
Desde cedo revelou uma paixão instintiva pela música, sobretudo com piano e guitarra. Aos 8 anos, recebeu a sua primeira guitarra das mãos do pai, ele próprio cantor com algum sucesso em Itália. Aos 18 anos, e já depois de ter decidido abandonar os estudos e tornar-se músico profissional, participou no concurso Voci Nuove di Castrocaro com a canção "Rock 80". Não venceu o concurso, mas chamou a atenção da editora italiana DDD, com a qual assinou o seu primeiro contrato discográfico.
Em 1982 estreou-se a gravar com o single "Ad Un Amico", ao mesmo tempo que desenvolvia o talento com o seu instrumento de eleição, a guitarra. Em 1984, venceu o Festival de Sanremo na secção de "Novas Vozes" com a balada "Terra Promessa". Em 1986, foi o vencedor absoluto do mesmo certame com o tema "Adesso Tu", confirmando uma popularidade crescente, não só em Itália, mas também nalguns países da Europa.
Seguiu-se “In Certi Momenti” de 1987, que o consagrou no mercado europeu. A digressão que se seguiu fez dele o primeiro artista italiano a actuar perante mais de um milhão de espectadores ao longo de cerca de nove meses.
Após dois anos afastado dos palcos, lançou em 1990 “In Ogni Senso”. A longa digressão que se seguiu teve como resultado uma gravação ao vivo (“Eros in Concert”, 1991). “In Ogni Senso” proporcionou-lhe ainda o primeiro concerto nos EUA, no Radio City Music Hall de Nova Iorque cuja lotação esgotou.
O ano de 1993 marcou a definitiva afirmação mundial do cantor, com a edição de “Tutte Storie”, trabalho que atingiu o topo da maioria das tabelas de vendas europeias. Durante o Verão de 1995, participou no “Summer Festival”, um festival musical que levou a sete estádios europeus artistas como Rod Stewart, Elton John e Joe Cocker, entre outros.
Em 1996, lançou “Dove C'è Musica”, o seu oitavo LP e o primeiro inteiramente produzido por si. Vendeu mais de sete milhões de cópias em todo o mundo e proporcionou-lhe o prémio “MTV Europe para Melhor Artista Italiano”. No ano seguinte, lançou a colectânea dos seus maiores êxitos, intitulada “Eros”, álbum que contou com os duetos "Musica È?" e "Cose Della Vita/Can't Stop Loving You" respectivamente com Andrea Bocelli e Tina Turner.
Em Maio de 1998, participou no evento “Pavarotti and Friends”. Após a edição, em Outubro, da gravação ao vivo “Eros Live”, Ramazotti foi galardoado em Hamburgo com o prémio “Echo” na categoria de “Melhor Artista Masculino Internacional”. Em 2000, Eros Ramazzotti regressou com um álbum de originais. No mesmo ano, colaborou, como produtor e co-autor, no álbum de Gianni Morandi “Come Fa Bene L'amore”.
Em Julho de 2001 actuou em Lisboa, num concerto integrado na digressão promocional de “Stilelibero”. Em 2003 realizou um dueto com a brasileira Wanessa Camargo, no programa “Domingão do Faustão” da Rede Globo.
Publicou o seu último álbum (“Ali E Radici”) já em 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário