüsselsheim, em 1862, mas posteriormente expandiu o grupo para fabricante de bicicletas.

Após a morte de seu pai em 1895, os seus cinco filhos assumiram a empresa. Em 1898, Wilhelm e o seu irmão Fritz trouxeram a empresa para a indústria automotiva com a compra da pequena fábrica de Lutzmann em Dessau.

Heinrich von Opel adquiriu o Castelo Westerhaus em 4 de Outubro de 1900.

Heinrich e o seu irmão Wilhelm foram nomeados conselheiros particulares pelo último Grão-Duque Ernst Ludwig, em Darmstadt, em 13 de Março de 1917, e ao mesmo tempo elevados à nobreza do Grão-Ducal Hesse. O seu irmão Carl foi elevado à nobreza em 17 de Janeiro de 1918 e nomeado conselheiro particular em 7 de Março.

Heinrich von Opel está sepultado no mausoléu da Opel em Rüsselsheim am Main.

domingo, 21 de setembro de 2025

21 DE SETEMBRO - FRANÇOIS CLUZET

EFEMÉRIDE - François Cluzet, actor de teatro francês, nasceu em Paris no dia 21 de Setembro de 1955.

É mais conhecido no mundo por fazer o papel do tetraplégico rico, no sucesso internacional “Intouchables” (2011).

Em 2007, ganhou o prémio francês César depois de estrelar como um médico suspeito de duplo homicídio no thrillerNe le dis à personne”.

Cluzet cresceu em Paris e fez a sua estreia nos palcos em 1976. Três anos depois, ele fez a sua aparição estreia no ecrã grande, no “Coquetel Molotov” com Diane Kurys.

Um ano depois, Cluzet apareceu no drama familiar “Cheval d’orgueil”, dirigido por Claude Chabrol. Os dois se reuniram em 1982, para “Les Fantômes du chapelier”. Em 1983, actuou em “Cluzet L’Été meurtrier” com Jean Becker. Ele foi nomeado para um César como melhor coadjuvante do ano; no mesmo ano, ele fez parte de uma lista para melhor macho no filme “Vive la sociale”.

Em 1994, Cluzet tentou o cinema internacional, actuando em conjunto no filme “Prêt-à-porter”, do director Robert Altman, e no romance “Beijo Francês” com Lawrence Kasdan.

Ele voltou para o cinema francês e comédia em 1995, com “Les Apprentis” (nomeado para o César de melhor actor) e “Enfants de salaud” com Tonie Marshall, depois de uma nova de Claude Chabrol: “Rien ne va plus”, em 1997.

Cluzet foi frequentemente retratado no papel do escritor atormentado: “Fin Août, début Septembre” com Olivier Assayas, “L’Examen de minuit” (1998) e “Je suis un assassino” (2004). Ele fez a dobragem de John Lennon em “Janis et John” (2003) e um animador de telecompras em “França Boutique” (2004).

Em 2005, ele representou “Le Domaine perdu” com Raoul Ruiz. O filme retratou o golpe de 1973 no Chile.

sábado, 20 de setembro de 2025

20 DE SETENBRO - NOÉMIA DE SOUSA

EFEMÉRIDE - Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares, poeta, tradutora, jornalista e militante política moçambicana, nasceu em Catembe no dia 20 de Setembro de 1926. Morreu em Cascais, em 4 de Dezembro de 2002. É considerada a mãe dos poetas moçambicanos.

Era filha de Clara Brüheim Abranches de Sousa, de uma família de comerciantes com origens germânicas, moçambicanas e goesas, e de António Paulo Abranches de Gama e Sousa, de ascendência goesa, portuguesa e africana, que era alto funcionário do Governo colonial, empregado no Banco Ultramarino.

Quando Noémia de Sousa tinha 6 anos, a família mudou-se para Lourenço Marques (actual Maputo). Depois da morte do pai em 1932, Noémia de Sousa começou a estudar no curso pós-laboral de comércio na Escola Técnica e publicou os primeiros poemas no jornal da escola.

Noémia de Sousa estudou também no Brasil e começou a publicar no jornal “O Brado Africano”.

Na década de 1940, viveu numa casa de madeira e zinco no bairro da Mafalala, em Lourenço Marques. Ali escreveu poemas que se tornariam símbolos nacionalistas africanos como “Deixa passar o meu povo”. Só saiu do bairro por motivos políticos, em 1949.

