segunda-feira, 16 de setembro de 2024

16 DE SETEMBRO - TIAGO BETTENCOURT

EFEMÉRIDE - Tiago Bettencourt, cantor e compositor português, nasceu em Santa Cruz, Coimbra, no dia 16 de Setembro de 1979.

Tiago Bettencourt cresceu na zona de Lisboa. O pai nasceu na Ilha de São Jorge, Açores, e a sua mãe em Coimbra, sendo professora de Português na Escola Salesiana do Estoril.

Frequentou, com o seu irmão João, o Colégio D. Luísa Sigea, no Estoril.

Bettencourt foi vocalista da banda Toranja. Em 2003, lançaram o primeiro álbum “Esquissos”, que vendeu mais de 60 000 cópias. No alinhamento deste trabalho, encontramos “Carta”, “Cenário” ou “Fogo e Noite”. O tema “Carta” recebeu o Globo de Ouro para a Melhor Canção de 2004.

Seguiu-se “Segundo”, em 2005 com chancela da Universal, que inclui temas como o primeiro single “Laços” ou “Só Eu Sei Ver, “Quebramos Os Dois” ou “Doce no Chão”. No entanto, a banda anunciou um hiato indefinido em 2006.

Depois de Toranja, Bettencourt deixou Portugal para o Canadá afim de gravar o seu primeiro álbum a solo, nos estúdios Hotel2Tango em Montreal, o mesmo estúdio que produziu o bem-sucedido álbum “Funeral por Arcade Fire”. O produtor foi Howard Bilerman. No Canadá, ele já trabalhou em conjunto com a banda de apoio, Mantha, composta por Pedro Gonçalves e João Lencastre. O resultado das sessões de gravação foi lançado como “O Jardim” (“The Garden”), em 2007. O tema “Canção Simples” foi um grande sucesso.

O seu segundo álbum, “Em Fuga”, foi lançado em 2010, e seguido por “Tiago Na Toca & Os Poetas” em 2011 e “Acústico”, em 2012, este último composto por 15 faixas e contém versões das suas músicas anteriores, realizadas em conjunto com convidados como: Concerto Moderno, Lura e Jorge Palma.

Em 2014, foi lançado “Do Princípio”, composto por 12 músicas, incluindo “Aquilo Que Eu Não Fiz”, uma canção com uma forte mensagem política. O cantor apresentou o álbum em diversos concertos por Portugal.

domingo, 15 de setembro de 2024

15 DE SETEMBRO - CRISTINA GONÇALVES

EFEMÉRIDECristina Gonçalves, jogadora de bocha portuguesa que tem paralisia cerebral, nasceu em Lisboa no dia 15 de Setembro de 1977.

Ela competiu e ganhou medalhas em vários Jogos Paralímpicos.

Cristina, quando tinha 11 meses, contraiu meningite resultando em paralisia cerebral.

Ela começou a competir nacionalmente em bocha em 1998, tendo iniciado o desporto aos 14 anos.

Foi classificada como BC2. A primeira vitória geral de Cristina veio em 2003, na Copa do Mundo de Bocha na Nova Zelândia.

Ela participou nas suas primeiras Paraolimpíadas em 2004, em Atenas, onde conquistou a medalha de ouro como parte da competição por equipes BC1-2, numa vitória sobre a Nova Zelândia.

Continuou a competir em sucessivos Jogos Paraolímpicos, onde ganhou uma medalha de prata no evento por equipas nos Jogos Paralímpicos de 2008 em Pequim, mas não conseguiu ganhar uma medalha nos Jogos de 2012 em Londres.

Nas Paraolimpíadas de 2016, foi a única jogadora feminina da equipa mista de bocha. Eles classificaram-se fora da fase de grupos após derrota para a Argentina, seguida de vitórias sobre Eslováquia e Brasil. Eles foram derrotados por 8 a 5 pelo Japão na semifinal, resultando numa revanche contra a Argentina na disputa pela medalha de bronze. Apesar da derrota anterior por 1-7, eles derrotaram a Argentina por 6-2 e ganharam a medalha de bronze.

Em 2024, nos Jogos Paralímpicos, Cristina Gonçalves conquistou o ouro no torneio individual de bocha BC2. Na final, derrotou a sul-coreana Soyeong Jeong, conquistando assim a sua quarta medalha olímpica e a segunda de ouro.

sábado, 14 de setembro de 2024

14 DE SETEMBRO - JOHN BURNSIDE

EFEMÉRIDE - John Lyon Burnside III, inventor norte-americano e activista dos direitos dos homossexuais, morreu em São Francisco, Califórnia, no dia 14 de Setembro de 2008. Nascera em Seattle, em 2 de Novembro de 1916.

Ficou conhecido por inventar o teleidoscópio, o caleidoscópio de campo escuro e o symmetricon.

Como ele redescobriu a matemática por trás da óptica do caleidoscópio, os fabricantes de caleidoscópios opticamente correctos vendidos nos Estados Unidos pagaram-lhe royalties durante décadas.

