quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

30 DE DEZEMBRO - CHARLES DE LAMBERT

EFEMÉRIDE - Charles, conde de Lambert, aventureiro, inventor e piloto, oficialmente de cidadania russa, nascido em Portugal, mas com ascendentes de origem francesa, um dos pioneiros da aviação, nasceu no Funchal em 30 de Dezembro de 1865. Morreu em Saint-Sylvain-d’Anjou no dia 26 de Fevereiro de 1944.

A família do conde de Lambert é de origem francesa mas, depois da revolução, foi forçada a exilar-se na Rússia por algumas gerações. De lá vieram para Portugal, onde Lambert nasceu de mãe francesa, que logo depois da morte do marido, retornou a França (Agosto de 1867). Mais tarde, mudaram-se para Pau, onde Lambert cursou o ensino médio.

Tendo passado a sua juventude em Pau, Lambert conheceu e tornou-se amigo de Paul Tissandier, filho do cientista e balonista Gaston Tissandier, inventor do primeiro motor eléctrico para dirigíveis. Tornou-se engenheiro em 1891 e passou a dedicar-se à criação de um hidrofólio. Lambert participou numa corrida náutica no Mónaco em 1907, pilotando um hidrofólio projectado por ele.

Lambert casou-se com Louise, com quem teve uma filha, Jane de Lambert. Divorciaram-se depois.

Charles de Lambert foi a primeira pessoa na França a ser ensinada a voar por Wilbur Wright. A primeira lição aconteceu em Le Mans no dia 28 de Outubro de 1908.

Em 18 de Outubro de 1909, Lambert «deixou o aeroporto de Juvisy às 4:36 numa máquina Wright, voou através de Paris até a Torre Eiffel, circulou-a e voltou ao ponto de partida, chegando em segurança as 5:25». Lambert reivindicou ter voado cerca de 91 m acima dos 305 m da Torre Eiffel, o que era praticamente igual ao recorde de altitude estabelecido por Orville Wright em Berlim.

Lambert, juntamente com Hubert Latham e Louis Blériot, foi um dos competidores ao prémio de £ 1 000 oferecido pelo “Daily Mail” para quem tivesse sucesso em atravessar o Canal da Mancha num avião, apesar de ele não ter interesse particular no dinheiro.

Ele levou os seus dois Wright Flyers (nºs 2 e 18) para Wissant, onde montou um acampamento para praticar e aguardar condições climáticas favoráveis. Latham fez a primeira tentativa prática, mas teve problemas e fez um pouso forçado na água, enquanto Lambert danificou os seus Flyers durante os treinos. O prémio foi vencido por Louis Blériot, em 25 de Julho de 1909.

Devido às suas realizações na aviação, Charles de Lambert recebeu o brevet nº 8 com data retroactiva de 7 de Outubro de 1909 do Aéro-Club de France.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...