sábado, 4 de dezembro de 2021

4 DE DEZEMBRO - LUÍS GALVÃO TELES

EFEMÉRIDE - Luís Manuel Monteiro Galvão Teles, jurista e cineasta português, realizador, produtor, argumentista e actor de cinema, nasceu em Lisboa no dia 4 de Dezembro de 1945.

Filho do professor Inocêncio Galvão Teles e de Isabel Maria de Mendonça Monteiro, irmão mais novo de Miguel Galvão Teles, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1967.

Casou com Maria Adelaide Guedes Loureiro, da qual tem um filho, Gonçalo Galvão Teles, e uma filha, Patrícia Laidley de Melo Galvão Teles.

Luís Galvão Teles é jurista, tendo exercido funções no Tribunal de Justiça da União Europeia, no Luxemburgo.

Foi assistente de realização na RTP e frequentou o Institut de Formation Cinématographique, em Paris, em 1968. Foi desde cedo membro do Centro Português de Cinema e fundou a Cooperativa Cinequanon, em 1974. Após o 25 de Abril de 1974, realizou várias curtas-metragens que reportam acontecimentos desse período, depois reunidas em “As Armas e o Povo”, síntese do cinema militante português.

Realizou o filme “A Confederação - O Povo é Que Faz a História” em 1978. O filme recebeu o Grande Prémio do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz e uma menção honrosa no Festival de Cinema de San Remo.

A comédia “A Vida É Bela?!” de 1982, baseado na história “Hipólito do O de João Verdades, e com nomes como Nicolau Breyner no elenco, foi um grande sucesso de público, mas muito desvalorizado junto de alguma critica. Apenas regressou à realização com o filme “Retrato de Família” (1992) com Joaquim de Almeida e Maria de Medeiros.

Em 1997, fundou a produtora Fado Filmes. O seu filme Elles(1997) contava com a participação de nomes como Miou-Miou, Carmen Maura, Marthe Keller, Marisa Berenson, Guesch Patti e Joaquim de Almeida. O filme foi nomeado como Melhor Filme do Festival de Cinema Cinequest de San José, em 1999, tendo sido o filme preferido do público.

Em 2000, realiza para a SIC o telefilme “A Noiva”, em conjunto com o seu filho Gonçalo, que contou com Catarina Furtado como protagonista. O filme “Tudo Isto É Fado”, com Ana Cristina de Oliveira, Ângelo Torres e os brasileiros Danton Mello e Deborah Secco, estreou em 2004. Em 2007, foi lançado o filme Dot.com”.

Em 2016, estrearam os filmes Gelo, co-realizado pelo seu filho Gonçalo e com argumento de Luís Diogo, e Refrigerantes e Canções de Amor” com argumento de Nuno Markl. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...