Burnside foi companheiro de vida de Harry Hay, de 1962 até à morte de Hay em 2002. Burnside morava em São Francisco, no momento da sua morte em 2008, devido a complicações de cancro no cérebro.

Filho único, nascido em Seattle, foi criado pela mãe, depois do pai ter abandonou a família. Sendo pobre, ela periodicamente colocava o seu filho aos cuidados de orfanatos.

Ele serviu brevemente na Marinha dos Estados Unidos e estabeleceu-se em Los Angeles na década de 1940.

Burnside e Hay formaram o Circle of Loving Friends em 1965, um grupo que promovia os direitos e o amor gay. Em Maio de 1966, os dois fizeram parte de uma das primeiras acções de protesto gay, uma carreata de 15 carros pelo centro de Los Angeles, protestando contra a exclusão dos homossexuais pelos militares.

Em 1967, eles apareceram como um casal gay no The Joe Pyne Show. Burnside e Hay ajudaram a planear a primeira parada do orgulho gay em Albuquerque, Novo México, em 1977.

Em 1979, eles - juntamente com Don Kilhefner e Mitchell L. Walker, fundaram a Radical Faeries.

Burnside casou-se com Edith Sinclair em Los Angeles. Eles não tiveram filhos. Burnside, mais tarde, conheceu Harry Hay na ONE, Inc. em 1963. Os dois se apaixonaram e foram parceiros de vida até à morte de Hay em 2002.

Burnside morreu num domingo de Setembro de 2008, aos 91 anos. As suas cinzas, misturadas com as de Hay, foram espalhadas no Nomenus Faerie Sanctuary em Wolf Creek, Condado de Josephine, Oregon.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

13 DE SETEMBRO - ELLA NOR

EFEMÉRIDE - Ella Nor, de seu verdadeiro nome Leonor Margarida Coelho Andrade, cantora e actriz portuguesa, nasceu no Barreiro em 13 de Setembro de 1994.

Vencedora do Festival RTP da Canção 2015, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2015, em Viena, na Áustria.

Desde os quatro anos que toca piano, mas só começou a cantar quando foi preciso uma vocalista na banda do irmão.

Andou 10 anos em escolas musicais. Em 2014, participou no programa The Voice Portugal da RTP, tendo sido inscrita pelos amigos.

Ainda em 2014, foi escolhida para a telenovela “Água de Mar” onde desempenhou o papel de Joana Luz.

Em Março de 2015, venceu o Festival RTP da Canção 2015 com “Há Um Mar Que Nos Separa” da autoria de Miguel Gameiro, sendo assim escolhida para representar Portugal em Viena, no Festival Eurovisão da Canção 2015, deixando para trás alguns grandes nomes da música portuguesa como Adelaide Ferreira e Simone de Oliveira.

Em Maio de 2016, lançou o álbum “Setembro” com 10 temas, todos de sua autoria, entre os quais “Strong For Too Long” e “Já Conheci”, lançados anteriormente como single. O disco foi produzido pela Viagens a Marte, de Fernando Martins. Entre os temas podemos ainda encontrar um dueto com Marisa Liz em “Deixa-me o Chão”.

Muda de nome artístico para Ella Nor. Colabora num novo tema de Miguel Gameiro, “Ficas-me Bem”. Ella Nor dá voz aos anúncios publicitários da Yorn, com a canção “Shake It”, editada em Outubro de 2017 pelo selo Warner Music com quem assinou um contrato, com direitos para todo o mundo.

A versão original do tema “Bang” em inglês começou a tocar na novela “A Herdeira” da TVI. A versão em português, adaptada do original em inglês com a colaboração de Carolina Deslandes, é o tema-genérico da novela “Jogo Duplo” da TVI.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

12 DE SETEMBRO - JÚLIO DINIS

EFEMÉRIDE - Júlio Dinis, de seu verdadeiro nome Joaquim Guilherme Gomes Coelho, médico e escritor português, morreu no Porto em 12 de Setembro de 1871. Nascera na mesma cidade no dia 14 de Novembro de 1839.

Júlio Dinis era filho de José Joaquim Gomes Coelho (1802/1885), cirurgião, natural de Ovar, e de Ana Constança Potter Pereira Gomes Coelho (1801/1845), de ascendência anglo-irlandesa, e vitimada pela tuberculose pulmonar quando Júlio Dinis contava apenas seis anos de idade. Eram seus avós paternos José Gomes Coelho e Rosa Rodrigues, de Ovar, maternos António Pereira Lopes e Maria Potter, do Porto.

Foi educado sob os moldes da burguesia britânica, da qual assimilou os costumes e valores.

Frequentou a escola primária em Miragaia. Aos catorze anos de idade, em 1853, concluiu o curso preparatório do liceu. Matriculou-se na Escola Politécnica, tendo, em seguida, transitado para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, cujo curso completou em 27 de Julho de 1861, com alta classificação.

