domingo, 5 de dezembro de 2021

5 DE DEZEMBRO - SARA CARREIRA

EFEMÉRIDE - Sara Carreira (nome artístico de Sara Marina Araújo Antunes), cantora portuguesa, morreu em Póvoa da Isenta no dia 5 de Dezembro de 2020. Nascera em Dourdan, em 21 de Outubro de 1999.

Nasceu em Dourdan, nos arredores de Paris, filha do cantor Tony Carreira e da sua agente Fernanda Antunes, e irmã mais nova dos também cantores David Carreira e Mickael Carreira. Embora nascida numa família muito activa no meio artístico, foi desencorajada pelo pai e irmãos de seguir o mesmo caminho.

Aos 12 anos, porém, subiu ao palco pela primeira vez, com o pai, no Pavilhão Atlântico. Em Setembro de 2017 estudava canto, tendo iniciado nessa data o curso em Estudos Asiáticos, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Viria a suspender os estudos, em Fevereiro do ano seguinte, planeando a entrada na cena musical, com o lançamento de um single.

Assim, em Dezembro de 2018, lança o single, “Gosto de Ti”, em conjunto com o irmão David Carreira, inicialmente no Youtube e, poucas horas depois ao vivo, na gala do concurso de caça-talentos “The Voice Portugal”, da RTP1, obtendo mais de cem mil visualizações nas primeiras 24 horas.

Em Fevereiro de 2019, iniciou a carreira musical a solo, com o single “Vou Ficar”. Em Setembro de 2019, lançou o single “Para Não Chorar” e, em Novembro seguinte, saiu o EP “Metade”.

Em Setembro de 2019, encontrava-se a trabalhar na dobragem da versão portuguesa do filme de animação “Os Sete Anões e os Sapatos Mágicos”.

No início de 2020, participa no programa “A Máscara”, onde actuou como ‘Pantera’, sendo eliminada no sétimo episódio.

Sara queria apostar na sua carreira de actriz e iria entrar numa das novelas da SIC de 2021, mais concretamente, a sucessora de Amor Amor”, o que não aconteceu devido à sua morte. Porém, como sua primeira opção tinha a TVI, mas Cristina Ferreira, a directora de entretenimento e ficção do canal, «fechou as portas» a essa possibilidade e, como tal, acabou por falar com a sua segunda opção, a SIC, que lhe acedeu ao pedido.

Em Novembro de 2018, foi uma das protagonistas do catálogo de noivas da estilista Micaela Oliveira, com quem lançou uma colecção de roupa em 26 de Novembro de 2020.

Sara Carreira morreu na sequência de um acidente de automóvel na auto-estrada A1 (ao quilómetro 61), entre Santarém e o Cartaxo. Seguia, juntamente com o seu namorado, Ivo Lucas, a caminho de Lisboa, após se ter deslocado ao Porto numa viagem para tratar de assuntos relacionados com a marca de roupa que tinha lançado poucos dias antes. Ivo Lucas sobreviveu, mas a cantora não resistiu e faleceu. O óbito foi declarado no local.

Em 6 de Dezembro, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, endereçou à família uma nota oficial de condolências.

As cerimónias fúnebres da cantora ocorreram em Lisboa, na Basílica da Estrela, em 9 de Dezembro, sendo sepultada no Cemitério dos Prazeres.

O relatório final sobre o acidente apresenta como causa o excesso de velocidade do Range Rover, conduzido poe Ivo Lucas O actor e cantor seguia em claro excesso de velocidade, num piso escorregadio. Já não chovia na altura do choque e havia visibilidade suficiente para evitar o embate. Por isso, foi constituído arguido por homicídio negligente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...