Entre 1951 e 1964, viveu em Lisboa, onde trabalhou como tradutora, mas, em consequência da sua posição política de oposição ao Estado Novo, teve de exilar-se em Paris, onde trabalhou no consulado de Marrocos. Começa nesta altura a adoptar o pseudónimo de Vera Micaia.

A sua obra está dispersa por muitos jornais e revistas. Colaborou em publicações como “Mensagem” (CEI), “Mensagem” (Luanda), “Itinerário, Notícias do Bloqueio” (Porto, 1959), “O Brado Africano” (Moçambique, 1958), “Vértice” (Coimbra) e “Sul” (Brasil).

Poeta, jornalista de agências de notícias internacionais, viajou por toda a África durante as lutas pela independência de vários países.

Em 1975, regressou a Lisboa, onde trabalhou na Agência Noticiosa Portuguesa.

Em 2001, a Associação dos Escritores Moçambicanos publicou o livro “Sangue Negro”, que reúne a poesia de Noémia de Sousa escrita entre 1949 e 1951.

A sua poesia está representada na antologia de poesia moçambicana “Nunca mais é Sábado”, organizada por Nelson Saúte.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

19 DE SETEMBRO - DIOGO COSTA

EFEMÉRIDE - Diogo Meireles Costa, futebolista português nascido na Suíça que joga como guarda-redes, nasceu em Rothrist no dia 19 de Setembro de 1999. Actualmente, joga pelo FC Porto e pela Selecção Portuguesa.

Filho de portugueses, Diogo mudou-se para Santo Tirso aos sete anos de idade. Ingressou na academia do FC Porto em 2011, vindo da Casa do Benfica de Póvoa de Lanhoso.

Costa estreou-se na equipa sénior em 6 de Agosto de 2017, numa derrota caseira por 1-2 frente ao Gil Vicente FC pela LigaPro. Ele terminou a temporada com mais 31 partidas, ajudando o clube a terminar em sétimo lugar.

Em 15 de Maio de 2018, Costa renovou o seu contrato até Junho de 2022. Em Setembro, foi nomeado como a Revelação do Ano do clube; no final do mesmo ano, o espanhol Iker Casillas - que começou pela equipa titular - elogiou-o, considerando-o como seu «sucessor».

Costa venceu a Liga Jovem da UEFA de 2018/2019 com o Porto, derrotando o Chelsea FC por 3-1 na final em Nyon, Suíça, em 29 de Abril. Dias depois, após Casillas sofrer um ataque cardíaco, Vaná substituiu-o como guarda-redes titular e Costa foi convocado para o banco nos últimos três jogos da temporada, iniciando com uma vitória de 4-0 contra o C.D. Aves em 4 de Maio.

Em 25 de Setembro de 2019, Costa fez a sua estreia na equipa titular na partida de abertura da Taça da Liga, sem sofrer golos na vitória por 1-0 em casa sobre o C.D. Santa Clara. A sua primeira participação na Primeira Liga teve lugar em 10 de Novembro, numa vitória fora de casa por 1-0, sobre o Boavista FC, com o habitual titular Agustín Marchesín a ser suspenso internamente após uma violação da disciplina. Ele fez mais dois jogos até ao final da campanha pelos campeões.

Em Julho de 2018, Costa jogou quatro de cinco partidas no Campeonato da Europa de Sub-19, disputado na Finlândia, ajudando Portugal a vencer o torneio pela primeira vez, mas falhou a final devido a uma lesão muscular.

Desde Setembro de 2016, mantém uma relação com Catarina Machado. O casal tem dois filhos: Tomás, nascido em 10 de Novembro de 2022, e Matilde, nascida em 15 de Janeiro de 2025.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

18 DE SETEMBRO - RENAUD LAVILLENIE

EFEMÉRIDE - Renaud Lavillenie, campeão olímpico francês especializado no salto com vara, nasceu em Barbezieux-Saint-Hilaire no dia 18 de Setembro de 1986.

Foi o recordista mundial da modalidade, com um salto de 6,16 m, alcançado em 2014 num torneio indoor na Ucrânia.

É também o único atleta do mundo a vencer todas as edições da Diamond League desde a introdução do circuito mundial em 2010.

A sua primeira conquista em grandes torneios internacionais foi a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim. Em 2010, derrotou o campeão olímpico Steve Hooker no Adidas Grand Prix, em Nova Iorque, saltando a marca de 5,85 m e a isto seguiu-se o título de campeão europeu da prova, com a medalha de ouro do Campeonato Europeu realizado em Barcelona 2010.