Posteriormente, a sua saúde foi-se agravando, pelo que foi obrigado a recolher-se em Ovar e depois na Madeira, e a interromper a possibilidade de exercer a sua profissão.

Durante esses tempos, dedica-se à literatura. Mais tarde (1867), foi incluído como demonstrador e lente substituto no corpo docente de uma Escola.

Já então sofria da doença da tuberculose pelo que, esperançado em encontrar cura no ambiente mais salutar da província, se transferiu temporariamente para Grijó e posteriormente para Ovar, para casa de uma sua tia, Rosa Zagalo Gomes Coelho, que vivia no Largo dos Campos. E foi ainda esperançado numa cura de ares, que esteve duas vezes na ilha da Madeira, além de outras peregrinações que terá feito através do país. Simplesmente, o mal de Júlio Dinis não tinha cura. E com quase trinta e dois anos apenas, morria aquele que foi o mais «suave e terno romancista português, cronista de afectos puros, paixões simples, prosa limpa». De resto, essa terrível doença, que já havia vitimado a mãe e a avó materna, em 1845, foi a causa da morte de quase todos os seus oito irmãos (excepto António Ladislao de Souza Gomes Coelho casado com Anna Dyonísia Ladislau de Souza Gomes Coelho, que emigraram para o Brasil e tiveram ampla descendência a partir de Capivari e Piracicaba, estado de São Paulo).

O romance «As Pupilas do Senhor Reitor» foi publicado em 1867 em livro (depois de ter sido publicado em folhetins no “Jornal do Porto” em 1866), tendo sido desde então várias vezes representado, cinematizado e televisionado sob a forma de adaptações. Um ano antes, tinha sido dado a público “Uma Família Inglesa” e, em 1870, veio a público “Serões da Província”.

No ano do seu falecimento, com apenas 31 anos de idade, publicou-se o romance “Os Fidalgos da Casa Mourisca”. Só depois da sua morte se publicaram “Inéditos” e “Esparsos”, em dois volumes, assim como as suas “Poesias”, dadas à estampa entre 1873 e 1874.

Encontra-se sepultado num jazigo de família com o número 58, no cemitério privado da Ordem Terceira de S. Francisco, dentro do Cemitério de Agramonte.

Foi o criador do romance campesino e as suas personagens, tiradas, na sua maioria, de pessoas com quem viveu ou contactou na vida real, estão imbuídas de tanta naturalidade que muitas delas nos são ainda hoje familiares. É o caso da tia Doroteia, de “A Morgadinha dos Canaviais”, inspirada por sua tia, em casa de quem viveu, ondo se refugiou em Ovar, ou de Jenny, para a qual recebeu inspiração da sua prima e madrinha, Rita de Cássia Pinto Coelho.

Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do optimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.

Além deste pseudónimo, Júlio Dinis usou também o de Diana de Aveleda, com que assinou pequenas narrativas ingénuas como “Os Novelos da Tia Filomena” e o “Espólio do Senhor Cipriano”, publicados em 1862 e 1863, respectivamente. Foi com este pseudónimo que se iniciou nas andanças das letras, tendo, com ele, assinado também pequenas crónicas no “Diário do Porto”.

Ao nível das publicações periódicas, também se encontram colaborações suas nas revistas “Semana de Lisboa” (1893/1895) e “Serões” (1901/1911).

A casa onde Júlio Dinis nasceu foi demolida com a abertura da Rua Nova da Alfândega, e aquela onde morreu, deu lugar à construção de uma casa de espectáculos cinematográficos.

Homenagens: 71 localidades de Portugal possuem uma ou mais artérias com o nome de Júlio Dinis; Maternidade Júlio Dinis - Instituição hospitalar no Porto, dedicada à prestação de cuidados de saúde à mulher e à criança; tem um monumento, no Porto, a sua cidade natal; a Escola Básica Júlio Dinis, Gondomar, foi inaugurada em 13 de Novembro de 2015, com o intuito de preservar e homenagear o autor; e a Escola EB 2,3 Júlio Dinis, Grijó, Vila Nova De Gaia- homenageia o escritor que morou nessa vila.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

11 DE SETEMBRO - AQNTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS

EFEMÉRIDE - António Francisco dos Santos, bispo católico português, morreu no Porto em 11 de Setembro de 2017. Nascera em Tendais, Cinfães, no dia 29 de Agosto de 1948.  

Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego, em 24 de Junho de 1971.

Foi ordenado diácono em 22 de Agosto de 1971 e sacerdote a 8 de Dezembro de 1972.

A partir de 1974, estudou em Paris, Filosofia e Sociologia. Concluiu a licenciatura de Filosofia na Faculdade de Filosofia do Instituto Católico de Paris, em 1977, e o mestrado em Filosofia Contemporânea, na mesma Faculdade, em 1979.

