EFEMÉRIDE - Alan
Bartlett Shepard Jr, astronauta dos Estados Unidos, nasceu em East
Derry no dia 18 de Novembro de 1923. Morreu em Pebble Beach, em 21 de Julho
de 1998. Foi integrante dos projectos Mercury
e Apollo, segundo homem e primeiro
norte-americano a ir ao espaço e um dos doze homens que pisaram a Lua, onde
esteve no âmbito da missão Apollo 14,
em 1971.
Formado em Ciências pela Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis (1944) e pela Escola de Pilotos de Testes Navais dos Estados Unidos em 1951, Alan Shepard começou a sua carreira naval na Segunda Guerra Mundial, a bordo de um destroier, no Oceano Pacífico. Logo depois da guerra, entrou em treino aéreo de combate no Texas e na Flórida e recebeu as suas asas de aviador em 1947, aos 24 anos de idade. Em 1945, casara com Louise Brewer, com quem teve duas filhas. Integrado num esquadrão de caças, serviu num porta-aviões no Mediterrâneo, nos anos seguintes. Na década de 1950, foi piloto de diversos tipos de aeronaves de combate e de testes em grandes altitudes e fez duas viagens ao sudoeste do Pacífico como líder de um esquadrão baseado em porta-aviões.
No fim da sua carreira como piloto militar, Shepard havia acumulado uma experiência de mais de 8 000 horas de voo, 3 700 delas em caças a jacto de combate.
Em 1959, foi um dos 110 aviadores militares norte-americanos convidados para participar na recém-criada agência espacial NASA, como voluntários para o programa que pretendia enviar o primeiro homem ao espaço, chamado Projecto Mercury. Após uma série de duros e exaustivos testes físicos e psicológicos, apenas sete daqueles pilotos foram escolhidos para integrar o programa, entre eles Shepard.
Em Janeiro de 1961, foi escolhido para o primeiro voo espacial tripulado dos Estados Unidos. Apesar da missão ter sido planeada para se realizar em Outubro de 1960, uma série de atrasos devidos a problemas técnicos adiaram-na para Maio de 1961. Com estes atrasos, em Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano no espaço.
Em Maio de 1961, Shepard pilotou a nave Freedom 7 e tornou-se assim o segundo homem a viajar pelo espaço. Lançado do Cabo Canaveral, Centro Espacial Kennedy, Shepard voou numa trajectória balística que o levou a uma altitude de 116 milhas no espaço - cerca de 180 km de altura — num voo suborbital, mas ao contrário do voo orbital automático de Gagarin dias antes, teve que assumir o controlo manual da cápsula espacial por diversas vezes. O seu voo, o retorno do espaço e a sua recolha no mar por helicópteros da marinha foram vistos pela televisão por milhões de pessoas em todo mundo.
Após a missão, ele tornou-se um herói nacional e desfilou em carro aberto pelo meio de multidões em Nova Iorque, Washington e Los Angeles. Foi recebido e condecorado na Casa Branca pelo presidente John Kennedy.
Em Junho de 1963, foi designado para comandar o primeiro voo tripulado do Projecto Gemini, o programa espacial da NASA que levaria dois homens ao espaço na mesma missão, com Tom Stafford como seu co-piloto. No começo de 1964, foi-lhe diagnosticada uma doença na parte interna do ouvido, que lhe afectava a audição e o equilíbrio, a Síndrome de Ménière, o que causou a sua remoção do status de astronauta do programa espacial por todo o resto da década de 1960, sendo substituído neste voo pioneiro pelo colega Virgil Grisson.
Em Maio de 1969, após seis anos a trabalhar em funções técnicas no solo, Shepard foi novamente integrado no corpo de astronautas, após uma cirurgia correctiva inovadora, sendo inicialmente escalado para o comando da missão Apollo 13. No enanto, como sentiu que tinha necessidade de um pouco mais de tempo de treinos, ele e os seus colegas de tripulação fizeram uma troca de missões com a então tripulação da Apollo 14. A troca veio a proporcionar-lhe pisar a Lua, já que os integrantes da fatídica Apollo 13, devido a problemas na nave, jamais tiveram essa oportunidade.
Aos 47 anos, o mais velho astronauta do programa Apollo fez, portanto, o seu segundo voo ao espaço, desta vez para a Lua, entre 31 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 1971, a terceira bem-sucedida missão lunar dos Estados Unidos. Pilotando o módulo lunar Antares, realizou a mais precisa alunagem de todo o programa, na primeira missão transmitida por televisão a cores para todo o mundo.
Na Lua, entrou para a história a sua frase quando, ao tornar-se o primeiro jogador de golfe fora da Terra, descreveu a tacada com a bola como uma viagem por «milhas, milhas e milhas», pela superfície de baixa gravidade do nosso satélite.
Após a missão, voltou a assumir a posição de chefe do escritório de astronautas da NASA durante mais três anos e, como oficial da marinha, ainda foi promovido a contra-almirante antes de se retirar da vida militar e da NASA, em Agosto de 1974.
Sendo um homem de negócios atilado, Shepard foi o primeiro astronauta a tornar-se milionário. Após a reforma como astronauta, criou a sua própria empresa, a Seven-Fourteen Enterprises, e durante vinte anos serviu em directorias e conselhos de diversas empresas do país.
Faleceu, vítima de leucemia, dois anos depois de lhe ter sido diagnosticada a doença. A sua companheira de mais de 50 anos, Louise Brewer Shepard, morreu cinco semanas depois. Ambos foram cremados e as cinzas dispersas no mar.