Em Março de 2011, Lavillenie saltou 6,03 m batendo o recorde francês indoor e conquistando o título do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta em Paris. Em Agosto de mesmo ano, ele conquistou mais um bronze no Mundial de Atletismo de Daegu, na Coreia do Sul, com a marca de 5,85 m.

Lavillenie iniciou a temporada de 2012 ganhando o título de campeão mundial indoor do salto com vara, após saltar 5,95 m no Mundial de Pista Coberta de Istambul, na Turquia, a sua primeira vitória neste torneio. A sua marca foi 15 cm melhor que a dos vencedores das medalhas de prata e bronze na competição.

No Campeonato Europeu de Atletismo de 2012, realizado em Helsínquia, na Finlândia, poucos dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres, venceu novamente a prova, conquistando o bicampeonato europeu com a marca de 5,97 m, o que o credenciou para a disputa da medalha de ouro nos Jogos, a serem iniciados poucos dias depois. Na prova olímpica, Lavillenie saltou a marca de 5,97 m, estabelecendo novo recorde olímpico e conquistando a medalha de ouro, depois de ficar na terceira posição durante quase todo o evento. Após conseguir a medalha, ainda tentou saltar 6,02 m (uma vez) e 6,07 m (duas vezes) sem sucesso. A sua conquista deu à França a 14ª medalha de ouro do país no atletismo olímpico.

No ano seguinte, em Moscovo 2013, ficou com a medalha de prata e o vice-campeonato mundial, saltando 5,89 m na terceira tentativa. Em Pequim 2015 ficou com a medalha de bronze saltando 5,80 m.

Na Rio 2016, depois de um duelo com o brasileiro Thiago Braz até ao final, ficou com a medalha de prata saltando 5,98 m. A marca de 6,03 m conquistada por Braz também se torou no novo recorde olímpico.

No Campeonato Mundial de Atletismo seguinte, ficou novamente com a medalha de bronze, a sua quarta em Mundiais, saltando 5,89 m em Londres 2017. Em 2018, conquistou o tricampeonato mundial em pista coberta, ao saltar 5,90 m durante a disputa do torneio em Birmingham, Inglaterra.

Lavillenie foi o recordista mundial do salto com vara, com a marca de 6,16 m, que conquistou no Pole Vault Stars, em Donetsk, Ucrânia, batendo o recorde mundial de Sergei Bubka, que existia desde Fevereiro de 1993. Foi recordista do mundo até 8 de Fevereiro de 2020. Apesar de ter sido conquistada em pista coberta, no salto com vara os recordes mundiais são oficialmente considerados seja em estádio aberto ou fechado. Em estádio aberto, a maior marca ainda é a de Bubka, 6,14 m. A marca, conquistada na cidade natal de Bubka, foi conseguida na frente do ucraniano, que acompanhou pessoalmente o seu recorde ser batido após mais de vinte anos.

Ao ar livre, a sua melhor marca é 6,05 m, conseguida em Maio de 2015 no meeting da Diamond League em Eugene.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

17 DE SETEMBRO - ALBERTO CHAÍÇA

EFEMÉRIDE - Alberto Chaíça, maratonista português, nasceu no Monte de Caparica, Almada, em 17 de Setembro de 1973.

Começou por participar em inúmeras provas de cariz popular o que o referenciou como um atleta de grande potencial em corridas de fundo.

Representou o Sport Almada e Figueirinhas, o Grupo Desportivo e Cultural de Almada, o Beira-Mar Atlético Clube de Almada, o Sport União Caparica, o Maratona Clube de Portugal e a Conforlimpa.

Em 1997, chegou à selecção nacional e, no ano seguinte, obteve o estatuto de Atleta de Alta Competição.

Em Março de 2002, regressado de uma lesão, vence categoricamente o 1º Grande Prémio “O Castro”, de Vila Nova de S. Pedro, «pulverizando» a concorrência.

O 4º lugar na Maratona dos Campeonatos Mundiais de 2003, realizados em Paris (melhor atleta português na competição), permitiu a sua participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, onde conseguiu o 8º lugar.

Nos Mundiais de Atletismo de Osaka no ano de 2007, apesar de fustigado por várias lesões, alcançou o 22º lugar, porém, não viria a conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Na Maratona do Porto de 2009 classificou-se em segundo lugar a 6 segundos do vencedor, com o tempo de 2h 13min 18s, conseguindo assim os mínimos para o Campeonato da Europa de Atletismo de 2010 em Barcelona.