Foi bispo-auxiliar de Braga, de 21 de Dezembro de 2004 a 8 de Dezembro de 2006. Desde essa data, foi bispo de Aveiro, tendo sido nomeado sucessor de Manuel Clemente, como bispo do Porto, em 21 de Fevereiro de 2014.

Foi administrador diocesano da Diocese de Aveiro, entre o período da sua nomeação para prelado do Porto até à sua entrada oficial a 5 de Abril de 2014.

Faleceu, inesperadamente, devido a um ataque cardíaco em Setembro de 2017.

Em 2018, foi anunciado que a nova ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia (Ponte de D. António Francisco dos Santos), a concluir até 2025, terá o seu nome.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

10 DE SETEMBRO - MARIANA COELHO

EFEMÉRIDEMariana Teixeira Coelho, educadora, escritora, ensaísta, poetisa, jornalista e uma das pioneiras do feminismo no Brasil, nasceu no distrito de Vila Real, Portugal, em 10 de Setembro de 1857 ou 1872. Morreu em Curitiba no dia 29 de Novembro de 1954. Naturalizou-se brasileira em 1939.

Era filha do farmacêutico Manoel António Ribeiro Coelho e de Maria do Carmo Teixeira Coelho, irmã do literato professor Carlos Alberto Teixeira Coelho e do capitão Thomaz Alberto Teixeira Coelho.

Mariana Coelho tinha fortes relações com o distrito de Vila Real, tendo vivido parte da sua vida, na Quinta de Valcovo, na região de Vila Real.

Mariana Coelho, pela família do avô materno, era descendente do Fidalgo António Correia de Barros da Mesquita Pimentel, Senhor da Casa da Capela de Nossa Senhora da Conceição de Sabrosa, sendo este descendente de Afonso Botelho, 1º alcaide-mor de Vila Real.

Imigrou para o Brasil em 1892, fixando-se em Curitiba. Em 1902, fundou, em Curitiba, o Colégio Santos Dumont (1902/1917), onde leccionou e foi directora durante mais de quinze anos. A instituição foi premiada com Medalha de Ouro na Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil de 1908, no Rio de Janeiro, tendo sido visitada por Santos Dumont, em 1916, quando da sua passagem pelo Estado do Paraná.

Posteriormente, em Curitiba, foi directora da Escola Profissional República Argentina - actual Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro.

Em 1902, participou na fundação da Loja Maçónica Filhas de Acácia nº 0767, em Curitiba, como oradora, ao lado da Baronesa do Serro Azul, viúva do Barão do Serro Azul. Na ocasião, pronunciou o seu consagrado Discurso.

Em 1908, publicou o “O Paraná Mental”, com proémio de Rocha Pombo, obra que recebeu Medalha de Prata na Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, em 1908.

Em 1911, participou no 3º Congresso de Geografia do Estado do Paraná: era a única mulher a figurar entre os representantes do Paraná. Proferiu, no final, um discurso muito aplaudido.

A sua actuação como feminista já se revelava no século XIX, sendo a sua obra de maior destaque a “Evolução do Feminismo”: um «trabalho que tem de ficar na nossa história literária», na opinião de Rocha Pombo.

Integrou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, participando nos congressos feministas de 1922, 1933 e 1936. Foi colaboradora do jornal feminista “O Corymbo”.

Foi associada e influenciou a criação do Centro Paranaense Feminino de Cultura, em 1933, com a publicação de sua obra “Evolução do Feminismo”, tendo proferido a palestra intitulada “Um Brado de Revolta contra a Morte Violenta”.

É patrona da cadeira nº 30 da Academia Paranaense de Poesia e da cadeira nº 28 da Academia Feminina de Letras do Paraná.

Foi membro do Instituto Neo-Pitagórico, fundado por Dario Persiano de Castro Vellozo.

Em estudo sobre o feminismo no Brasil, em especial no Paraná, Zahidé Muzart caracterizou Mariana Coelho como a «Beauvoir tupiniquim», referindo-se à francesa Simone de Beauvoir.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

9 DE SETEMBO - NUNO RIBEIRO

EFEMÉRIDE - Nuno Ribeiro, ciclista português, nasceu em Sobrado, Valongo, no dia 9 de Setembro de 1977. Foi o vencedor da Volta a Portugal em 2003 e 2009.

Em Setembro de 2009, a imprensa revelou que tinha sido apanhado num controlo antidoping e poderia ser desclassificado da vitória na Volta e, nesse caso, a vitória seria atribuída ao espanhol David Blanco. Pediu contra-análise dos resultados do controlo, que se confirmaram positivas, incorrendo numa pena de suspensão de dois anos.

Conhecido por ser um bom trepador, Nuno Ribeiro iniciou a sua carreira como profissional em 2000 ao serviço da Barbot/Torrié Cafés Gondomar, logo aí apresentando características de grande trepador, alcançando no ano de estreia na Volta o 26º lugar, com apenas 22 anos.

