terça-feira, 8 de setembro de 2020

8 DE SETEMBRO - IOAMNET QUINTERO


EFEMÉRIDE - Ioamnet Quintero Alvarez, antiga atleta cubana, nasceu em Havana no dia 8 de Setembro de 1972. Era especialista do salto em altura, especialidade em que se sagrou Campeã Mundial em 1993.
Atleta dotada para o salto em altura, Quintero obteve o seu primeiro êxito internacional com apenas 16 anos de idade, quando venceu os Campeonatos Pan-Americanos de Juniores em Santa Fé, em 1989. Repetiria esse título, dois anos depois, na edição disputada em Kingston.
Em 1990, sagrou-se pela primeira vez Campeã Cubana. O seu primeiro título de sénior foi nos Jogos Pan-Americanos de 1991, realizados na capital do seu país.
O reconhecimento internacional chegaria em 1992, quando, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, alcançou a medalha de bronze. Poucas semanas depois, de novo em Havana, venceria a prova de salto em altura na quinta edição da Taça do Mundo, ao serviço da Selecção das Américas.
No dia 21 de Agosto de 1993, conseguiria o seu êxito mais importante, ao tornar-se, em Estugarda, Campeã do Mundo, graças a um salto de 1,99 m. A sua compatriota Silvia Costa conquistaria a medalha de prata com 1,97 m, tendo ficado célebre o bailado de celebração das duas atletas cubanas. Nesse mesmo Verão, conseguiria fazer o melhor salto da sua carreira ao ar livre, com 2,00 m, alcançados no Meeting do Mónaco.
A partir desse ano, a sua carreira começou a declinar, não conseguindo repetir as proezas até então alcançadas. Uma série de lesões levou-a mesmo a estar ausente ou a ter prestações modestas nas principais competições que se realizaram até ao início do presente século.
Para além dos seus êxitos internacionais, Quintero foi oito vezes Campeã Cubana de salto em altura: de 1990 a 1993, de 1995 a 1996 e ainda em 2000 e 2001. Durante as competições, Ioamnet Quintero pesava 62 kg para 1,78 m.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...