
A família mudou-se em 1908 para Krochmalna-Street, o bairro dos judeus pobres de Varsóvia, onde Singer cresceu.
Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, a família teve de se separar, tendo Isaac ficado com a mãe e o irmão mais novo. Em 1921, voltou para Varsóvia, onde passou a frequentar o Seminário para Rabinos de Tachkemoni. Acabou por desistir de se tornar rabino, como o seu pai e o avô materno, porque nem a profissão nem a escola despertavam o seu interesse. Voltou então para Bilgora, onde tentou sustentar-se dando aulas de Hebraico. Desistiu também, voltando de novo para casa dos pais. Em 1923 foi trabalhar como revisor no jornal “Literarische Bleter” de Varsóvia.
A primeira história escrita por Singer ganhou o Prémio Literário do Jornal “Literarishe Bletter”. O seu primeiro romance, “Satã em Goray”, foi publicado em fascículos, na revista “Globus” (1932).
Afim de fugir às perseguições que se abatiam sobre os judeus, deixou a Polónia e fixou-se nos Estados Unidos da América em 1935, tornando-se cidadão americano em 1943.
Ganhou duas vezes o Prémio Louis Lamed, o National Book Award em 1974 e o Prémio Nobel quatro anos depois.
Durante a sua carreira literária publicou dezoito romances, catorze livros para crianças e várias recolhas de novelas. A sua obra romanesca, bastante densa e rica, tem por temas principais a história do povo judeu, as lembranças da infância e a sua experiência americana.
Em 1983 Barbra Streisand adaptou ao cinema a sua novela “Yentl”.
Sem comentários:
Enviar um comentário