Representando a LA-Pecol, venceu a pulso forte a Volta a Portugal de 2003, após grandes exibições na montanha, sendo vencedor na mítica chegada à Torre, controlando os adversários. Na última etapa (contra-relógio, a sua maior fraqueza) foi 2º. Nuno, após a sua vitória, foi colocado pela imprensa como a nova geração do ciclismo português.

Em 2004, alcança o 3º lugar na Volta, confirmando o seu grande valor. Esteve na luta pela vitória até ao contra-relógio final tendo aí caído e perdido as chances de revalidar a vitória do ano transacto. Nesse mesmo ano, participou nos Jogos Olímpicos de Atenas, obtendo uma participação bastante positiva.

Em 2005, esteve durante 5 meses na equipa espanhola do Pro Tour Liberty Seguros. Depois de falhar num controlo antidoping antes do Giro de Itália, foi despedido da equipa e regressou à renomeada LA-Liberty, tendo participado, ainda que com resultado discreto, na Volta a Portugal desse ano.

No ano de 2008 e após uma prestação bastante positiva nos Jogos Olímpicos de Pequim onde alcançou o 28º lugar, o ciclista alcança uma vitória fantástica no Monte do Alto da Nossa Senhora da Assunção, regressando assim as vitórias na Volta a Portugal e logo em terreno montanhoso.

Em 2009 ganha a camisola amarela da 71ª Volta a Portugal pela equipa Liberty Seguros, ao ter duas boas prestações em etapas de montanha - a Sra Graça e a Torre (onde venceu) - e a camisola amarela em grande parte da Volta. Neste mesmo ano, perde a camisola amarela, já depois da volta terminar, por acusações de consumo de substâncias dopantes.

O ano de 2012 marca o regresso de Nuno à Volta a Portugal, tendo terminado num bom 8º lugar, acompanhando os grandes favoritos nas etapas mais duras da Volta, mostrando assim que, aos 34 anos, o ciclista ainda era um dos grandes favoritos sempre à vitória na Volta a Portugal.

Em 2013, volta a ficar noTop10 da Volta a Portugal, alcançando um bom 9º lugar, com boas prestações nas etapas mais duras da Volta.

Após dois anos ao serviço da formação Efapel Glassdrive, Nuno Ribeiro assinou pela equipa da OFM Quinta da Lixa.

Na Volta a Portugal de 2014 o ciclista português em muito contribuiu para a vitória do espanhol Gustavo Veloso e ainda assim terminou às portas do Top 10.

No final da temporada de 2014, aos 37 anos de idade, Nuno decide terminar a carreira enquanto ciclista profissional, passando então, desde 2015, a ocupar o cargo de director-desportivo da equipa onde terminou a carreira, a actual W52 Quinta da Lixa da qual também é presidente.

domingo, 8 de setembro de 2024

8 DE SETEMBRO - TERESA SILVA CARVALHO

EFEMÉRIDE - Teresa Silva Carvalho, cantora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 8 de Setembro de 1935. Morreu na mesma cidade em 7 de Dezembro de 2023.

Começou a sua carreira aos 18 anos, cantando fado, depois de frequentar com empenho aulas de canto que lhe prognosticavam uma carreira no canto lírico. A sua primeira aparição em TV foi no Brasil, onde também actua ao vivo.

Teve aulas de canto com Maria Amélia Duarte D’Almeida e prosseguiu os seus estudos académicos na Escola de Hotelaria e Turismo.

Foi professora de música no Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim (Sertã), nas décadas de 1950 e 1960, tendo em 1965 partido para o Brasil para participar na Expo Portugal de Hoje, no Rio de Janeiro.

De regresso a Portugal, o fadista João Ferreira-Rosa (1937/2007) convidou-a para fazer parte do elenco da casa de fados Taverna do Embuçado, no bairro lisboeta de Alfama, onde se manteve durante vários anos.

O primeiro disco gravou-o para a Tecla em 1969, onde ainda gravou um segundo disco, mas depois passou para a Valentim de Carvalho.

Em 1972, colaborou no disco de José Afonso “Eu vou ser como a toupeira”. Com Paulo de Carvalho e Tonicha, participou na 14ª edição da Taça da Europa de Cantares de Knokke.

Lançou o álbum “Fados” em 1976 e são lançados vários EP com as canções do disco.

Participa no Festival RTP da Canção de 1977, com a canção “Canção sem grades”, com letra de Rita Olivaes e música de Manuel José Soares. No Lado B, aparece “Ícaro” com um poema de José Régio e música de José Luís Tinoco.

Em 1977, edita o seu mais reconhecido álbum, “Ó rama, ó que linda rama”, com produção de Vitorino. O disco inclui temas populares e várias versões de José Afonso, bem como a canção “Verdes São os Campos” com poema de Luís de Camões.

Em 1979, participou no Festival RTP da Canção com os temas “Cantemos até Ser Dia” de Pedro Osório, que ficou em 9º lugar na final, e “Maria, Maria”, que ficou em 6º lugar na 3ª semifinal.

Participou no programa “E o resto são cantigas” (1981) dedicado ao maestro Frederico Valério.

Teresa Silva Carvalho e Carlos do Carmo actuaram juntos em vários espectáculos. Em 14 de Outubro de 1985 actua, com ele, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, num concerto dedicado aos Fados e Canções de Lisboa.

Em 31 de Janeiro de 1986, participou num concerto de homenagem a Jacques Brel realizado no Instituto Franco-Português. Este espectáculo integraria ainda as actuações de Janita Salomé, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, Vitorino e a participação especial de Juliette Gréco.

Em 1988, participou no 7º episódio do programa “Humor de Perdição”, de Herman José, num episódio dedicado a Florbela Espanca.

Após este período de sucesso e reconhecimento artístico, Teresa Silva Carvalho opta pela sua vida privada e afasta-se do mundo do espectáculo.

Teresa Silva Carvalho gravou poetas como António Botto, Mário de Sá-Carneiro, Ary dos Santos, Almeida Garrett e Fernando Pessoa.

Teresa Silva Carvalho faleceu em 2023, vítima de doença prolongada.

Recebeu o Prémio de Imprensa na categoria Revelação (fado), atribuído em 1970 pelo Sindicato dos Jornalistas.

sábado, 7 de setembro de 2024

7 DE SETEMBRO - ABDOU DIOUF

EFEMÉRIDE - Abdou Diouf, administrador público e político senegalês, presidente do Senegal de 1981 a 2000, nasceu em Louga no dia 7 de Setembro de 1935.

Foi também primeiro-ministro, entre 26 de Fevereiro de 1970 e 31 de Dezembro de 1980.

Foi igualmente secretário geral da Organização Internacional da Francofonia de 2004 a 2014.

Começou a estudar Direito em Dacar, para continuar depois em Paris, graduando-se a na École Nationale de la France d’outre-mer em 1960.

Ocupou postos de relevância na administração senegalesa, onde chegou a ser chefe de gabinete do presidente Senghor em 1963 e secretário geral da Presidência da República em 1964. A seguir, foi nomeado ministro de Planeamento e Indústria entre 1968 e 1970, e premier em Fevereiro de 1970.

Converteu-se em presidente da República do Senegal em 1 de Janeiro de 1981, depois da demissão de Senghor, e renovou o seu mandato nas eleições de 1983, 1988 e 1993. Durante os seus mandatos, aprofundou a democracia iniciada pelo seu predecessor, liberou progressivamente a economia e promoveu a descentralização do poder. Também contribuiu para o prestígio do seu país no mundo, através da participação em numerosas cimeiras internacionais, e é um activo defensor da unidade africana.

Abdou Diouf foi derrotado na segunda volta das eleições presidenciais de 19 de Março de 2000, sucedendo-lhe Abdoulaye Wade.

Abdou Diouf mudou a sua residência para Paris, onde vive actualmente.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

6 DE SETEMBRO - CARLOS DE VASCONCELOS

EFEMÉRIDE - Carlos Eugénio de Vasconcelos, jornalista e político português, natural de Cabo Verde, nasceu na ilha de Fogo, Cabo Verde, em 6 de Setembro de 1883. Morreu na cidade da Praia em 29 de Julho de 1928.

Carlos de Vasconcelos foi ministro das Colónias no governo de José Domingues dos Santos, de 22 de Novembro de 1924 a 15 de Fevereiro de 1925.

Foi aluno da Escola de Guerra em Lisboa e funcionário aduaneiro do quadro da província de Cabo Verde, desde 2 de Junho de 1905 no Fogo.

Republicano desde os seus tempos de estudante, na sequência da proclamação da República em Portugal aderiu ao Partido Evolucionista.

Foi eleito e tomou posse em 2 de Janeiro de 1914, como presidente da Câmara Municipal da ilha do Fogo. Foi eleito deputado por Cabo Verde em 1922 e foi considerado um dos maiores oradores do Parlamento Português.

Fundador e director do jornal “A Acção: Órgão do Partido Republicano” e defensor dos interesses da Província de Cabo Verde (1921/1822), colaborou nos jornais cabo-verdianos “A Voz de Cabo Verde”, “O Progresso”, do qual foi redactor, e “O Futuro de Cabo Verde”, de cujo director, José do Sacramento Monteiro, era sobrinho. Colaborou ainda nos jornais continentais “República” (1916), “Popular” e “Gazeta das Colónias”. Também se encontra colaboração da sua autoria na revista “Contemporânea” (1915/1926).

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

5 DE SETEMBRO - LESTER ALLAN PELTON

EFEMÉRIDE - Lester Allan Pelton, inventor norte-americano, nasceu em Vermillon, Ohio, no dia 5 de Setembro de 1829. Morreu em Oakland (Califórnia), em 14 de Março de 1908.

Contribuiu significativamente para o desenvolvimento da hidroelectricidade e da energia hidreléctrica no Velho Oeste americano, bem como em todo o mundo.

