sábado, 5 de abril de 2025

5 DE ABRIL - MELVYN DOUGLAS

EFEMÉRIDE - Melvyn Douglas, actor norte-americano, nasceu em Macon, Geórgia, no dia 5 de Abril de 1901. Morreu em Nova Iorque, em 4 de Agosto de 1981.

Filho de um pianista e compositor de renome, foi o próprio pai que o levou para a carreira artística.

Teve o seu apogeu nas décadas de 1930 e 1940 e o seu primeiro filme foi “Tonight or Never” com Gloria Swanson. Fez mais de 100 filmes, principalmente comédias.

Filmou ao lado das actrizes mais famosas de todos os tempos, como Greta Garbo, em “As You Desire Me” (1932), “Ninotchka” (1939) e “Two-Faced Woman” (1941); Claudette Colbert, em “She Married Her Boss” (1935); Joan Crawford, em “A Woman’s Face” (1941) e “They All Kissed the Bride” (1942); Marlene Dietrich, em “Angel” (1937); Barbara Stanwyck, em “Annie Oakley” (1935); Rosalind Russell, em “This Thing Called Love” (1940) e “The Guilt of Janet Ames” (1947); Sylvia Sidney, em “Mary Burns, Fugitive” (1935); Maureen O’Hara, em “A Woman’s Secret” (1949); Irene Dunne em “Theodora Goes Wild” (1936); e Katharine Hepburn, em “The Sea of Grass” (1947), entre outras.

Participou também em “Meu Pai, um Estranho”, com Gene Hackman.

Por duas vezes ganhou o Oscar de Melhor Actor coadjuvante. A primeira vez foi em 1964, com o filme “Hud” (1963), e em 1980, a premiação chegou com “Being There” (1979), em que actuou ao lado de Peter Sellers e Shirley McLaine.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

4 DE ABRIL - ANTÓNIO AUGUSTO DA SILVA MARTINS

EFEMÉRIDE - António Augusto da Silva Martins, médico-cirurgião e médico-militar, grande desportista e mestre de tiro português, nasceu em    Abrantes no dia 4 de Abril de 1892. Morreu em Lisboa, Pedrouços, em 3 de Outubro de 1930.

Era filho de João Augusto da Silva Martins e de sua mulher Esperança Augusta, naturais de São Miguel do Rio Torto, tendo três irmãos: Henrique Augusto da Silva Martins, Joaquim Augusto da Silva Martins e João Augusto da Silva Martins Júnior, mais conhecido por Martins Júnior, todos estes também naturais da Freguesia de São Miguel do Rio Torto, pois nasceram no lugar de Carvalhal, junto da antiga moagem.

Fez os estudos primários em Santarém com o prof. António Pereira do Nascimento e, em 1904, ingressou no Liceu Sá da Bandeira da mesma cidade, do qual se transferiu, porém, em 1905, por vontade dos pais, para o Liceu de Coimbra (hoje Liceu José Falcão), onde foi um distinto aluno.

Em 1911, teria começado a frequentar o Curso de Filosofia, então na Faculdade de Ciências, hoje na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, que eram os preparatórios para o Curso de Medicina, tal como quatro cadeiras na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra a iniciar o Curso de Medicina tendo, porém, pedido transferência para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, embora os Anuários da Universidade de Coimbra daqueles anos e a documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra, nomeadamente os requerimentos de matrícula do Curso de Filosofia e do Curso de Medicina, respectivamente das Faculdades de Ciências e de Medicina, tal como os Livros de Matrículas e termos de Exames não o mencionem.

Em 1913, começou a frequentar o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano, foi, numa viagem de estudo, a Cabo Verde, e obteve a classificação de 19 valores em Anatomia, facto que lhe valeu ser assistente da cadeira de Anatomia, tendo terminado o Curso de Medicina com elevada distinção em 1917, tornando-se Médico-Cirurgião.

Foi em 1917, que Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial, razão pela qual, no ano de 1918, foi incorporado como Tenente-Médico no Batalhão de Infantaria Nº 14 (Viseu), 3ª Brigada, 1ª Divisão, do Corpo Expedicionário Português, com o qual embarcou para França, a caminho das trincheiras da Flandres. Chegado a França, como o seu Batalhão era da retaguarda, requereu de imediato transferência para o Batalhão de Infantaria Nº 23 (Coimbra), 2ª Brigada, 1ª Divisão, sob o comando do major Hélder, e que ia para a frente de batalha. Aí, como tenente-médico, demonstrou ser um bravo combatente, tendo sido condecorado com a Medalha de 1ª Classe da Cruz de Guerra e a fourragère da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, e tendo participado nas ofensivas contra os alemães no final da guerra.

Ainda em França, pois não voltou logo a Portugal em 1918, participou em torneios de Corrida e de Tiro, tendo ficado em 1º lugar no Torneio Pershing e recebido o prémio das mãos do general John J. Pershing, comandante da Força Expedicionária dos Estados Unidos da América que participou na Primeira Guerra Mundial.

Regressou posteriormente a Portugal e conta-se que, após o seu regresso, terá trazido de França o carvalho que hoje se encontra no pátio mesmo junto à antiga moagem, em São Miguel do Rio Torto.

Em 28 de Junho de 1919, foi feito cavaleiro da Ordem Militar de Cristo.

Foi mestre de Tiro, participou em muitos torneios de Tiro e de Atletismo, tendo ganho muitos destes, destacando-se a sua participação nos torneios de Roma (1927), Amesterdão (1928) e Estocolmo (1929), em que foi campeão de Tiro.

Participou em duas edições dos Jogos Olímpicos, em 1920, de Antuérpia onde competiu nas provas de Tiro desportivo e, em 1924, de Paris, onde, além de novamente participar nas provas de tiro, e também fez lançamento de disco do atletismo.

Exerceu Medicina em Lisboa, onde conviveu de perto com o professor António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, futuro Prémio Nobel da Medicina em 1949, e com o professor Francisco Soares Branco Gentil que, aliás, viria a ser o seu sogro, já que casou em Cascais, em 8 de Março de 1926, com a sua filha, Maria Madalena Mascarenhas Gentil, união da qual nasceram uma filha, Alice Gentil da Silva Martins (1928), licenciada em Psicologia e casada em Lisboa, em 6 de Outubro de 1955, com Horácio Paulo Rey Colaço Menano, de ascendência italiana, francesa, espanhola e alemã, sobrinho materno de Amélia Rey Colaço, primo-irmão de Mariana Rey Monteiro e parente do 1º barão de Colaço e Macnamara, licenciado em Medicina e médico pediatra, do qual foi primeira mulher, divorciados, com geração feminina, e dois filhos, os dois conhecidos clínicos António Gentil da Silva Martins e Francisco Gentil da Silva Martins, o primeiro o cirurgião plástico e cirurgião pediatra que chegou a ser 8º bastonário da Ordem dos Médicos de 1977 a 1986, actualmente famoso pelas operações aos gémeos siameses, este último oncologista.

Faleceu em finais de 1930, durante uma prova de tiro em Pedrouços. A sua morte, aparentemente, foi acidente, pois refere-se que a arma disparou acidentalmente. Aquando do seu falecimento, decerto que se tratava de uma pessoa importante, já que foi notícia em todos os jornais nacionais de 1930, desde “O Século” ao “Diário de Notícias”, entre outros, sem falar duma missa que, uma semana depois, foi realizada na Igreja Paroquial de São Miguel do Rio Torto, e à qual ocorreu gente de praticamente todo o Concelho de Abrantes, tendo a referida igreja ficado superlotada com mais de 3 000 pessoas a quererem assistir, segundo afirma o “Diário de Notícias” de 12 de Outubro de 1930.

Em sua homenagem, a avenida principal do Rossio ao Sul do Tejo, a Avenida Dr. António Augusto da Silva Martins, recebeu o seu nome, e existe um busto seu no Jardim do Castelo de Abrantes.

Em 12 de Dezembro de 1930, foi feito cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a título póstumo

quinta-feira, 3 de abril de 2025

3 DE ABRIL - ALEC BALDWIN

EFEMÉRIDE - Alexander “Alec” Rae Baldwin, actor, escritor, produtor e activista político norte-americano, nasceu em Amityville no dia 3 de Abril de 1958.

