
Aos oito anos foi viver para Maputo, onde ficou durante os três anos de contrato de trabalho que o pai tinha de cumprir. Quando chegou a Moçambique viu-se confrontada com uma sociedade e cultura completamente diferentes, mas adorou a sensação de liberdade que viveu em África, onde podia andar descalça e subir às árvores. Ainda hoje, recorda com saudade o sabor da manga verde com sal e vinagre ou a farinha de mandioca com chá.
O regresso a Portugal em 1980 não foi pacífico e Fátima teve de aprender a lidar com o rótulo de retornada, embora não fosse bem o caso. Só aos 14 anos, com a entrada para o atletismo, é que passou a sentir-se verdadeiramente integrada na sociedade portuguesa.
Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa em 1991. Antes disso começou a escrever sobre espectáculos no “Diário Popular”, colaborou na Rádio Minuto e, em simultâneo, trabalhou no Departamento Audiovisual da Câmara Municipal de Loures.
Após o encerramento do “Diário Popular”, passou para a revista “Em Forma”, como técnica de marketing. Desempenhou essa função durante um ano e a partir daí passou a gerir a imagem do Grupo Económico, responsável pela publicação do “Diário Económico”. Antes de chegar à televisão, era gestora numa empresa de “áudio texto” que colaborava com a SIC, passando por esse motivo bastante tempo nas instalações daquela estação, que acabou por a contratar. Tornou-se um dos rostos principais deste canal, onde se estreou como apresentadora em “Perdoa-me” (1994). Seguiram-se os programas “All You Need Is Love”, “Surprise Show”, “Fátima Lopes” (com mais de 600 emissões) e “SIC 10 Horas”, que foi líder de audiências durante quatro anos. Liderou “Fátima”, programa exibido durante as manhãs até 2009. Apresentou ainda os desfiles Moda Paris e Moda Roma, Portugal Fashion e as galas dos Globos de Ouro de 2003, 2004 e 2005.
Foi distinguida pela Casa da Imprensa como Melhor Apresentadora de Entretenimento em 2004. Antes, em 1999, já tinha recebido o troféu “Nova Gente” de Melhor Apresentadora de Entretenimento e o prémio da revista “TV Guia” para a Apresentadora Mais Popular, concedido por votação dos leitores.
Lançou, respectivamente em 2006, 2007 e 2009, os romances “Amar Depois de Amar-te”, “Um Pequeno Grande Amor” e “A Viagem de Luz e Quim”.
Em Setembro de 2009, começou o programa “Vida Nova”, onde se manteve apenas nove meses. Em Julho de 2010, deixou a SIC após 16 anos de estreita colaboração, indo para a TVI onde apresentou, a partir de Setembro, “Agora é Que Conta”. Dá a cara actualmente em “A tarde é sua”, programa estreado em Janeiro de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário