terça-feira, 15 de setembro de 2020

15 DE SETEMBRO - TOMMY LEE JONES

EFEMÉRIDE - Tommy Lee Jones, actor, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu em San Saba, no Texas, em 15 de Setembro de 1946. A mãe foi oficial da polícia, professora e dona de um salão de beleza; o pai trabalhava num campo de petróleo.

Recebeu o Oscar de Melhor Actor Coadjuvante, em 1994, pela performance em “The Fugitive”. Também se destacou em diversos filmes de sucesso, como “Men in Black”, “Men in Black II”, “Men in Black III”, “No Country for Old Men”, “Batman Forever”, “Under Siege”, “The Three Burials of Melquiades Estrada”, “Captain America: The First Avenger” e “Lincoln”.

Em 1969, formou-se em Literatura Inglesa na Universidade Harvard, onde foi colega de quarto de Al Gore, que veio a ser vice-presidente dos Estados Unidos, no governo de Bill Clinton, e de quem permanece amigo até hoje. Na Universidade, foi também um talentoso jogador de futebol americano.

Em seguida, mudou-se para Nova Iorque, onde iniciou a carreira teatral, na Broadway. A estreia no cinema aconteceu com o filme “Love Story”, em 1970. Enquanto viveu em Nova Iorque, actuou em diversas peças de teatro e fez trabalhos na televisão.

Em 1975, mudou-se para Los Angeles e iniciou-se na televisão, fazendo filmes e actuando em algumas séries, como” “Charlie’s Angels”.

A estreia como realizador foi em “The Good Old Boys” (1995), um filme para a televisão. Em 2005, dirigiu “The Three Burials of Melquiades Estrada”, o seu primeiro filme para o grande ecrã.

Casou três vezes: com Kate Lardner (1971/978); com Kimberlea Gayle Cloughley (1981/1996, com quem teve dois filhos); e com Dawn Jones (de 2001 até ao presente).

Possui uma estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard. Ganhou o Prémio de Melhor Actor Masculino no Festival de Cannes em 2005.

Em 2017, foi presidente do júri no 30º Festival internacional do filme de Tóquio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...