Na Maratona de Amesterdão de 2011 conseguiu o tempo de 2h 15min 22s, tempo que tudo indicava seria pronúncio para a obtenção dos mínimos para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em 2000, o atleta recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Almada.

Em 2023, Alberto Chaíça deu o nome à Pista Municipal de Atletismo da Sobreda.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

16 DESETMBRO - MARIE STRITT

EFEMÉRIDE - Marie Stritt, feminista alemã e força de liderança no movimento do sufrágio feminino alemão e internacional, morreu em Dresden no dia 16 de Setembro de 1928. Nascera em Sighișoara, em18 de Fevereiro de 1855.

Marie trabalhou pela educação da mulher e lutou contra a prostituição regulamentada pelo Estado.

Lutou por mudanças nas leis do divórcio, através da Woman’s Legal Aid Society. Ela era uma grande defensora do controlo de natalidade e do aborto.

Stritt, nascida Marie Bacon, nasceu em Segesvár, Reino da Hungria (actual Sighișoara, Roménia).

Ela teve uma breve carreira de actriz no teatro Badisches Staatstheater Karlsruhe. Em 1879, casou-se com o também actor e cantor de ópera Albert Stritt (1847/1908).

Marie começou o seu trabalho no final da década de 1890. Ela foi activista de vários grupos, incluindo o grupo feminino de reforma (1891) e a Women’s Legal Aid Society (1894). Essas organizações dedicaram-se a lutar pelos direitos das mulheres à educação, igualdade e protecção legal. Stritt foi uma importante líder na Aliança Internacional pelo Sufrágio Feminino (IWSA), cujo objectivo era trabalhar pela educação das mulheres e se opor à prostituição regulamentada pelo Estado.

Stritt também foi presidente da Bund Deutscher Frauenvereine de 1899 a 1910, da Deutscher Verband für Frauenstimmrecht de 1913 a 1919 e da Aliança Internacional da Mulher de 1913 a 1920.

O seu activismo não terminou com a sua aposentadoria do conselho da Aliança Internacional do Sufrágio Feminino; Marie continuou a escrever e participar no jornalismo lutando por questões feministas pelo resto da sua vida.

Stritt faleceu em 1928 em Dresden, na Alemanha.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

15 DE SETEMBRO - ANTÓNIO ANASTÁCIO GONÇALVES

EFEMÉRIDE - António Anastácio Gonçalves, médico e coleccionador português, morreu em São Petersburgo no dia 15 de Setembro de 1965. Nascera em Alcanena, em 2 de Outubro de 1888.

Legou ao Estado português uma valiosa colecção de arte que se encontra disponível ao público na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

António Anastácio Gonçalves participou na I Guerra Mundial como médico incorporado no Corpo Expedicionário Português, tendo sido condecorado pelos valorosos serviços prestados nas trincheiras.

Médico oftalmologista de prestígio, conviveu com personalidades do mundo da ciência, da literatura e das artes como Ricardo Jorge, Fernando Fonseca, Aquilino Ribeiro e Ferreira de Castro.

Foi médico de Calouste Gulbenkian, tendo sido um dos primeiros portugueses a conhecer a casa deste na Avenida Iéna, em Paris, tendo ficado deslumbrado com a colecção do magnata e coleccionador arménio.

Conhecedor profundo das várias artes, Anastácio Gonçalves foi um apreciador com objectividade e rigor de música, literatura e pintura, situando todas estas formas artísticas no mesmo plano de valores estéticos.

Tendo viajado por todo o mundo, no entanto toda a sua colecção foi adquirida em Portugal, ainda que contando com peças de variadas proveniências.

Faleceu em São Petersburgo, então apelidada de Leninegrado, na U.R.S.S., para onde viajou pela segunda vez para visitar o Museu Hermitage.

domingo, 14 de setembro de 2025

14 DE SETEMBRO - JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS

EFEMÉRIDE - José Joaquim dos Santos, compositor português, nasceu na Vila de Óbidos, em 14 de Setembro de 1747. Morreu em 1801.

Nasceu em Senhor da Pedra, perto de Óbidos, filho de Manuel Gonçalves dos Santos e Vitória Luísa e ingressou no Real Seminário de Música Patriarcal de Lisboa em 24 de Junho de 1754.

