terça-feira, 24 de maio de 2022

24 DE MAIO - RON PARISE

EFEMÉRIDE - Ronald “Ron” Anthony Parise, astronauta e cientista norte-americano, nasceu em Warren no dia 24 de Maio de 1951. Morreu em Silver Spring, em 9 de Maio de 2008. Fez duas missões no ónibus espacial.

Formado em Física, Matemática, Geologia e Astronomia, fez doutoramento na última cátedra, na Universidade da Flórida, em 1979.

Foi seleccionado pela NASA em 1984, como especialista de carga, para os voos do novo sistema de observatórios espaciais ASTRO e, durante os doze anos que dedicou a este trabalho, em terra e no espaço, esteve envolvido no planeamento de missões, desenvolvimento de simuladores e de procedimentos de voo, assim como na análise de dados científicos.

Após o complemento do programa ASTRO, Parise assumiu a direcção de um planeamento de engenharia de comunicações para diversos projectos de missões humanas no espaço, como a estação Mir, a Estação Espacial Internacional e o X-38.

Foi ao espaço pela primeira vez como especialista de carga na missão STS-35 Columbia, em 2 de Dezembro de 1990, uma missão de nove dias destinada a fazer observações com o Astro-1, observatório do Spacelab constituído por quatro telescópios. A sua segunda missão foi em Março de 1995, como especialista de carga da STS-67 Endeavour, que levou ao espaço o Astro-2.

Ron Parise faleceu em Maio de 2008, nas vésperas de completar 57 anos, após três anos de luta contra um cancro no cérebro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...