No final da década de 1870, ele inventou a Turbina Pelton, na época o projecto mais eficiente da turbina hidráulica de impulso. Reconhecido como um dos pais da energia hidreléctrica.

As ideias de Pelton para melhorar a roda de água de turbina vieram dos seus estudos de equipamentos e operações de mineração no país da corrida ao ouro da Califórnia. Seguem-se descrições resumidas da tecnologia local observada por Pelton e da ciência pela qual a sua roda de água de turbina extrai energia cinética de um riacho de montanha.

O calor a vapor alimentava grande parte das actividades de mineração locais, mas exigia muita madeira como combustível; florestas próximas foram dizimadas rotineiramente.

Rodas hidráulicas de turbina também eram usadas ​​para fornecer energia, mas eram ineficientes para converter a energia cinética de riachos de montanha em cavalos de força.

D.P. Stern relata: «De acordo com um artigo de 1939 de W.F. Durand da Universidade de Stanford de Engenharia Mecânica, a invenção de Pelton começou a partir de uma observação acidental em algum momento da década de 1870. Pelton estava a observar uma turbina de água a girar quando a chave segurando a sua roda no seu eixo escorregou, fazendo com que ficasse desalinhado. Em vez de o jacto atingir as xícaras no meio, o deslizamento fez com que ele atingisse a borda; em vez de o fluxo de água ser interrompido, ele foi desviado em um semicírculo, saindo novamente. Surpreendentemente, a turbina agora movia-se mais rápido. Essa foi a grande descoberta de Pelton».

Experimentando e modelando, Pelton melhorou a eficiência da roda Knight (desenvolvida anteriormente pela Knight Foundry na vizinha Sutter Creek). A roda de Knight recebeu o jacto de fluxo ligeiramente fora do centro e num ângulo em um único copo de turbina. Alternativamente, a roda Pelton - implantando um copo duplo dividido (na verdade, dois copos lado a lado) e, em seguida, dividindo o jacto de água directamente na palheta comum do copo duplo - capturou a energia cinética de um fluxo com mais eficiência. O projecto de Pelton teve dois resultados principais: consolidou a introdução de uma nova ciência física na antiga busca humana para desenvolver a energia hidreléctrica, ou seja, a ciência do impulso turbina em oposição à turbina de reacção; e revolucionou o uso de turbinas adaptadas para locais de alta queda (isto é, energia de elevação).

Antes de Pelton, quase todas as turbinas de água eram máquinas de reacção movidas por pressão de água, enquanto a roda de Pelton era movida pela energia cinética de um jacto de água de alta velocidade, que poderia ser convenientemente desenvolvido a partir de um pequeno riacho na montanha.

No final da década de 1870, Pelton modelou, testou e fabricou a sua primeira roda de turbina, apelidada de Pelton Runner - mais tarde referindo-se apenas às lâminas de impulso - na Miners Foundry em Nevada City, Califórnia. 

Em 1878, na Mina Mayflower em Nevada City, ele instalou a primeira roda Pelton operacional. Naquela época, a roda da Knight Foundry estava sendo vendida como o padrão da indústria, mas numa competição directa realizada em 1883 na mina de Idaho nas proximidades de Grass Valley, o projecto de Pelton provou ser muito mais eficiente.

O projecto Pelton forneceu 90 por cento de eficiência (de conversão de energia cinética do fluxo em cavalos de força), enquanto o próximo melhor concorrente alcançou menos de 77 por cento - num momento em que a maioria das rodas de água existentes normalmente tinham menos de 40 por cento.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

TERESA SILVA CARVALHO - "Choram Meus Olhos"

4 DE SETEMBRO - FREDERICO MARQUES

EFEMÉRIDE - Frederico Marques, treinador português de ténis que, actualmente treina João Sousa na ATP World Tour, nasceu em Lisboa no dia 4 de Setembro de 1986.

Depois de uma curta carreira de jogador, tornou-se treinador da BTT Tennis Academy, em Barcelona, ​​onde trabalha com João Sousa.

Desde Janeiro de 2015, Frederico Marques é o presidente da Global Professional Tennis Coach Association em Portugal.

Ele é o treinador mais jovem a ter um atleta no top 100 da ATP e o primeiro português dos treinadores da ATP.

Em 2014, Frederico Marques foi nomeado para o prémio de Treinador português de 2014.

Palmarés como treinador: Campeão Europeu de Ténis de Sub-16 em singulares e em pares; e ATP de Kuala Lumpur de 2013.

Como tenista: foi um jogador destro, representou Portugal em Sub-14, Sub-16 e Sub-18 nos Campeonatos Europeus, tanto em pares como em individuais. Foi campeão de Portugal na categoria Sub-16 tanto individual como em duplas.

Frederico Marques chegou a ocupar a posição número 12 do ranking sub-16 europeu. Alcançou o top 100 na categoria Júnior e participou   no Grand Slams Juniors.

