quarta-feira, 4 de maio de 2022

4 DE MAIO - MIGUEL ALBUQUERQUE

EFEMÉRIDE - Miguel Filipe Machado de Albuquerque, político, escritor e advogado português, nasceu no Funchal em 4 de Maio de 1961. É presidente do Governo Regional da Madeira desde 2015.

Advogado de profissão, Miguel Albuquerque foi presidente da Câmara Municipal do Funchal e membro do Conselho Directivo da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

É também floricultor, criador de rosas e, nessa qualidade, membro da Royal National Rose Society, da The World Federation of Rose Societies e da American Rose Society.

Tentou suceder a Alberto João Jardim na presidência do Partido Social Democrata da Madeira, mas foi derrotado, em eleições internas que decorreram a 2 de Novembro de 2012, perdeu face a Jardim.

Em 2014, concorreu novamente à presidência do PSD Madeira, tendo derrotado Manuel António Correia em 29 de Dezembro.

No dia 29 de Março de 2015, venceu as eleições legislativas regionais com maioria absoluta, tornou-se assim o sucessor de Alberto João Jardim como presidente do Governo Regional da Madeira.

Casou três vezes e tem cinco filhos.

Miguel Albuquerque é suspeito num processo-crime por corrupção, participação económica em negócio e prevaricação, para além da eventual violação das regras comunitárias em matéria de adjudicação.

A investigação foi aberta em 2019, no Funchal. Em causa está a eventual relação entre negócios privados imobiliários de Miguel Albuquerque e o ajuste directo da concessão da Zona Franca da Madeira ao Grupo Pestana.

Em 17 de Março de 2021, na sequência de uma denúncia anónima, vários serviços do Governo da Madeira foram alvo de buscas, estando em causa «factos susceptíveis de integrar a prática de crimes de prevaricação, corrupção e participação económica em negócio».

Elementos da PJ e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) realizaram também, em 13 de Maio de 2021, buscas nas instalações do Governo da Madeira, no âmbito do concurso relativo à ligação marítima entre o Funchal e Portimão, confirmou o executivo regional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...