É membro da família Baldwin, sendo o mais velho dos quatro irmãos, todos actores.

Alec Baldwin foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor coadjuvante, pelo seu trabalho no filme “The Cooler” (2003) e ganhou três vezes o Golden Globe Award para o Melhor Actor (série cómica ou musical) em televisão, com o seu trabalho em “30 Rock” (Prémios Globo de Ouro 2007, 2009 e 2010). Além disso, ele foi vencedor de oito Screen Actors Guild Awards, dos quais sete foram na categoria Melhor Performance de um Actor numa Série de Comédia em anos consecutivos, tributo ao seu trabalho em “30 Rock”. Além disso, ele é o actor com o maior número de nomeações ao prémio: 20.

Em 21 de Outubro de 2021, no set de filmagem de “Bonanza Creek Ranch” em Santa Fé, Novo México, durante a gravação de uma cena do filme de faroeste Rust, Baldwin disparou uma arma cenográfica que, por alguma razão sob investigação, efectuou um tiro real que matou a directora de fotografia, Halyna Hutchins, e feriu o director Joel Souza. Além de protagonista, Baldwin também era produtor do filme. Hutchins foi transportada para o Hospital da Universidade do Novo México de helicóptero, mas não resistiu. Souza foi transportado para o Christus St. Vincent Regional Medical Center de ambulância, internado e depois recebeu alta. Baldwin passou por um interrogatório e depois foi libertado, declarando ter sido um trágico acidente e que estava cooperando com a investigação. O Departamento de Polícia de Santa Fé ficou encarregado das investigações. Em 20 de Abril de 2022, Baldwin foi inocentado das acusações de homicídio, no entanto a produtora do filme foi multada em cerca de US$ 137 mil, devido às falhas de segurança no set de filmagem. Em 2023, foi retirada a sua acusação por homicídio involuntário. Em 12 de Julho de 2024, o seu julgamento foi anulado após a juíza responsável decidir a favor da defesa de Baldwin e reconhecer que provas, favoráveis ao actor, foram retidas do processo.

**********

Em 1990, Baldwin conheceu a actriz Kim Basinger, quando eles interpretaram amantes no filme “The Marrying Man”. Casaram em 19 de Agosto de 1993 e tiveram uma filha, Ireland (nascida em 23 de Outubro de 1995). Eles separaram-se em 5 de Dezembro de 2000. Divorciaram em 3 de Setembro de 2002.

Em Agosto de 2011, Baldwin começou a namorar Hilaria Thomas, uma instrutora de ioga do Yoga Vida em Manhattan. Baldwin e Thomas mudaram-se do Upper West Side para Greenwich Village em Agosto.  O casal ficou noivo em Abril de 2012 e casaram em 30 de Junho de 2012, na Catedral de St. Patrick, na cidade de Nova Iorque.  Eles têm sete filhos juntos.  A família Baldwin gravou um reality show, “The Baldwins”, que estreará no TLC em 2025.

Em Janeiro de 2013, foi anunciado que Hilaria estava grávida. No dia 23 de Agosto de 2013, Hilaria teve Carmen Gabriela, a segunda filha do actor. Em 2015, o casal anunciou a chegada do seu segundo filho, Rafael Thomas Baldwin (terceiro filho do actor). No ano seguinte, nasceu Leonardo Ángel Charles Baldwin, terceiro filho do casal. Em Maio de 2018, foi anunciado o nascimento do quarto filho do casal, Romeo Alejandro David Baldwin e, em Setembro de 2020, nasceu o quinto filho.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

2 DE ABRIL - ERASTUS BRIGHAM BIGELOW

EFEMÉRIDE - Erastus Brigham Bigelow, inventor norte-americano, nasceu em West Boylston no dia 2 de Abril de 1814. Morreu em Boston, em 6 de Dezembro de 1879. Inventou a máquina de tecelagem.

Em 1839, contratou a produção de um tear mecânico capaz de tecer tapetes de fibra dupla, como os que até então eram tecidos exclusivamente pelo tear manual, que produzia apenas oito jardas por dia.

