terça-feira, 30 de setembro de 2025

30 DE SETEMBRO - KIERAN CULKIN

EFEMÉRIDE - Kieran Kyle Culkin, actor norte-americano conhecido por interpretar personagens desagradáveis, mas simpáticos, no cinema e no teatro, nasceu em (Nova Iorque no dia 30 de Setembro de 1982.

As suas conquistas incluem dois Prémios Globo de Ouro, um Oscar, um British Academy Film Award e um Primetime Emmy Award. É irmão dos também actores Macaulay Culkin e Rory Culkin.

Culkin é filho de Patricia Brentrup e Christopher “Kit” Culkin. Tem quatro irmãos, Shane (1976), Macaulay (1980), Christian (1987) e Rory (1989) e duas irmãs, Dakota (1979/2008) e Quinn (1984). É sobrinho da actriz Bonnie Bedelia.

Culkin iniciou a sua carreira em 1993 ao lado do astro de acção Jean-Claude Van Damme, no filme “Nowhere to Run” e depois continuou a actuar ao lado do irmão Macaulay no filme “Esqueceram de Mim” como Fuller McCallister, primo do personagem Kevin McCallister (Macaulay Culkin).

Continuou actuando principalmente em comédias, incluindo “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova Iorque” e “O Pai da Noiva” onde fez Matty Banks, filho de George Banks (Steve Martin) e ainda actuou na sequência do filme em 1995.

Depois de actuar em “Amanda” em 1996, ofereceram-lhe um papel especial no filme “Sempre Amigos” (1998). Após o seu magnífico desempenho, passou a actuar em filmes como “Regras da Vida” (1999) e “Música do Coração” (1999), que concorreu ao Oscar de Melhor Actriz para Meryl Streep.

O seu papel de maior destaque no cinema é provavelmente o personagem título do bem recebido “Igby Goes Down”, com o qual foi nomeado para o Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor.

O seu último trabalho nos palcos foi no papel de Buff, na peça “subUrbia”, versão actualizada do director Eric Bogosian.

Na televisão, Kieran destacou-se pela sua interpretação do bilionário problemático Roman Roy, na série “Succession” (2018/2023), da HBO, papel que lhe rendeu duas nomeações para os prémios Emmy, uma vitória nos Prémios Critics’ Choice e uma vitória no Globo de Ouro como Melhor Actor em Série Dramática (2024).

A sua performance no filme “A Real Pain lhe” rendeu diversos prémios, incluindo o Oscar de Melhor Actor coadjuvante.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...