A nível profissional nunca se destacou, chegou à posição 994 do ranking ATP em singulares e à posição 773 em duplas.

Acabou a sua carreira aos 21 anos devido a várias lesões e a uma mononucleose.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

3 DE SETEMBRO - FERNANDO MACHADO SOARES

EFEMÉRIDE - Fernando Machado Soares, poeta, cantor, intérprete e compositor no âmbito da Canção de Coimbra, jurista e juiz jubilado, nasceu em São Roque do Pico no dia 3 de Setembro de 1930. Morreu em Almada, em 7 de Dezembro de 2014.

Foi mais conhecido pela suas canções “Balada da Despedida do 6ºº ano Médico” (1958) e “Coimbra tem Mais Encanto”.

Nascido em São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, era descendente do último capitão-mor das Lajes do Pico. Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nos anos 1950.

Participou no filme “Rapsódia Portuguesa”.

Após ter concluído o curso superior, suspendeu durante alguns anos a sua actividade artística. Porém, acompanhou o Orfeão Académico de Coimbra aos Estados Unidos (1962), onde cantou com êxito em Nova Iorque (Lincoln Center), Boston, Chicago e Atlanta. Participou ainda num programa televisivo da NBC.

Autor de diversos temas célebres, entre eles a “Balada da Despedida do 6º Ano Médico” (1958, em co-autoria com Francisco Bandeira Mateus.

Fernando Machado Soares, que foi juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, recebeu em 2006 o Prémio Tributo Amália Rodrigues «pela excelência da carreira artística e dedicação aos outros».

Faleceu aos 84 anos em Almada, cidade onde se realizou o funeral.

Deixou três álbuns publicados: “The Fado Of Coimbra”, 1994; “O Melhor De 2 - Fernando Machado Soares / Luís Goes”, 2001; e “Fernando Machado Soares”, 2006.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

2 DE SETEMBRO - CRISTINA DUARTE

EFEMÉRIDE - Cristina Duarte, política cabo-verdiana, nasceu em Lisboa no dia 2 de Setembro de1962.

É a actual ministra das Finanças, do Planeamento e da Administração Pública de Cabo Verde.

Frequentou a escola primária em Angola, onde morou até aos doze anos de idade. É nessa altura que ocorre a Revolução de 25 de Abril de 1974, com a queda do regime ditatorial português, o Estado Novo.

Frequentou o liceu em Cabo Verde, até partir para Portugal, onde fez uma licenciatura em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

No início dos anos 1990, foi viver para os Estados Unidos da América e tirou um MBA na área de Finanças Internacionais e de Mercados de Capitais Emergentes.

Cristina Duarte é casada com um italiano e tem uma filha.

Possui uma experiência profissional diversificada, nomeadamente como directora-geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério do Desenvolvimento Rural, como consultora da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Banco Mundial.

No sector privado, trabalhou com o Citigroup/Citibank. Desde 2006, é governadora do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

É fluente em francês, inglês, italiano, português e crioulo cabo-verdiano.

O seu pai, Manuel Duarte, foi um combatente da liberdade em Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Em 2014, foi considerada pela revista “Financial Afrik” uma das cem pessoas mais influentes em África.

Em 2015 foi candidata à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento, tendo este lugar vindo a ser ocupado por Akinwumi Adesina, da Nigéria.

domingo, 1 de setembro de 2024

1 DE SETEMBRO - BLAISE CENDRARS

EFEMÉRIDE - Blaise Cendrars, pseudónimo de Frédéric Louis Sauser, romancista e poeta suíço e francês, tendo escrito em língua francesa, nasceu em La Chaux-de-Fonds no dia 1 de Setembro de 1887. Morreu em Paris, em 21 de Janeiro de 1961.

Teve uma vida itinerante, o que se reflecte na sua poesia, basicamente escritos em viagens. Visitou o Brasil na década de 1920, influenciando diversos artistas e escritores do modernismo brasileiro e sendo também influenciado por Oswald de Andrade, cujos poemas da “Poesia Pau-Brasil”, de construção cubista, apresentam forte semelhança formal e no gosto pelo primitivo. Nessa incursão, interessou-se pela mente doentia do criminoso Febrónio Índio, do Brasil, sobre quem escreveu artigos em jornais e um capítulo de livro.

Esteve também ligado ao movimento modernista em Portugal, tendo colaborado na revista “Portugal Futurista”, e traduziu para francês o romance “A Selva”, de Ferreira de Castro.

Autor também de poemas mais extensos que os do seu aparentado poeta brasileiro, como a “Prosa do Transiberiano”, foi sempre fiel, em poesia, ao seu estilo «literatura de viajantes», sendo este um longo poema realmente prosaico, feito a partir de reminiscências, que lembra a posterior obra de Allen Ginsberg.

Mesmo sendo suíço de nascimento, é considerado por Paul Éluard como um dos maiores poetas franceses do século XX.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...