Com o seu primeiro tear, conseguiu obter dez ou doze jardas por dia, que foram aumentando por meio de melhorias até obter regularmente um produto de vinte e cinco jardas.

Posteriormente, inventou um banheiro eléctrico para tecer “Bruxelas” (ou seja, tapeçaria pictórica) e tapetes de veludo, a sua invenção mais importante, que atraiu muita atenção na Feira Mundial de Londres em 1851.

A cidade de Clinton, Massachusetts, deveu-lhe o seu crescimento e importância manufactora, pois continha as obras de rendas de carruagens, a Lancaster Quilt Company e a Bigelow Carpet Company, todas elas resultado directo da sua capacidade inventiva. O tear de tapetes tornou o seu nome amplamente conhecido.

Bigelow e o seu irmão Horatio são creditados com a fundação da cidade de Clinton, que originalmente fazia parte da cidade de Lancaster.

Bigelow foi eleito membro da Boston Historical Society em Abril de 1864 e, em 1869, apresentou a essa sociedade seis grandes volumes intitulados “Inventions of Erastus Brigham Bigelow” patenteados ema Inglaterra de 1837 a 1868, nos quais foram reunidas as especificações impressas de dezoito patentes concedidas a ele em Inglaterra.

Ele foi eleito membro da American Academy of Arts and Sciences em 1866.

Em 1862, Bigelow formulou um esquema de tributação uniforme para os Estados Unidos por meio de selos, e publicou “The Tariff Question, considered in regard to the Policy of England and the Interests of the United States” (Boston, 1863).

terça-feira, 1 de abril de 2025

1 DE ABRIL- MARIA EUGÉNIA RODRIGUES BRANCO

EFEMÉRIDE - Maria Eugénia Rodrigues Branco Pinto do Amaral, conhecida artisticamente como Maria Eugénia, popular actriz de cinema e cantora portuguesa, protagonista do filme “A Menina da Rádio, nasceu em Lisboa no dia 1 de Abril de 1927.  Morreu na mesma cidade em 25 de Agosto de 2016.

Era filha do músico Francisco José da Silva Branco e de Laura Augusta da Silva Rodrigues. Era irmã de Maria Antonieta, cançonetista da Emissora Nacional.

O maior sucesso de Maria Eugénia como actriz deu-se em 1944, protagonizando “A Menina da Rádio”, película de Arthur Duarte. O mesmo realizador, referência da época de ouro do cinema português, viria a dirigi-la ainda em “O Hóspede do Quarto Treze” e “O Leão da Estrela” (1947).

Maria Eugénia contracenou com os principais actores de cinema de então, como António Silva, Maria Matos, Laura Alves, Milú, Curado Ribeiro ou Óscar de Lemos.

Entre 1944 e 1948, participou em filmes rodados em Espanha. Para além de “O Hóspede do Quarto Treze”, co-produção luso-espanhola de Arthur Duarte, em “Héroes del 95” de Raúl Alfonso e em “Conflicto Inesperado” e “Quando os Anjos Dormem”, de Ricardo Gascón. Neste último, Maria Eugénia contracenou com o actor italiano Amedeo Nazzari, que seria o intermediário de um convite de trabalho do realizador Vittorio de Sica, que a actriz recusou.

Maria Eugénia passou também pela rádio, cantando nos “Serões para trabalhadores” da Emissora Nacional.

Ela foi quinze vezes capa de revista.

Terminou a sua curta carreira antes do final dos anos 1940 após o casamento com o médico António Pinto do Amaral, de quem foi segunda mulher, sendo mãe do poeta, ensaísta, tradutor e professor de literatura Fernando Pinto do Amaral. O seu filho mais velho, António Alcino Branco Pinto do Amaral, morreu aos vinte anos num acidente rodoviário.

Em 2008, recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha de Mérito Municipal, no seu Grau Ouro, a par de Fernanda Baptista, Milú e Nini Remartinez (Irmãs Remartinez).

Em 2011, foi publicado um livro com a sua biografia, “Maria Eugénia, A Menina da Rádio”, com chancela da Oficina do Livro, da autora Rute Silva Correia, com prefácio de Júlio Isidro.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...