Depois de se formar em 1 de Janeiro de 1763, Santos aceitou a oferta para permanecer no quadro de professores de Solfejo e mais tarde foi nomeado professor (mestre) de Harmonia, Contraponto e Composição. Ele continuou ensinando ali no resto da sua vida.

A partir de 1768, paralelamente ao seu trabalho dentro do seminário, exerceu também a função de cantor, organista, compositor e maestro na Capela Real.

Sobre as suas habilidades de ensino, um de seus alunos, André da Silva Gomes, descreveu Santos como «sábio e experiente», acrescentando depois que no domínio da escrita de fugas era «excelente... e singular», enquanto para Nancy Lee Harper na sua pesquisa de Português a música do teclado disse que ele era «conhecido pelas suas regras de acompanhamento do baixo figurado». 

De acordo com o musicólogo Robert Stevenson, o próprio estilo de composição de Santos foi fortemente influenciado pelo compositor de ópera napolitano David Perez, que o ensinou no seminário, e comentando sobre a abordagem geral de Santos, Enrico Ruggieri diz na sua tese: «Ele era conhecido como mestre do estilo antico, porém também compôs música em estilo concertato».

Olhando especificamente para o cenário do Stabat Mater de Santos em 1792, Ruggieri observou que «a composição é construída em torno da estrutura formal de uma cantata sacra da câmara que pertence ao estilo da tradição napolitana de compositores como Alessandro Scarlatti ou Giovanni Battista Pergolesi».

Fica aqui claramente demonstrado o que foi descrito pelo musicólogo Ricardo Bernardes como «o conhecido processo de italianização das práticas musicais iniciado no reinado de D. João V».

Além de duas éclogas seculares, que foram realizadas respectivamente em 1786 e 1787 na Academia das Ciências de Lisboa para as celebrações da Festa da Imaculada Conceição, o restante das obras conhecidas de Santos foram escritas para uso litúrgico e realizados em Portugal e no Brasil. As forças vocais variam de 4 a 8 vozes mais solistas em algumas obras, e sempre com acompanhamento de órgão, orquestra, órgão e orquestra, ou diversas combinações menores de instrumentos solo.

A data exacta e a causa da morte de Santos e o local da sua sepultura são desconhecidos.

sábado, 13 de setembro de 2025

13 DE SETMBRO - VÍTOR DAMAS

EFEMÉRIDE - Vítor Manuel Afonso Damas de Oliveira, jogador de futebol português, morreu em Lisboa no dia 13 de Setembro de 2003. Nascera na mesma cidade em 8 de Outubro de 1947. Faleceu com apenas 55 anos, vítima de cancro.

Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes portugueses de sempre. Entre 1966/1967 e 1975/1976 representou o Sporting CP, clube do qual era adepto confesso. Chegaram a chamar-lhe “o Eusébio das balizas” tal era a grandeza de Damas a defender as balizas leoninas.

Dotado de um estilo de elegância e classe próprio na sua actuação nas redes, as suas defesas tornaram-se lendárias e o próprio Eusébio disse nunca ter visto um guarda-redes fazer defesas como Vítor Damas.

Transferiu-se, depois, para a equipa espanhola do Racing C. de Santander, onde jogou entre 1976/1977 e 1979/1980, sendo bastante acarinhado pelos adeptos espanhóis, tendo sido considerado o melhor estrangeiro a jogar em Espanha.

Voltou a Portugal para jogar pelo Vitória SC de Guimarães entre 1980/1981 e 1982/1083, e no Portimonense SC, em 1983/1984.

Regressou ao seu clube do coração, o Sporting, entre 1984/1885 e 1988/1089, onde terminou a sua carreira.

Damas jogou 29 vezes pela equipa nacional, tendo-se estreado em 6 de Abril de 1969 e fazendo o último jogo pela selecção em 11 de Junho de 1986. Num jogo frente à poderosa Inglaterra, no estádio de Wembley em 1974, para o apuramento do Euro 1976, Damas fez provavelmente a defesa tecnicamente mais difícil e espectacular da história das selecções.

Possivelmente a sua carreira na Selecção foi comprometida pelos anos passados em Espanha, já que naquela altura jogar no estrangeiro não tinha a mesma visibilidade a nível nacional, e com a sua saída do futebol português, abriu a porta que Bento, até aí seu suplente, agarrasse a titularidade da selecção. Foi reservista durante o Campeonato da Europa de 1984 e jogou no Campeonato do Mundo de 1986, substituindo Manuel Bento, quando este fracturou uma perna.