Entre as diversas honrarias que recebeu em vida, Shepard é um dos 28 homens e mulheres a terem recebido até hoje a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a maior condecoração concedida pelo governo dos Estados Unidos a astronautas que tenham realizado algum feito extraordinário para a nação ou para a humanidade, no desempenho de alguma missão espacial.
Formado em Ciências pela Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis (1944) e pela Escola de Pilotos de Testes Navais dos Estados Unidos em 1951, Alan Shepard começou a sua carreira naval na Segunda Guerra Mundial, a bordo de um destroier, no Oceano Pacífico. Logo depois da guerra, entrou em treino aéreo de combate no Texas e na Flórida e recebeu as suas asas de aviador em 1947, aos 24 anos de idade. Em 1945, casara com Louise Brewer, com quem teve duas filhas. Integrado num esquadrão de caças, serviu num porta-aviões no Mediterrâneo, nos anos seguintes. Na década de 1950, foi piloto de diversos tipos de aeronaves de combate e de testes em grandes altitudes e fez duas viagens ao sudoeste do Pacífico como líder de um esquadrão baseado em porta-aviões.
No fim da sua carreira como piloto militar, Shepard havia acumulado uma experiência de mais de 8 000 horas de voo, 3 700 delas em caças a jacto de combate.
Em 1959, foi um dos 110 aviadores militares norte-americanos convidados para participar na recém-criada agência espacial NASA, como voluntários para o programa que pretendia enviar o primeiro homem ao espaço, chamado Projecto Mercury. Após uma série de duros e exaustivos testes físicos e psicológicos, apenas sete daqueles pilotos foram escolhidos para integrar o programa, entre eles Shepard.
Em Janeiro de 1961, foi escolhido para o primeiro voo espacial tripulado dos Estados Unidos. Apesar da missão ter sido planeada para se realizar em Outubro de 1960, uma série de atrasos devidos a problemas técnicos adiaram-na para Maio de 1961. Com estes atrasos, em Abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano no espaço.
Em Maio de 1961, Shepard pilotou a nave Freedom 7 e tornou-se assim o segundo homem a viajar pelo espaço. Lançado do Cabo Canaveral, Centro Espacial Kennedy, Shepard voou numa trajectória balística que o levou a uma altitude de 116 milhas no espaço - cerca de 180 km de altura — num voo suborbital, mas ao contrário do voo orbital automático de Gagarin dias antes, teve que assumir o controlo manual da cápsula espacial por diversas vezes. O seu voo, o retorno do espaço e a sua recolha no mar por helicópteros da marinha foram vistos pela televisão por milhões de pessoas em todo mundo.
Após a missão, ele tornou-se um herói nacional e desfilou em carro aberto pelo meio de multidões em Nova Iorque, Washington e Los Angeles. Foi recebido e condecorado na Casa Branca pelo presidente John Kennedy.
Em Junho de 1963, foi designado para comandar o primeiro voo tripulado do Projecto Gemini, o programa espacial da NASA que levaria dois homens ao espaço na mesma missão, com Tom Stafford como seu co-piloto. No começo de 1964, foi-lhe diagnosticada uma doença na parte interna do ouvido, que lhe afectava a audição e o equilíbrio, a Síndrome de Ménière, o que causou a sua remoção do status de astronauta do programa espacial por todo o resto da década de 1960, sendo substituído neste voo pioneiro pelo colega Virgil Grisson.
Em Maio de 1969, após seis anos a trabalhar em funções técnicas no solo, Shepard foi novamente integrado no corpo de astronautas, após uma cirurgia correctiva inovadora, sendo inicialmente escalado para o comando da missão Apollo 13. No enanto, como sentiu que tinha necessidade de um pouco mais de tempo de treinos, ele e os seus colegas de tripulação fizeram uma troca de missões com a então tripulação da Apollo 14. A troca veio a proporcionar-lhe pisar a Lua, já que os integrantes da fatídica Apollo 13, devido a problemas na nave, jamais tiveram essa oportunidade.
Aos 47 anos, o mais velho astronauta do programa Apollo fez, portanto, o seu segundo voo ao espaço, desta vez para a Lua, entre 31 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 1971, a terceira bem-sucedida missão lunar dos Estados Unidos. Pilotando o módulo lunar Antares, realizou a mais precisa alunagem de todo o programa, na primeira missão transmitida por televisão a cores para todo o mundo.
Na Lua, entrou para a história a sua frase quando, ao tornar-se o primeiro jogador de golfe fora da Terra, descreveu a tacada com a bola como uma viagem por «milhas, milhas e milhas», pela superfície de baixa gravidade do nosso satélite.
Após a missão, voltou a assumir a posição de chefe do escritório de astronautas da NASA durante mais três anos e, como oficial da marinha, ainda foi promovido a contra-almirante antes de se retirar da vida militar e da NASA, em Agosto de 1974.
Sendo um homem de negócios atilado, Shepard foi o primeiro astronauta a tornar-se milionário. Após a reforma como astronauta, criou a sua própria empresa, a Seven-Fourteen Enterprises, e durante vinte anos serviu em directorias e conselhos de diversas empresas do país.
Faleceu, vítima de leucemia, dois anos depois de lhe ter sido diagnosticada a doença. A sua companheira de mais de 50 anos, Louise Brewer Shepard, morreu cinco semanas depois. Ambos foram cremados e as cinzas dispersas no mar.
Entre as diversas honrarias que recebeu em vida, Shepard é um dos 28 homens e mulheres a terem recebido até hoje a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a maior condecoração concedida pelo governo dos Estados Unidos a astronautas que tenham realizado algum feito extraordinário para a nação ou para a humanidade, no desempenho de alguma missão espacial.
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