sábado, 7 de maio de 2022

7 DE MAIO - MATTHEW HELDERS

EFEMÉRIDE - Matthew Helders, músico inglês da banda de rock britânica Arctic Monkeys, nasceu em Sheffield no dia 7 de Maio de 1986.

Helders disse que acabou por tocar bateria por ser «a única coisa que tinha sobrado». Quando começaram a banda, nenhum deles sabia tocar instrumento algum. «Nós só juntámos tudo. Todos eles tinham guitarras e eu comprei um kit de bateria um pouco depois».

No entanto, Helders afirmou que a banda tem fortes influências do rap. «Éramos fãs de rap quando estávamos na escola... Ainda nos influencia de certa forma, como para mim, na bateria. A melodia é vibrante».

Helders também aponta o Queens of the Stone Age como a maior influência no seu desenvolvimento como baterista, dizendo: «A coisa que mais me marcou foi assistir ao Queens of the Stone Age num festival... Assim que eles saíram do palco, pensei: ‘preciso de começar a tocar mais pesado’».

Ele também explicou a insistência da banda em cantar com o seu sotaque nativo de Sheffield: «quando falamos entre as músicas num show, estamos a falar com o nosso sotaque inglês normal e é um pouco estranho cantar uma música como se a gente fosse da Califórnia ou algo parecido...».

Helders também cita Bonham e Buddy Rich como os seus bateristas preferidos e, ao contrário do que se pensava, o “B” tatuado no seu braço é uma homenagem a esses dois artistas (e não uma declaração à namorada Breana McDow).

Sendo o principal backing vocal do grupo, Helders participou nas gravações vocais em muitas músicas do Arctic Monkeys. Ele geralmente canta em resposta ou em harmonia com o vocalista Alex Turner e ainda canta como vocalista principal nas músicas “D is for Dangerous”, “Brick By Brick” e “I.D.S.T”, bem como em partes de “You Probably Couldn’t See for the Lights but You Were Staring Straight at Me”, “Who the Fuck Are Arctic Monkeys?”, e “Teddy Picker”. Além disso, durante os shows nos Estados Unidos da tournée do terceiro álbum da banda, “Humbug”, ele cantou uma interpolação da música “Last Christmas”, do Wham!, durante a reprise de uma performance de “Fluorescent Adolescent”.

Helders remixou “T.H.E.H.I.V.E.S (We Rule The World)”, quarto single do The Hives do disco “The Black and White Album”, e “Skin Divers”, segundo single do Duran Duran do disco “Red Carpet Massacre”.

Tocou bateria com o We Are Scientists em alguns shows no Reino Unido e também remixou o segundo single da banda, “Chick Lit”, como b-side do lançamento em vinil. Participou na gravação do álbum “Skanky Skanky”, do Toddla T, e também remixouAgain & Again” para o Roots Manuva, que foi tocada por Zane Lowe na BBC Radio.

Em 21 de Julho de 2006, Helders fez uma aparição surpresa no clube Leadmill, de Sheffield quando ele assumiu a bateria durante um concerto Milburn, tocando a parte final de “What You Could Have Won”.

Em Agosto de 2008, foi anunciado que Helders compilaria o último lançamento da série de CDs de DJ mix LateNightTales. A colecção, denominada “Late Night Tales: Matt Helders”, foi lançada em 27 de Outubro de 2008 e inclui uma faixa com uma história falada, intitulada “A Choice of Three”, composta e reproduzida por Alex Turner.

Em 12 de Junho de 2010, Helders (usando o nome artístico Rufus Black) apareceu no Friday Night com Jonathan Ross como baterista para a música do Diddy-Dirty MoneyHello, Good Morning”.

Helders é um dos 3 criadores do Tramlines Festival, em Sheffield.

Em 21 de Janeiro de 2016, junto de Iggy Pop, Josh Holmes, Dean Fertita e Troy Van Leeuwen (Queens of the Stone Age) e Matt Sweeney (Chavez), lançou o single “Gardênia”. Este é o primeiro single do álbum “Post pop depression” que estava previsto para Março deste mesmo ano.

Helders lançou a sua própria linha de roupas, consistindo numa jaqueta, um casaco e três camisetas. Começaram a ser vendidas em Maio de 2007, juntamente com um CD com um remix do Arctic Monkeys remixado pelo próprio Helders e pelo designer do Supreme Being, Skuff. Uma libra por venda seria doada para o Hospital Residencial Arthur Rank.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...