sábado, 14 de maio de 2022

14 DE MAIO - IAN ASTBURY

EFEMÉRIDE - Ian Robert Astbury, cantor e compositor inglês, mais conhecido como membro fundador e vocalista da banda de rock The Cult, nasceu em Heswall, Cheshire, no dia 14 de Maio de 1962.

É filho de um oficial da marinha mercante britânica, de origem irlandesa, e de uma professora de origem escocesa. O seu primeiro instrumento foi o saxofone nas aulas da escola. Começou a seguir a banda punk Crass como roadie, onde aprendeu a tocar bateria e outros instrumentos musicais.

O seu primeiro ensaio musical foi cantando covers dos Sex Pistols para tentar ser vocalista da banda Send No Flowers, mas tornou-se vocalista da banda The Cult, que ele próprio formou.

Entre 1983/1995 e 1999 até ao presente, também faz parte da banda de tributo aos The Doors, Riders On The Storm, que conta com a presença dos membros originais dos The Doors, Ray Manzarek e Robbie Krieger.

O vocalista iniciou a sua carreira musical aos 20 anos na década de 1980 com a banda The Southern Death Cult. Mais tarde, a banda desintegrou-se e o cantor recrutou Jamie Stewart e Billy Duffy e formaram o Death Cult. Mais tarde, a banda passa a chamar-se The Cult.

Ian e a sua família mudaram-se para Hamilton, em Ontário, no Canadá, em 1973, quando ele tinha 11 anos de idade. Ele viveu lá cinco anos, antes de se mudar e volta para o Reino Unido.

O seu pai trabalhou na International Harvester e sua mãe era contabilidade. Neste curto período de tempo no país, ele desenvolveu um amor pelo Canadá e afirmou em entrevistas que iria seguir os playoffs da Stanley Cup, especialmente se a equipa canadiana estivesse a jogar.

Em 1979, enquanto ainda vivia em Glasgow, quando assistiu ao filme “Apocalypse Now”, ficou profundamente impressionado com a canção “The End” dos The Doors, e que mais tarde ele descreveu como «uma experiência religiosa».

Em 1980, ele estava em Liverpool, onde era activo na cena punk em torno do Eric’s Club. Mudou-se para Bradford no final de 1980, onde se tornou membro fundador da banda punk Southern Death Cult em 1981, até Março de 1983. Juntamente com o guitarrista Billy Duffy, o baixista Jamie Stewart e o baterista Raymond Taylor Smith, Astbury formou uma nova banda, Death Cult, lançando “The Death Cult” (EP), que posteriormente se chamaria simplesmente The Cult.

The Cult iniciou as suas actividades em 1983. O seu primeiro álbum, “Dreamtime”, foi lançado em 1984 e seguido por “Love”, em 1985. “Love” contou com o single “She Sells Sanctuary”, que os apresentou para o público internacional. No seu terceiro álbum, “Electric”, The Cult fez uma transformação de som hard rock com a ajuda de Rick Rubin. Após o lançamento do álbum “Sonic Temple” em 1989 e do single “Fire Woman”', Astbury mudou-se para Los Angeles.

Em 1994, o The Cult voltou com um álbum sem título e uma mudança de ritmo musical. O seu som hard rock desaparecera, substituído por um interesse crescente de Astbury em música alternativa, moda e letras introspectivas. O álbum auto-intitulado, não foi um sucesso comercial, devido principalmente à falta de apoio da rádio para os álbuns de dois singles (“Coming Down” e “Star”). Para apoiar o álbum, eles partiram em tournée, para o Brasil. No entanto, diferenças criativas de Astbury com o guitarrista Duffy atingiram o seu máximo.

Inspirado pela sua súbita mudança de direcção, Astbury logo depois montou um outro grupo e começou a escrever novas músicas. Ele chamou o grupo The Holy Barbarians e, em 1996, a banda lançou o álbum “Cream”. Embora não tenha sido um sucesso comercial, The Holy Barbarians foi bem recebido por muitos que tinham recuperado o respeito por Astbury como artista. Um aspecto notável da banda foi na pequena Forum Tunbridge Wells, que os viu sendo acompanhado no palco por Vic Reeves para uma versão de clássico “Wildflower” do The Cult.Em 1999, Astbury e Duffy reformaram os The Cult. Um novo contrato com a Atlantic Records foi assinado e, em 2001, veio o lançamento de “Beyond Good and Evil”. O sucesso na rádio no início foi garantido pelo single “Rise”, até que a banda teve uma briga com a Atlantic e terminou todas as promoções comerciais e de reprodução na rádio para o álbum. Astbury descreveu a briga com a gravadora como «destruidora da alma»; então, desiludido, ele trouxe The Cult para outro hiato em 2002.

Astbury, que se assemelhava com o vocalista do The Doors, Jim Morrison, tornou-se vocalista do The Doors do século XXI, em 2002. O grupo apresentava os membros originais dos The Doors, Robby Krieger e Ray Manzarek. Em 2003, Astbury também actuou com os membros sobreviventes dos MC5 no 100 Club, em Londres, antes de finalmente reformar The Cult com Duffy novamente em 2006, para uma série de shows ao vivo e rumores de reedições e outra maior compilação de sucessos.

Durante o início de 2007, The Cult entrou em estúdio para começar a produção de Born Into This”, o primeiro álbum do grupo em seis anos. Também previsto para lançamento foi um DVD da banda, de 13 Novembro de 2006, concerto no Irving Plaza, em Nova Iorque.

A formação actual do The Cult consiste em Astbury e Duffy, junto com o baixista Chris Wyse, o baterista John Tempesta e por vezes o guitarrista Mike Dimkitch. Em Outubro de 2007, The Cult, finalmente, lançaram “Nascido em This”. O primeiro single foi “Dirty Little Rockstar”, que contou com forte airplay da rádio.

Em 2009, o The Cult anunciou uma série de shows nos EUA, Canadá e Europa, apresentados como “'Love’ Live”, onde a banda tocou o seu clássico álbum, “Love”, na sua totalidade.

Em 29 de Maio de 2010, apresentaram “The End”, com Ian Astbury, no Festival Vivid em Sydney.

Em 26 de Maio de 2012, Astbury casou-se com Aimee Nash, vocalista e guitarrista da banda The Black Ryder, em Las Vegas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...