Do seu palmarés, fazem parte: Campeonato Nacional: 1969/1970 e 1973/1974; Taça de Portugal: 1970/1971, 1972/1973 e 1973/1974; e Supertaça Cândido de Oliveira: 1987.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

12 D SETEMBRO - JOÃO TEIXEIRA SOARES DE SOUSA

EFEMÉRIDE - João Teixeira Soares de Sousa, político e investigador da história e antropologia açoriana, nasceu em Manadas no dia 12 de Setembro de 1827.  Morreu na ilha de São Miguel, em 1 de Fevereiro de 1875.

Foi deputado pelas ilhas de São Jorge e Graciosa, juiz e autor de numerosas publicações sobre a história da ilha de São Jorge e sobre temas da cultura popular, incluindo numerosas recolhas de provérbios e cantigas tradicionais.

O dr. João Teixeira Soares nasceu nos Terreiros, freguesia de Manadas, concelho de Velas, filho do grande morgado e político Miguel Teixeira Soares de Sousa e de sua mulher Maria Angélica Soares de Albergaria, família das mais abastadas da ilha, detentora de importantes áreas agrícolas e ligada à produção de vinho e de laranja.

Seguindo o percurso típico dos jovens da classe abastada insular, aparentemente com o objectivo de cursar Medicina, em Outubro de 1849 matriculou-se na Universidade de Coimbra, onde obteve o grau de bacharel em Matemática em 1853 e de Filosofia em 1854. Tendo iniciado o curso de Medicina em 1852, acabou por abandonar a Universidade sem o concluir.

Em 1854, regressou a São Jorge onde assumiu a direcção dos negócios familiares, ingressando quase de imediato na política local: nos anos imediatos foi escolhido para vereador da Câmara Municipal de Velas e depois nomeado juiz substituto na comarca respectiva.

Nas eleições gerais de 1864, foi eleito deputado, pelo novel círculo de S. Jorge e Graciosa, partindo para Lisboa nos finais daquele ano.

Durante a sua estadia em Lisboa, iniciou percursos de investigação da documentação histórica referente à sua ilha natal, em particular no Arquivo da Torre do Tombo. Desse labor resultou a transcrição de numerosos documentos e a localização de outros que depois utilizará nos seus artigos sobre história local.

A solicitação de Teófilo Braga, recolheu numerosos contos, provérbios ditos e cantigas populares, num trabalho pioneiro na recolha do cancioneiro e romanceiro jorgense, transformando-se num dos principais colaboradores da obra “Cantos Populares do Archipelago Açoriano” que Teófilo Braga editaria em 1876. É também na revista “Era Nova” (1880/1881), dirigida por Teófilo Braga, que se encontram dois textos da sua autoria, editados postumamente: “Camões nas ilhas dos Açores” e “Os doze de Inglaterra” (estudo crítico-histórico). Também de forma póstuma se encontra colaboração da sua autoria na “Revista de Estudos Livres” (1883/1886) dirigida pelo mesmo.

Aproveitando a proliferação que na época ocorreu na imprensa açoriana, manteve diversos jornais em São Jorge, nos quais, a par de outros da ilha Terceira e da ilha de São Miguel, publicou numerosos estudos históricos e etnográficos.

Com apenas 54 anos de idade, faleceu na ilha de São Miguel, ilha onde tinha ido procurar aconselhamento médico, após prolongada doença.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

11 DE SETEMBRO - VIRGINIA MADSEN

FEMÉRIDE - Virginia Madsen, actriz norte-americana, nasceu em Chicago no dia 11 de Setembro de 1961.

É filha de uma poetisa, Elaine, e de um bombeiro, Cal Madsen.

É irmã de Cheri e do actor Michael Madsen.

Entre 1989 e 1992, foi casada com o actor Danny Huston.

Em 1994, deu à luz o seu único filho, Jack. O pai de Jack é o actor Antonio Sabàto Jr.

Virginia protagonizou 68 filmes, entre 1983 e 2016.

Entre os prémios que ganhou ou para que foi nomeada, sã de destacar: nomeação para o Oscar de Melhor Actriz Coadjuvante, com o filme “Sideways - Entre Umas e Outras” (2004); nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Actriz Coadjuvante, com o mesmo filme. Ganhou o Independent Spirit Award de Melhor Actriz Coadjuvante, ainda com o mesmo filme.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...